React + Google Optimize: Testes A/B entre componentes na sua aplicação

Willian Schenkel
tecnologia no Grupo Boticário
4 min readFeb 25, 2022

Hoje vamos falar sobre como fazer experimentos em uma aplicação React utilizando o Google Optimize. Mas antes, vamos fazer uma breve introdução sobre esta incrível ferramenta do Google!
O Optimize é uma ferramenta gratuita de otimização de sites lançado em 2012, que nos ajuda aumentar a taxa de conversão e satisfação do consumidor testando diferentes combinações de conteúdo do seu site.
Para utilizá-lo é preciso apenas possuir uma conta Google.

Criando o experimento

Agora que já sabemos o que é o Optimize, vamos criar nosso primeiro experimento direto no dashboard do serviço. Após acessar o dashboard, caso você ainda não possua uma conta para sua Organização, é preciso criar uma clicando no botão "Criar uma conta". Caso você já possua uma conta criada, basta clicar em "Criar Experiência".

Criando o experimento

Ao clicar no botão abrirá uma sessão contendo algumas informações sobre o Experimento, sendo elas:

Nome: Identificador da experiência.

Url da Página: Url na qual irá rodar o experimento e também a url na qual poderá ser feita alterações via a ferramenta de interface.
Exemplo: https://www.boticario.com.br/perfumaria

Tipo da Experiência: As experiências possuem 5 categorias:

  • Teste A/B: Testa duas ou mais variantes, geralmente utilizamos quando queremos testar variações de um mesmo componente em uma mesma página.
  • Teste Multivariáveis: Testa duas ou mais combinações de componentes na mesma página, ao invés de mostrar qual componente é mais efetivo.
  • Teste de Redirecionamento: Ideal para quando queremos testar duas versões diferentes de uma mesma página em uma mesma URL.
  • Teste de Personalização: Quando queremos mostrar uma página apenas para um público específico.
  • Modelo de Banner: Possibilidade de adicionar um banner informativo no topo do seu site, com a vantagem da rápida alteração do conteúdo via a ferramenta de interface.

No nosso experimento vamos selecionar o Teste A/B.

Sessão de Criar experiência

Após a criação do Experimento, é preciso lincar ele com o Google Analytics na seção de Medição e objetivos. Após o vínculo você receberá um ID, na qual vai ser usado dentro da nossa aplicação para sabermos qual a variante devemos exibir. Devemos também adicionar 'Rejeições' como objetivo principal, pois queremos mensurar qual componente converte mais.

Sessão da Medição e objetivos

Após configurado a Medição e Objetivos, vamos para as nossas variantes.

Na sessão das variantes, podemos ver que já temos a Original, então vamos clicar em "Adicionar nova variante" que será o nosso segundo componente. Após criado, podemos ver que temos a opção de alterar o Peso de cada um, na qual seria a porcentagem de exibição entre os componentes. Neste caso, como queremos saber quais deles converte mais, vamos deixar ambos em 50%.

Sessa2o da Segmentação e variantes

Após feita as configurações no dashboard, vamos iniciar o experimento e irmos para a nossa aplicação.

Acessando as variantes na nossa aplicação

Após termos o Optimize instalado no Google Tag Manager, (caso tenha dúvidas sobre como instalar o Optimize, a Google disponibiliza um tutorial bem completo sobre a instalação via Tag Manager) o Optimize nos disponibiliza uma propriedade chamada google_optimize dentro da window, na qual pode ser acessada através do window.google_optimize.get('id-do-experimento'). Para acessarmos qual variante devemos exibir, vamos colocar este comando dentro de um useEffect na inicialização da página e armazenar o retorno dentro de uma variável.

Quando executarmos o google_optimize?.get(experimentId) ele irá nos retornar '0' ou '1' (pois temos apenas uma variante cadastrada), na qual '0' é a variante original e o '1' a variante nova. Com este valor armazenado na variável optimizeExperiment poderemos utilizar ela para fazer a checagem dos componentes na nossa view, e renderizarmos o componente que queremos.

Conclusão

O Optimize é uma ferramenta bastante completa e que pode nos auxiliar a descobrir mais sobre o nosso usuário, e qual estratégia de conteúdo converte mais utilizando dados.

Nos próximos posts, iremos abordar sobre os outros tipos de testes e também como fazer as alterações via interface gráfica! Então fique ligado e não perca! :)

Possui alguma dúvida? 🙋

Sinta-se a vontade para entrar em contato ou deixar um comentário que iremos responder! ✌️

--

--