Gameficação Loja Virtual

O local onde será aplicada a gameficação é uma loja virtual de roupas, calçados e acessórios femininos.

O primeiro passo para iniciar a gameficação foi identificar o perfil do público do e-consumidor, através da análise de mecânicas, conforme tabela abaixo.

O objetivo da gameficação é interferir na busca por produtos. Partindo do princípio que, em lojas físicas, normalmente o comprador vai acompanhado de alguém, como mãe, pai, irmã(o), namorado(a), etc., a ideia é que o consumidor possa, em tempo real, compartilhar com outra pessoa os produtos que está visualizando e que essa ajude na decisão de compra. Atualmente só é possível fazer isso enviando o link do produto ou um print da tela. Utilizando a semente de experiência mimicry, o amigo será transformado em uma espécie de consultor virtual e o usuário terá a diversão people fun.

O processo de gameficação se dará da seguinte forma: na página do produto haverá um botão com o texto “está em dúvida? Peça ajuda a um amigo”; ao clicar no botão, o usuário pode escolher se deseja compartilhar através do aplicativo Facebook Messenger, ou Whatsapp, e, depois, selecionará o contato desejado. O amigo contatado receberá uma mensagem, escrita pelo próprio cliente, acompanhada de fotos, descrição e preço do produto, e poderá responder na hora com sua opinião.

Hoje já é possível compartilhar produtos em redes sociais, então, acredita-se que, a partir do melhoramento dessa ferramenta, seja possível aplicar a gameficação proposta, transformando o processo de compra em uma experiência mais significativa.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Ci Boessio’s story.