A importância de testar (softwares) atualmente

Maiara Cruz Ferreira
gb.tech
Published in
4 min readAug 26, 2022
um homem em frente a uma loja
Photo by Dyana Wing So on Unsplash

No cenário atual, é nítido como nós consumidores estamos cada vez mais exigentes ao adquirir produtos ou serviços na era da tecnologia.

Sempre que surge a necessidade de comprar algo, a primeira coisa que fazemos é uma boa pesquisa no Google. Depois, perguntamos para amigos e familiares sobre recomendações, e quando sobra aquele tempinho, assistimos vários vídeos de resenhas e opiniões no Youtube, em um processo que eu chamaria de "testando as possibilidades de resolver meu problema".

Afinal, queremos achar A solução, e não uma solução. Pois não queremos correr o risco de gastar mais tempo e dinheiro posteriormente.

E quando digo que estamos mais exigentes, me baseio em um relatório divulgado pela Salesforce lá nos anos de 2018, com o objetivo de entender melhor o perfil dos consumidores hiperconectados, e como as marcas poderiam conquistar a confiança e fidelidade dos clientes.

Olhando aqui no Brasil, uma pesquisa de 2019 feita pela KPMG destacava que 84% dos entrevistados, afirmavam que a qualidade do produto era o item mais importante para manter sua fidelidade a uma marca.

Agora indo mais a fundo, a qualidade de um produto se refere ao que exatamente? Já parou para pensar? (Eu confesso que só parei agora rs)

O dicionário Cambridge diria que é o grau negativo ou positivo de excelência.

Eu sendo formada em Engenheira de Produção, diria que qualidade é algo bem subjetivo, pois cada indivíduo e empresa possui suas percepções e padrões que consideram "o mínimo necessário" para aceitar ou rejeitar um produto.

Em outras palavras, qualidade seria a conformidade aos requisitos estabelecidos pela empresa, e que atendem as necessidades e expectativas dos clientes.

Até aqui tudo bem. Mas e como chegar em um nível alto ou pelo menos "aceitável" de qualidade, para suprir a necessidade de clientes exigentes?

Testando. Exatamente!

Realizar testes no produto irá garantir não só um modelo aceitável para ser usado, mas também, vantagem competitiva para a empresa como um todo, algo essencial nos dias atuais.

Quer ver um exemplo incrível da importância de testar? Vejamos em seguida.

Porque testamos e porque continuar testando?

Em 1953, uma equipe de engenheiros da Rocket Chemical Company nos EUA, trabalhava em busca de uma fórmula perfeita para criar um anticorrosivo destinado a indústria aeroespacial.

Depois de muitas tentativas (muitas mesmo), chegaram ao produto que conhecemos hoje: WD-40.

wd-40

Photo by Havan

O WD significa Water Displacement e o número 40 refere-se a quantidade de tentativas que os engenheiros fizeram até chegar na fórmula perfeita.

Isso mesmo: 40 VEZES!!!

Imagina testar algo 40 vezes? Parece bastante não é mesmo?

Mas continuando a história, alguns funcionários começaram a levar algumas latinhas do produto para casa, a fim de utilizar para proteger ferramentas, dar um melhor contato na ignição do carro, entre outros.

Em 1961, o furacão "Carla" atingiu a costa do Golfo, e muito WD-40 foi utilizado para recondicionar veículos e máquinas danificadas pela água.

Já em 1993, a companhia atingiu a marca de um milhão de latas vendidas por semana.

E o mais curioso disso tudo é que até hoje, a fórmula do produto permanece em segredo, pois ninguém mais conseguiu replicar o produto.

Lembra quando eu disse que testar eleva sua vantagem competitiva?

Acabamos de ver um exemplo claro disso, e como aquelas 40 tentativas valeram a pena no final.

A importância de testar (softwares) atualmente

uma pessoa em frente a 3 telas de computador
Photo by Max Duzij on Unsplash

Quando falamos sobre tecnologia, a importância de testar se torna ainda mais evidente, principalmente porque nessa área, as coisas mudam muito rápido. E o cliente também.

Se o seu site está lento, o cliente vai para outro site em questão de segundos.

Se o seu aplicativo não está aceitando aquele meio de pagamento, o cliente procura outro lugar para comprar.

Simples assim.

E todos esses pontos poderiam ser facilmente detectados e corrigidos por meio de testes.

Testes unitários, testes de aceitação, teste de carga… Existem vários tipos de testes de softwares que podemos realizar.

E o simples fato de testar nos leva a alguns benefícios como:

  • Diminuir e corrigir bugs antes que o cliente perceba, o que aumenta a confiabilidade do seu produto
  • Reduzir custos e tempo para lançar um produto ou uma nova versão do software
  • Estar um passo à frente dos seus concorrentes que não realizam testes
  • Garantir a usabilidade do usuário
  • Aumentar a capacidade de errar e corrigir rápido as funcionalidades do seus programas
  • Manter um ciclo constante de melhoria contínua (PDCA)

Aqui no Grupo Boticário, estamos construindo uma cultura cada vez mais focada em testes, a fim de continuar construindo o futuro da beleza.

Cada vez mais squads estão trabalhando com programação orientada a testes (TDD), com pessoas dedicadas a construir e gerenciar os casos de testes (QAs), e também, a disseminar essa cultura através de guildas no Slack, cafezinhos e eventos internos.

Por esse motivo, sempre que estiver em dúvida sobre testar ou não o seu software e se vale a pena, não pense duas vezes: Teste e veja a diferença que terá a qualidade do seu produto final!

--

--