O que falta para você se candidatar para aquela vaga?

Sara Regina Ferreira
gb.tech
Published in
3 min readAug 23, 2021
Mulher loira de costas fazendo anotações em post-its presos à janela
Mulher loira de costas fazendo anotações em post-its presos à janela | Foto de Magnet.me na Unsplash

Recentemente, tive a oportunidade de apresentar sobre meu trabalho no PrograMaria Encontros. E, ao final, me fizeram uma pergunta: “Sara, como foi sua caminhada até chegar aqui no GB?”

Sabe aqueles momentos que um filme passa pela sua cabeça? Foi um desses. Lembrei de tarefas de casa na quinta série até minha última tarefa entregue no board do squad.

E o que escolhi para guiar minha resposta foi: “dar as caras”. Deixa esse medo de lado, vai lá e se mostra, mesmo que seja pra não fazer certo de primeira.

Alguma hora vai dar certo, principalmente quando falamos de tecnologia

E resolvi trazer essa reflexão para cá. A motivação? O Informe de Percepção de Gênero de 2018, feito pelo LinkedIn. Nele, além de várias outras informações, é possível ver que mulheres tentam 20% menos vagas que os homens por sentirem que devem cumprir 100% dos requisitos solicitados pelos empregadores.

O que me lembrou de quando um conhecido meu — já com seus mais de 30 anos de carreira — me disse: “sendo uma engenheira, você nunca pode falar que não sabe alguma coisa. Você precisa saber TUDO”.

Querido… nem a Alexa sabe de tudo!!

E independente de quem você é, esse pensamento pode ter passado pela sua cabeça: "eu não sou tão bom assim quanto essa vaga pede". Será que vão mesmo me aceitar? E se eu conseguir a vaga e descobrirem que não sei tanto assim? Será que vão descobrir que eu peço ajuda para o Google enquanto programo?

Bom… como boa mineira, vou contar um caso!

Na minha primeira entrevista do estágio, me perguntaram:

_ O que você já fez de programação?

_ Só os trabalhos na faculdade. E até que sou boa neles.

_ Mais alguma coisa extra classe?

_ hummm… não.. só mesmo os trabalhos — e já emendei — Mas se você me ajudar com o caminho das pedras, vou fazer dar certo!

Para minha surpresa — e da minha impostora interior — consegui a vaga! E meu primeiro projeto foi em Visual Basic, que eu nunca tinha visto a cara antes daquele momento.

Aproveitei cada segundo dessa experiência para conhecer e absorver conhecimento de pessoas incríveis. Horas a fio de “isso aqui não funciona!!” até chegar naquele momento de entregar cada funcionalidade pro cliente e comemorar com sentimento de tarefa cumprida.

O segredo: um tanto bom de coragem. Coragem de bater na porta daquele gestor do gestor do gestor para tirar uma dúvida. Coragem de falar “não sei isso não. Vou precisar de um tempo para estudar”. Coragem de perguntar os colegas depois de muito pesquisar. E, antes de tudo, coragem de me candidatar — seja para uma vaga nova ou para um desafio novo na empresa. Só Vai.

Sabe quando você lê a descrição da vaga e acha a sua cara? E então você chega na parte dos pré-requisitos e pensa: já era…. Sei pouco mais que metade disso e olhe lá…

Spoiler: ninguém espera que você saiba tudo de tudo. Mas sabe o que tá na moda? Ter vontade de aprender!

Claro que não estou falando para você mentir e dizer que sabe tudo mesmo sem nunca ter ouvido falar, hein? Mas também não precisa esperar ser a referência mundial no assunto para dizer que sabe aquele tópico que está na lista. Nós podemos estar colocando uma régua inalcançável para nossas habilidades.

Sabe quem vai saber se você se encaixa naquela vaga? Isso mesmo, quem está te entrevistando!

E tá tudo bem se aquela entrevista não foi a melhor do mundo. Anote tudo o que você não soube responder, o que não foi tão legal e estude! E tá tudo bem. Já se candidata pra próxima!

E quando conseguir aquele tão sonhado "SIM", se coloque numa posição de aprendizado desde o dia 0. Ao longo do caminho, encontre e se alie àqueles que podem te ensinar algo.

E, claro, passe isso para frente também. Dizem que ensinar é a melhor forma de consolidar um aprendizado!

Vai lá! Se candidata!

--

--