Organizando uma Global Service Jam remota

Mercedes
GabrielaMercedes
Published in
4 min readApr 4, 2021

Esta história conta a minha experiência na organização de uma Global Service Jam remota em um ano de pandemia.

Março de 2020. O final de semana que começaria com a execução da Global Service Jam presencial, foi adiado. Um susto grande pra gente. Tínhamos tudo pronto. Empresas patrocinadoras, pessoas inscritas com seus ingressos pagos, espaço, camisas e tudo que uma Jam pede. Mas dessa vez o Covid venceu.

Um ano depois, decidimos rodar o evento só que em uma dinâmica totalmente online. E o nosso desafio era: “Como garantir uma experiência incrível de forma remota, que fosse divertido, leve e tirasse aquela carga do remoto que vinha cansando todo mundo?

Se você não conhece a Global Service Jam, ela é um evento voluntário e sem fins lucrativos que promove o aprendizado em design de serviço e experiência do usuário. A ideia é conectar pessoas que não se conhecem durante 48 horas e fazê-las desenvolverem ideias que tornem o mundo melhor, sempre com foco na experiência. Além disso, as ideias desenvolvidas devem sempre estar relacionadas ao tema surpresa que os participantes só descobrem no dia do evento. SIMMM, no dia do evento! #WOW

Eu fiz um post contando a minha experiência como participante da primeira Jam que rolou aqui em São Luís e você pode ler aqui. Você vai entender como os temas das Jams são sempre enigmáticos haha

1º — Centralizamos o evento e as ferramentas em poucas plataformas

A primeira dica é: Centralize tudo em um único lugar. A nossa ideia era de fato criar um ambiente virtual que simulasse as salas, que centralizasse nossa comunicação, todos os nossos materiais e informações necessárias. Uma boa plataforma que validamos foi o Discord. Toda a organização foi feita pela Karol e pelo Hermano.

No discord pudemos organizar pontos importante como as boas-vindas e regras do evento, ferramentas que usaríamos, toda a programação do evento, assim como dicas para usar o discord e o miro. Criamos também canais com as salas dos nossos patrocinadores e até sala denominada de “fila do Mateus” (supermercado aqui de SLZ) para conhecer uns aos outros rolou.

Assim como o evento, centralizamos também nossos os nossos boards e ferramentas em um único lugar. Nós optamos pelo miro, por ser uma ferramenta gratuita e que atenderia o número de participantes do nosso evento.

2º — O time organizador estava junto

No primeiro dia foi super estranho. O espaço não tinha absolutamente ninguém. Apenas nós 4 da organização e uma vontade enorme de pegar nossos papeis de facilitadores e começar a animar aquele evento. Cada um em uma sala, nervosos por não saber se as coisas dariam realmente certo, mas fomos mesmo assim.

A medida que o tempo foi passando, a gente foi garantindo que a nossa energia seria a mesma do início até o final. Sem dúvida um time é o que mais conta. E sem o Hermano Reis, a Karol Borges, o Edgar Lira e o João Lima, o evento não teria essa mesma sensação gostosa de abraço e acolhimento. ♥

3º — Curtimos cada momento. Compartilhar conhecimento é TUDO!

No final das contas, a gente muito mais aprende do que ensina. As vezes temos uma ótica completamente diferente da realidade. Achamos que é tão óbvio falar de experiência, de jornada do usuário, blueprint de serviço, protótipos, validações…mas quer saber a verdade? Tem um tantão de gente que ainda não tem noção da dimensão do impacto que se é compartilhar conhecimento. Muitas vezes me peguei babando todo aquele evento e me sentindo uma pessoa tão realizada por saber que fizemos algo positivo para ajudar outras pessoas.

“A situação do Covid, o cansaço de eventos online que todos estamos passando e a única cobrança que podemos ter é apenas com a nossa saúde mental. Mas olhando por outra lente, de alguma maneira não podemos parar. E saber que tive forças para dividir a semana puxada de trabalho com a organização e execução desse evento foi de longe, uma atitude que me faz ter muito orgulho de onde estou e com as pessoas que estão ao meu redor. “

Esse final retrata muito a nossa gratidão por tudo que aconteceu:

E claro, se você quiser assistir a apresentação das nossas soluções, é só assistir aqui:

--

--

Mercedes
GabrielaMercedes

-Ai Gabi, só quem viveu sabe-. Chegue mais, pegue um café e vamos conversar ?