#4_Oficina Popular e Feedback

kaio fialho
gayok
Published in
2 min readOct 15, 2017
Dia da Oficina de Cartaz

Na metade de setembro, rolou uma oficina para construirmos cartazes para empoderar essa galera que está em fase de aceitação. Tinham muitos materiais diferentes disponíveis, foi ao ar livre no pátio da reitoria, com um sol gostoso e com convite aberto para todos participarem. A oficina foi super legal e saíram cartazes muito lindos e tudo muito alinhado em encorajar e acolher quem está em negação sobre sua orientação sexual. O planejamento dela era bem livre, chega e faz, não importava o estilo ou se sabia ou não desenhar. Os moldes de funcionamento foram inspirados no Atelier Populaire que rolou na revolução de 68 >se quiser saber mais, é mara<.

Alguns dos resultados de Cartazes

Os resultados foram esses. Muitos deles coincidiram em temática, por exemplo, trabalharam a Identidade, outros o Pertencimento e mais alguns no Encorajamento. Esses três temas foram os mais presentes. Com os cartazes de cada um desses temas foi possível depreender as metáforas visuais e o tom textual. Descrever e perceber essas características foi bem importante para a próxima etapa de lapidação e refinamento dos cartazes.

Cartaz 01 e Cartaz 02

O refinamento foi feito por mim, mas pelo prazo do trabalho foi possível aprofundar o cartaz de um único eixo, mas os demais não foram excluídos do projeto. Os cartazes refinados mantiveram o aspecto manual dos materiais e as características observadas empiricamente na oficina. A frase sobreposta é o novo nome do projeto. Decidimos migrar do “gay ok” para não, novamente, fixarmos apenas ao “G” da comunidade. O cartaz acompanha um subtexto mais pessoal e para servir como um hyperlink para mais informações.

Eu quero o seu feedback!

Não descrevi nem detalhei muito o cartaz e os seus significados porque não quero enviesar a percepção e interpretação de vocês. Agora, para descobrir se chegamos na solução mais correta e efetiva possível, gostaria de convidar vocês para responder esse formulário de feedback, bem rapidinho com duas perguntinhas só! O projeto é nosso e queremos ouvir vocês mais uma vez! >Pode meter a boca no trombone por aqui<

Muito obrigado por tudo, para quem colaborou, compartilhou e participou. O meu trabalho de conclusão de curso termina mas o projeto continua! amo vocês beijas.

--

--

kaio fialho
gayok
Editor for

designer gráfico e colaborador no projeto gayok