A importância do marketing digital para pequenas e médias empresas

Pequenas e médias empresas têm agora um grande aliado na conquista de um melhor posicionamento de mercado: o marketing digital. Uma estratégia que pode ser adequada a qualquer empreendimento, o marketing digital para PMEs é mais do que uma moda: é o caminho para o sucesso.

Quer saber por que o marketing digital é tão importante para esses empreendimentos? Confira neste post!

O mundo está cada dia mais digital

As pessoas estão cada dia mais conectadas, sendo que em algumas regiões o número de smartphones e outros dispositivos móveis já supera o número de habitantes, como é o caso do Brasil. Isso significa que em cada bolso há uma oportunidade de atrair, converter e fidelizar clientes, basta que a sua empresa esteja pronta para atender a esses consumidores online.

A internet não possui fronteiras

Se antes sua estratégia de vendas era limitada pela sua região geográfica, hoje não há o que impeça você de vender para qualquer um dos cinco continentes. Basta ter uma boa estratégia de marketing digital, cercar-se das ferramentas adequadas e partir para a conquista de clientes que estão só esperando pelos seus produtos e serviços.

O marketing digital para pequenas e médias empresas é a melhor opção

Empresas que são referência em marketing digital afirmam categoricamente que ele é muito mais barato do que as estratégias de marketing tradicional. Basta você considerar que uma estratégia de inbound marketing é 62% mais barata do que uma estratégia de marketing tradicional e que, com apenas um blog bem estruturado, empresas conseguem 97% mais links diretos, apontando para os seus sites.

Com o marketing digital você atrai leads mais qualificados

Você não pode controlar o perfil das pessoas que têm acesso a um outdoor da sua empresa ou a um folder. Mas pode segmentar o seu público a níveis bastante específicos na internet, tornando a sua estratégia de marketing digital muito mais efetiva.

Seja com links patrocinados, táticas de SEO, SEM ou, ainda, com posts nas redes sociais, você pode determinar quem recebe sua comunicação e assim atrair leads mais qualificados para o seu funil de vendas, aumentando as chances de conversão.

Marketing digital para PMEs é criar autoridade

O que faz com que uma pessoa compre da sua pequena ou média empresa? Confiança, credibilidade, produtos e serviços de qualidade. E como as pessoas desenvolvem esse sentimento pela sua empresa? Conhecendo-a!

Por meio de estratégias de marketing digital, você cria sua autoridade online, ou seja, mostra o potencial da sua empresa para ajudar as pessoas a resolverem seus problemas. Conta ainda com as recomendações de clientes que já conhecem a sua marca para chancelar sua reputação, o que é facilmente compartilhado na rede, dando a visibilidade que você precisa para criar oportunidades de negócios.

No marketing digital, o foco está no relacionamento com o cliente

O marketing digital não é uma ação pontual de venda, em que você fornece um produto ou serviço em troca de um determinado valor monetário. Ele é uma estratégia de longo prazo, que visa, antes de tudo, um relacionamento saudável com o seu público, para estabelecer uma conexão mais forte e duradoura com ele, a fim de gerar resultados mais sustentáveis, como recompra, fidelização e recomendação.

Reduzir custos também contribui para melhorar a efetividade do seu negócio

Marketing é investimento, mas marketing digital para pequenas e médias empresas pode significar também redução de custos. Como as estratégias de marketing digital impactam uma quantidade enorme de consumidores online com o mesmo orçamento, ele se torna mais barato do que o marketing tradicional, contribuindo para que você reduza o custo de aquisição de clientes, por exemplo.

Uma vez que o seu site está no ar, milhares de pessoas podem visitá-lo sem que você precise manter um funcionário 24 horas cuidando da sua porta de entrada, tampouco precisa de um “caixa” para receber os pagamentos, afinal, tudo é feito online.

As mídias sociais humanizam a sua marca

Cliente não quer falar com máquina, ele quer falar com pessoas. Não quer conhecer o seu logotipo e o que ele faz, quer saber quem está por trás da sua estratégia de marketing digital. Ou seja, quando você começa a fazer parte das mídias sociais, tem a oportunidade de mostrar quem faz da sua empresa o que ela é, estabelecendo diálogos mais verdadeiros com seus clientes e explorando essa interação de maneira mais positiva, descobrindo gostos, preferências, comportamentos e hábitos de consumo dos seus clientes, que ajudam na melhoria dos seus produtos e serviços.

Com o marketing digital você personaliza o contato com o cliente

O marketing digital oferece um nível bem mais profundo de conhecimento sobre o cliente através de dados e informações coletados na internet. Conhecendo melhor quem é o seu cliente e o que ele precisa, você personaliza o contato, desenvolve soluções únicas, fala com as pessoas, oferecendo a solução exata que elas precisam.

Sentindo-se valorizadas, únicas, essas pessoas se tornam clientes com mais facilidade, compram mais da sua empresa, recomendam seus produtos e serviços e mantêm um relacionamento mais duradouro com a sua marca.

Marketing digital para pequenas e médias empresas é mensurável

Como saber quantos clientes em potencial viram seu outdoor hoje? E quantos receberam sua mala direta e a abriram? É até possível estimar, mas saber com certeza não. No marketing digital, essa incerteza acaba e o seu investimento é usado 100% para atrair leads qualificados para o seu time de vendas. Como? Por meio da mensuração de resultados.

Quando você cria uma campanha de links patrocinados, pode acompanhar o desempenho de cada clique com ferramentas como Google Analytics. Quando você envia uma campanha de e-mail marketing, verifica cada interação no painel de controle da sua ferramenta de automação de marketing.

Se você tem uma landing page, pode visualizar o tráfego, o número de conversões e até o número de rejeições à sua página de destino. Se você está nas redes sociais, tem acesso a cada clique, cada curtida, comentário e compartilhamento feito pelos seus seguidores. Ou seja, você está no controle de tudo e pode mudar o rumo da sua campanha de marketing digital a qualquer momento para otimizar o seu investimento e gerar resultados melhores.

Agora que você já sabe a importância do marketing digital para PMEs, que tal colocar essa ideia em prática? Se ainda tiver dúvidas sobre como começar, deixe seu comentário! Nossa equipe pode te ajudar!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.