‘Tweets’ que não são da rede social e a Bolha Social numa sopa “pra Nóis”.

João Henrique Riboli
Gafanhotos e Mafagafos
5 min readNov 30, 2020
Reprodução: Youtube

Tempos atrás, quando ainda tentava trabalhar no mercado da ciência da computação acabei estudando o famigerado algorítimo de Boids, cujo mesmo definia o comportamento de pássaros em manada e calculava suas reações. Na época interpretava tal algoritmo como algo vago, sem aplicação real e sem incentivo do professor em buscar real aplicações e motivos para tal algoritmo ser relevante, Boids se tornou algo irrelevante para mim, algo que professores usavam para ferrar alunos.

Poderia escrever aqui uma fantasia na qual eu sai para observar a natureza e um insight ocorreu, mas seria mentira, eu vi um vídeo no Youtube de pássaros voando e lembrei do famigerado Boids, e como artigos nos quais eu escrevo sobre sociedade e engenharia social tendem a atrair leitores, enquanto meus artigos sobre computação são tão solitárias quanto seus estudantes, resolvi fazer uma sopa pra “nóis”.

E essa sopa meus caros, tá deliciosa.

A Sopa de Boids consiste em três ingredientes:

(Assim como qualquer profissional da área, fui buscar no Google o algoritmo, só um minuto…)

O Algoritmo de Boids procura simular o comportamento de aves em ambiente coletivo, foi criado por Craig Reynolds em 1986 e consiste em 3 comportamentos básicos:

  1. Separação — Manter-se separado dos companheiros de grupo a fim de evitar acúmulos e colisões. Basicamente uma função de X, onde x é o grupo com os vetores de distância e velocidade entre todos membros locais comparada a uma distância segura.
  2. Alinhamento — Tentar voar para a mesma direção dos colegas. Basicamente uma função de T onde o trajeto médio é formado pela rota média de todos os membros de um grupo local.
  3. Coesão — Tentar manter-se junto dos colegas. Basicamente uma função de G, onde G é o centro de massa dos membros de um grupo local.

Simples mas complicado ao mesmo tempo, o algoritmo de Boids basicamente define como os pássaros voam em grupo, e eles fazem esses cálculos em tempo real, isso é uma ação coletiva onde várias atitudes individuais trazem um resultado. O Voo dos pássaros é pura matemática, mas também é ciência social.

Esse site mostra a implementação do algoritmo: https://eater.net/boids

e essa Imagem mostra como os pássaros se comportam:

Photo by Rhys Kentish on Unsplash

Incrível como universos se encontram no simples evento do voo de um rebanho, porém Boids não está presente somente nesse cenário, mas em toda natureza, principalmente em espécies que são influenciadas por comportamento de manada.

Quer comportamento de manada mais interessante do que o de Seres Humanos em redes sociais? Sério, a parada é absurda, um algoritmo simples como o Boids pode ser usado para descrever o comportamento dos Seres Humanos em Bolhas Sociais.

(Se você não sabe o que é Bolha Social, recomendo ler sobre o assunto antes, sugiro esse artigo que escrevi um tempo atrás.)

Questionar o que leva os pássaros a se movimentar é complexo, cada individuo desta manada está recebendo informações sobre seus colegas o tempo todo, para onde eles vão, a distância de cada um, a fim de cumprir o algoritmo, mas como eles como coletivo sabem ondem vão? Numa manada de patos temos um líder, que geralmente é o que voa mais rápido e os outros o seguem, mas numa manada genérica de pássaros, temos algo mais abstrato: o impulso, e ele geralmente ocorre de maneira instintiva. Esse impulso pode ser fugir de um predador, buscar abrigo numa árvore e etc… A única função desse impulso é iniciar o algoritmo, e com o algoritmo funcionando, a função da média faz o resto e define o trajeto da manada.

Mas e as rede sociais? Como que pássaros definem o funcionamento de bolhas sociais? Boids pode ser implementado para descrever esse funcionamento, só precisamos mudar as variáveis:

  1. Individualismo — Manter-se separado dos companheiros de grupo a fim de evitar acúmulos e colisões. Fazer parte de uma bolha social requer com que o indivíduo oculte algumas opiniões, ou mude algum conceito pessoal a fim de manter individualidades distantes dos olhos dos outros “pássaros” evitando acidentes e conflitos, e esse indivíduo deve ser compatível com a bolha.
  2. Alinhamento — Tentar voar para a mesma direção dos colegas. A base de uma Bolha Social, manter seus mesmo seguindo as mesmas opiniões a acreditando nos mesmos princípios.
  3. Coesão — Tentar manter-se junto dos colegas. Encontrar pessoas num grupo local com opiniões e interesses que interseccionem a bolha com outros assuntos em comum.

Se você notar a natureza, uma manada começa com pequenos grupos, se reúne em grandes coletivos, e tende a se dividir novamente em grupos menores. Isso explica-se por um desequilíbrio nas variáveis, um individualismo exacerbado desequilibra a coesão e por consequência o alinhamento da bolha deixa de existir, ela perde seu ideal. Essas 3 variáveis são interdependentes, e o sucesso da bolha mora na intersecção de seus valores.

Portanto, notamos esse fenômeno claramente em bolhas sociais, um grupo surge com um ideal, ele é a coesão e proporciona alinhamento para os indivíduos, então é comum notarmos, por exemplo, o surgimento de um partido político, esse partido possui um alinhamento (direita-liberal por exemplo), esse alinhamento apresenta fatores para que os membros participem de tal partido, eles devem ser compatíveis de forma individual e manter esse alinhamento da parte íntima pessoal (senão o partido se torna uma ideologia), e por fim, encontrar uma coesão entre seus colegas próximos. Um bolha se divide a partir do momento que o alinhamento não represente um grupo, temos aí a divisão do partido em um novo.

O algoritmo de Boids, além de pássaros, existe em nossa vida, ele é a implementação matemática das características sociais que nos fazem indivíduo e sociedade, apresenta a frágil relação entre essas características que suscetível a uma simples briza, separa uma manada.

P.S, juro que tentei encontrar alguma brecha nesse texto para fazer uma piada com o trocadilho “tweetar”, falhei.

--

--

João Henrique Riboli
Gafanhotos e Mafagafos

Tá na hora de explicar o por quê tenho textos sobre tecnologia e outros assuntos como ciências sociais e letras. É porque eu gosto e estudos essas áreas.