Lemon Cake: um passatempo fofo

Jun ✩
Game Clube
Published in
3 min readJun 27, 2022

Se um jogo simples e fofinho de gerenciamento é o que você procura para descontrair, Lemon Cake é ideal. Seu objetivo é restaurar uma padaria abandonada enquanto trabalha nela vendendo suas receitas, até ter experiência o suficiente para fazer o bolo de limão. Da desenvolvedora canadense Éloïse Laroche (Cozy Bee Games), foi lançado na Game Jolt em 2020 e na Steam em 2021, onde está disponível em português.

A proposta é comum aos jogos de restaurante: cozinhar os pedidos para seus clientes. Não significa que é fácil, o jogador vai administrar toda a padaria sozinho por grande parte do jogo. Isso inclui escolher os produtos do cardápio do dia, servir os clientes, estocar as vitrines, limpar e até cultivar seus próprios ingredientes.

Vista da padaria de frente-cima, com o(a) personagem e a fantasma em frente as vitrines cheias e os gatos a esquerda
Mantenha sua padaria estocada desde antes de começar o dia! Encha as vitrines com as receitas mais caras e difíceis de seu cardápio. (Imagem: Captura de tela)

Porém, não é uma experiência frustrante, pois ao contrário de vários jogos dessa categoria, não há muita punição por falhar. A medida que a padaria é restaurada, comprando upgrades, o trabalho se torna mais prático. Existem três tipos de upgrade: da loja, da cozinha e cosméticos. O jogador pode optar pelos upgrades que mais ajudarão ele no momento, de acordo com seu estilo de jogo. Por exemplo, é uma boa ideia deixar os cosméticos por último se é urgentemente necessário comprar um irrigador para regar as plantas.

Um gato branco sentado, um gato preto e branco dentro de um brinquedo e um gato tricolor dormindo.
Sem contar que um dos upgrades é oferecer gatos para adoção no café! (Vídeo: Éloïse Laroche no GameJolt)

Pensando em pontos fracos, temos a trilha sonora repetitiva. Ou seja, a mesma música ̶d̶e̶ ̶e̶l̶e̶v̶a̶d̶o̶r̶ durante todo o jogo. Todavia, a própria natureza repetitiva e indie do jogo nos leva a relevar isso. Já a história é, basicamente: você “caiu de paraquedas” em uma padaria e aceitou a proposta de trabalhar nela, feita pela antiga dona (Miss Bonbon) que por ter se tornado uma fantasma não pode mais cuidar dela. Essa é a introdução que você recebe no começo do jogo que dá a entender que será desenvolvida ao longo dele, mas acaba por aí.

Sempre estarei aqui para administrar a padaria com você! — Miss Bonbon

É necessário cerca de 26 horas de jogo para reformar toda a padaria (ou seja, zerar o jogo) e conseguir todas as conquistas. Todas elas acontecem ao decorrer do tempo sem precisar fazer algo específico, sendo um jogo fácil de platinar. No máximo, será preciso queimar alguma receita de propósito caso isso ainda não tenha sido feito sem querer.

O(a) personagem pode ser personalizado(a) a qualquer momento sem custo! (Imagem: Captura de tela)

Lemon Cake pode ser uma ótima opção tanto para quem busca apenas um passatempo sem compromisso tanto para quem quer se dedicar a um jogo até o final, mas procura algo mais leve.

E então, o que você achou de Lemon Cake? Sinta-se livre para deixar qualquer comentário!

Jun Watanabe é vestibulando e entusiasta de visual kei (J-rock). Atua na área de Game Studies como caçador de conquistas e com foco em jogos exóticos.

--

--