Equipes ruins não conhecem o poder dos designers de produtos

Mercedes
GabrielaMercedes
Published in
4 min readJun 29, 2021

Esse é um texto que preciso gravar no meu espaço, para que eu e você jamais possamos esquecer do quão importante é o trabalho de um designer em todas as pontas do desenvolvimento de um produto, e claro, na construção de relações sinceras e transparentes.

Me pego até sorrindo, lembrando das 3 primeiras e grandes experiências que eu tive quando pude trabalhar diretamente, desde a descoberta de um produto até sua etapa de teste e refinamento, com três profissionais que de longe, me fazem parar e ficar admirando seus processos, posicionamentos e entregas. É apaixonante e revigorante trabalhar com designers.

O que percebo muitas vezes, em leituras do nosso universo de inovação e produtos, é que muitas empresas entendem a necessidade dos engenheiros, mas frequentemente desperdiçam tempo e dinheiro porque não entendem a necessidade de um designer.

“Jornadas enormes, processos complexos, regras de negócios infinitas e sempre uma descoberta completamente diferente da outra. É sempre um desafio novo, cheio de visão turva e sem perspectivas de soluções bem desenhadas e materializadas. Como ligar isso que nós ainda nem descobrimos à estratégia da minha empresa? É impossível ter sucesso sozinho.”

Mas esse é um post pra falar pouco da jornada do PM e muito mais de reforçar a dimensão da sua evolução, quando você se permite viver sob a ótica das pessoas orientadas ao design.

Tive a oportunidade de trabalhar com 3 designers completamente diferentes e muito complementares. Quando cada um me explica algo, eu passo por um processo de admiração tão grande, que se eu não me concentrar no problema que estamos tentando resolver, eu realmente fico apenas admirando a forma como eles lidam com problemas, processos e soluções. haha (real)

Quando você parar de centralizar os processos em você e se permitir vivenciar e aprender junto ao profissional do design, você percebe que jamais a sua jornada pode ser solitária e sem uma pessoa com esse perfil.

Eu pude trabalhar com 3 perfis, e veja só, os 3 são super importantes. Te permitem aprender duas pontas importantes e ainda poder desafiar uma terceira ponta. É aprendizado demais para uma Product Manager em solos ainda deslizantes. Os 3 perfis:

1.Designer com perfil flexível, vivência elevada no desenvolvimento de produto e muito focado na experiência do usuário e não tanto no UI. Testes, métricas e feedbacks dos usuários é para onde ele mais olha. Protótipos sujos mesmo e teste no menor tempo para iterar e refinar;

2. Perfil mais metódico, focado e preocupado com a clareza do problema que se está deparando. Preocupado por ser colocado em algo novo e que está com o bonde andando e grita se for preciso: PAREM. VAMOS DO INÍCIO E GARANTIR QUE TODOS ESTEJAM NA MESMA PÁGINA (kkkk). Focado muito na usabilidade do usuário, de tornar esse processo o mais simples e fluido possível. Aprendi tanto a admirar isso.

3. E por último e não menos importante, um designer no início da sua carreira, com sede de aprender coisas novas, puxando novos processos com clientes, destemido e sem medo de se arriscar, mais já provando o quanto na sua mente, todas as coisas se organizam como uma linda orquestra e no final, o sentimento de que tudo está dando certo e me fazendo pensar: Gabi, só fecha os olhos e confia nessa pessoa. E ver ele crescer e evoluir está sendo lindo de acompanhar.

Esse é um post para agradecer aos designers que no meio do nosso caos de ideias, conseguiram da melhor maneira, tornar real a forma como as nossas soluções podem tomar.

Olhar vocês validando, refinando as ideias, tudo isso soa particularmente importante para a minha evolução como profissional. Descobri que é impossível fazer um processo de descoberta e refinamento sozinha e isso é um grave problema para times que não enxergam isso, porque raramente irão gerar bons resultados.

“Precisamos de design não só para deixar nosso produto bonito, mas para descobrir o produto certo.”

Se depois de tudo que você leu, você não achar a mesma coisa. Tenha cuidado, a sua equipe pode ser ruim.

E uma dica a você: precisamos ser transparentes, dar feedbacks reais e sinceros para o time todo. E se você quer começar a testar isso, os designers se tornam seus parças de jornadas e de feedbacks sinceros. Eu adorei trabalhar com eles, pois não tínhamos muitas cerimônias, era papuum. ♥

Aos meus parceiros de jornada, Lucas Pinheiro, Kaio Gaspar e Kalyl Farias, meu muito obrigada. Por cada compartilhamento de conteúdo, por cada dica de ferramenta, por cada troca de feedback, vocês foram e são parceiros incríveis.

--

--

Mercedes
GabrielaMercedes

-Ai Gabi, só quem viveu sabe-. Chegue mais, pegue um café e vamos conversar ?