Notícias da Terra da literatura A1

"San Zinum"
GAZETA ESCRITORES
Published in
3 min readJul 3, 2019

Estamos de volta com notícias de alguns dos grandes nomes da literatura.

Photo by Anastasia Dulgier

João Guimarães Rosa

Importante romance modernista brasileiro chega a Portugal no outono

“Grande sertão: veredas”, de João Guimarães Rosa, considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX, vai ser publicado em Portugal pela Companhia das Letras. Livro sai no outono.

A Companhia das Letras vai publicar, no outono, o romance experimental modernista Grande sertão: veredas, do brasileiro João Guimarães Rosa. A obra, da autoria de um dos grandes nomes da literatura brasileira do século XX, é considerada uma obra essencial do modernismo no Brasil.

Publicado originalmente em 1956, o romance Grande sertão: veredas“revolucionou o cânone brasileiro e continua a despertar o interesse das novas gerações de leitores”, referiu a editora em comunicado. “Ao atribuir ao sertão mineiro a sua dimensão universal, a obra é um mergulho profundo na alma humana, capaz de retratar o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria.”

— -

Marçal Aquino

Lombardi retorna com vários projetos

“….A violência do sistema prisional brasileiro volta e meia explode no noticiário. “É uma realidade muito tensa. Muito explosiva e violenta. E ele está sempre à mercê de suas emoções, numa função que exige muito autocontrole e determinação.” Rodrigo anuncia — “Fizemos um filme, um spin-off. A mesma equipe. (José Eduardo) Belmonte na direção, Marçal Aquino, Fernando Bonassi e Dennison Ramalho como roteiristas. Deve estrear até o fim do ano, embora esse mercado seja complicado. Acho que vai ser bom. Passa-se numa única noite de motim e violência. E o Adriano, como sempre, é colocado à prova.” Por mais que Rodrigo Lombardi diga que o teatro é sua casa, é um ator que se deu muito bem no audiovisual.”

— —

Jorge Luis Borges

Gisele Fróes retoma O Imortal em Belo Horizonte

Após se recuperar de um problema de saúde causado por um acidente doméstico, a atriz carioca Gisele Fróes retoma, em Belo Horizonte, a temporada do espetáculo O Imortal. A peça está em cartaz no teatro 2 do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), na Praça da Liberdade.

A peça é baseada no conto homônimo, de 1949, do escritor argentino Jorge Luis Borges (1899–1986). No palco, a artista vive uma mulher que recebe, de um antiquário, seis volumes do histórico poema Íliada, escrito na Grécia Antiga por Homero. Dentro do último volume, ela encontra um manuscrito autobiográfico de Marco Flamínio Rufo, um militar do Império Romano que partiu em uma jornada em busca da imortalidade.

Bate palmas se gostou!

Obrigado

Sandro Muniz

--

--

"San Zinum"
GAZETA ESCRITORES

https://tinyurl.com/yb44oc27 Pequenos contos. Autor do livro "Solo Raso", em breve lançarei um satélite com textos de autores independentes.