Melhorando sua experiência em Home Office

Robert Fernando Schweppe
tecnologia no Grupo Boticário
4 min readMar 10, 2021
Um escritório bem organizado com computadores, caderno de anotações, mouse e vasos de plantas
Um escritório bem organizado com computadores, caderno de anotações, mouse e vasos de plantas | Foto de Grovemade na Unsplash

Muita gente caiu de paraquedas nessa nova forma de trabalhar. Por isso, vou deixar algumas dicas de como aproveitar melhor essa experiência mas, antes, deixa eu me identificar!
Meu nome é Robert, mas pode me chamar de Zas. Atuo no Grupo Boticário, que adotou o “remote first” como novo padrão e conta com 80% dos colaboradores administrativos trabalhando em regime de Home Office. Porém, eu mesmo trabalho nesse formato há cerca de 10 anos, e nessa caminhada consegui identificar algumas coisas que ajudam a melhorar muito a experiência nesse modelo de trabalho. Vou listá-las abaixo:

1. Mesa limpa

Você nunca vai sentir prazer maior do que trabalhar em um ambiente minimalista. Sua bagunça pode continuar, desde que não esteja visível. Arrume-a em gavetas ou embaixo do teclado, mas não deixe visível. Tire um dia só pra arrumar os fios dos equipamentos, e seja criativo nisso! Quanto mais clean sua mesa estiver, menos distrações você terá e maior será a sua produtividade.

2. Ergonomia

Meio óbvio falar nisso, mas em escritórios, em geral, não é possível a personalização da ergonomia. Invista um pouco nisso, lembre-se que o ambiente de trabalho é seu e qualquer investimento aqui também é em você, e ergonomia é sua saúde em jogo. Coloque o monitor na altura da sua visão, compre uma cadeira razoável e um mousepad que comporte o teclado e o mouse de uma só vez (como este do exemplo). Isto acomodará melhor os gadgets e vai evitar que você fique suando em contato com a mesa, caso o clima esteja quente, além de garantir maciez durante o descanso de braço enquanto estiver em reuniões.

3. Equipamento e comunicação

Normalmente o equipamento é responsabilidade da empresa, certo!? Então verifique quais equipamentos a sua empresa oferece e não fique acanhado de solicitá-los. Monitor, teclado, mouse e, principalmente, um headset (fone com microfone). Eu diria que 80% da experiência em reuniões e interações em Home Office vem de uma boa comunicação e, pra isso, procure não usar o áudio e microfones abertos dos notebooks, pois a captação aberta irá captar ruídos do ambiente e possivelmente conversas indesejadas, ruídos do próprio equipamento (ventoinha/cooler) e talvez até microfonia, dependendo do volume do seu áudio. Da mesma forma, o áudio de uma reunião pode vazar para quem estiver circulando no seu ambiente e até para vizinhos, e você não vai querer ser o responsável por vazar, sem querer, uma informação milionária da sua empresa, certo!?

Prefira um Headset Full Ear. Por quê? O motivo é bem simples: com esse modelo de headset, você isola bastante o áudio do ambiente, aumentando seu foco, e ele não machuca por não fazer pressão na sua orelha. Então, pode usar por horas, sem preocupação! E o mais importante é que, diferente dos fones internos, ele fica a uma distância maior dos seus tímpanos, diminuindo muito a possibilidade de perda auditiva. O microfone, normalmente, é próximo da boca e isola os ruídos externos, garantindo sua comunicação e evitando qualquer problema relacionado a ela.
Deixo aqui uma dica de headset de boa qualidade com tudo que você precisa.

4. Rotina e planejamento

É uma tecla que qualquer pessoa que fale sobre Home Office vai bater, mas de fato tenha uma rotina. Não precisa ser extremista, que toma banho cedo e se veste pra ir pro trabalho pois, sinceramente, com o tempo isso não faz nenhuma diferença no seu desempenho. O melhor mesmo é estar com sua roupa mais confortável, seja ela um agasalho ou apenas roupas “de ficar em casa”, e aí entra o planejamento: se você tem uma reunião em que vai precisar aparecer na câmera, aí sim, ponha uma camiseta razoável (mas não precisa passar com o ferro não, a sociedade já aceita a roupa amassada).

Busque planejar suas reuniões, na medida do possível, em horários onde um compromisso (pessoal ou profissional) acabe pelo menos 40 minutos antes ou comece pelo menos 1h30 depois, pois você não vai querer ser o estraga-prazeres de sair no meio de uma boa reunião ou chegar na metade dela. Seja firme em relação a remarcações por compromissos pessoais, ninguém vai te criticar por isso. Se alguém fizer isso, procure orientar sobre a rotina de home office e, inclusive, envie este texto a ela! O problema não é seu, mas sei que o emprego é seu, e desse sim você gosta, certo!? Se é assim, não fique perturbado em ficar uns minutos ou até horas a mais em horários alternativos quando isso for necessário (sem exageros).

É importante que você exija flexibilidade quando ela lhe é ofertada mas, pra isso, seja flexível também! Lembre-se que se você se considera apenas mais um na empresa, está seguindo o caminho errado.

Conclusão

Ao longo desses anos todos que trabalho em regime Home Office, a certeza que eu tenho é que a evolução profissional e pessoal é muito maior! Você começa a estar presente na vida das pessoas que te amam e amar mais as pessoas pelo qual você se submeteria, inclusive, a não estar presente se fosse necessário.

--

--

tecnologia no Grupo Boticário
tecnologia no Grupo Boticário

Published in tecnologia no Grupo Boticário

Aqui, o time de tech do Grupo Boticário compartilha conhecimento sobre como estamos reinventando o futuro da beleza através da tecnologia.