Como se manter inspirado em meio a essa coisa louca chamada vida.

Emily Kischlat
GASonline
Published in
4 min readJun 19, 2019

Sabe aquele quentinho no coração de quando a gente se depara com uma paisagem de tirar o fôlego, ou escuta aquela música foda, ou simplesmente, nota que a pessoa que a gente mais ama tá feliz? É difícil descrever um sentimento tão abstrato e pessoal quanto esse, acho até que não exista uma denominação ou um termo científico para isso. Mas eu gosto de achar que essas são as formas mais puras de se sentir inspirado.

Não, não sou psicóloga, coach, motivadora, ou afins. Sou apenas uma pessoa normal que está cada vez mais descobrindo que viver é um negócio muito incrível. Em uma sociedade em que cada vez mais estão presentes a ansiedade e a depressão (leia-se por alguém que já passou por isso), aprender a viver, e digo mais, viver inspirado, é algo muito raro e especial. Não estou aqui para julgar os seus ou os meus problemas. Afinal, todos estamos em constante aprendizado.

Mas voltando ao lance da inspiração. A palavra tem origem do latim inspiratio, isso quer dizer, soprar para dentro. Vamos tentar sair da análise literal e buscar entender como isso agrega na nossa forma de ver a vida. Inspiração é aquilo que estamos em constante busca, para que tenhamos motivação a realizar tudo o que queremos realizar. Como eu disse, também estou em processo de construção, por isso, queria compartilhar um pouquinho algumas perspectivas que têm ajudado a me manter inspirada diante dessa coisa louca chamada vida. Então pega aqui na minha mão e vamos tentar fazer isso juntos, pode ser?

1. Autoconhecimento

Pode parecer clichê, mas quando a gente para pra pensar sobre isso, percebemos que não nos conhecemos tão bem quanto parece. E por que isso é importante? Porque quanto mais você se conhece, mais você direciona as suas energias à aquilo que gosta. Esse é um exercício constante e requer paciência. Procure se ouvir, se olhar, busque ser sincero consigo mesmo e não se julgue. Esteja constantemente em busca da melhor versão de você mesmo. Inspire-se em todo o seu potencial.

2. Passe mais tempo com quem você ama

Quer motivação maior do que estar com quem se ama? Na correria do dia-a-dia a gente esquece de dar atenção a isso. Pessoas são incríveis, principalmente aquelas que a gente tem um carinho imenso e estão pertinho de nós. Inspire-se em quem você mais admira.

3. Conheça novos lugares

A gente não precisa ir até o outro lado do mundo para se sentir inspirado. Saia mais de casa, aproveite os parques da sua cidade, conheça cafés, bares, baladas, o que for. Respeite seus gostos. Seja livre para explorar novas culturas e absorver o que cada cantinho desse mundo tem a oferecer. Inspire-se em todos os lugares que você for.

4. Observe mais

Tudo a nossa volta está em constante movimento. O seu caminho de sempre, sempre muda em suas particularidades. Preste atenção aos detalhes, eles fazem toda a diferença. Inspire-se nos movimentos mais comuns do dia-a-dia.

5. Gaste mais tempo com aquilo que te faz feliz

Estar inspirado é estar em constante contato com aquilo que te faz feliz. Aqui está o porquê do autoconhecimento. Estamos quase que 100% do nosso tempo ocupados com obrigações que muitas vezes não nos geram prazer. Por isso, é importante reservarmos um pouquinho do nosso dia, ou da nossa semana, para realizar alguma atividade que nos deixe entusiasmado. Inspire-se naquilo que faz sentido para você.

6. Seja gentil

Já dizia o poeta “gentileza gera gentileza”. Cara, nem sei explicar o quanto isso é verdade. Gentileza abre portas inimagináveis. Quer melhor netwoking orgânico do que esse? Inspire-se em como você se relaciona com as pessoas e como elas se relacionam com você.

7. Nada é absoluto

Temos essa mania chata de querer controlar o futuro. É aí que a ansiedade se aproveita. Vamos procurar respeitar o nosso momento. Tudo são fases e tudo nessa vida muda. Busque direcionar a sua energia para o presente, pois a vida sempre nos dá uma mãozinha quando a gente quer. Inspire-se na sua criatividade de viver o agora.

8. Movimente seu corpo

Corra, ande, dance, se alongue, malhe, rebole! Libere endorfina nesse corpitcho. A sua saúde mental deve estar em equilíbrio com a sua saúde física. É assim que você terá energia para se sentir mais motivado. Inspire-se na sua persistência.

Essas são algumas ideias que venho plantando em baby steps na minha forma de ver a vida. Se essa leitura de alguma forma ajudou a te inspirar ou se você tem outras ideias de como se sentir inspirado, manda aqui pra gente nos comentários. Vamos adorar saber!

--

--