Você sabe o que é TI Industrial?

Jessica Tavares
gb.tech
Published in
5 min readMar 21, 2022

A TI Industrial compreende a atividade de Tecnologia da Informação voltada para a indústria, de forma a desenvolver, implantar e integrar soluções que atendam às operações industriais, desde o chão de fábrica até os sistemas de informação gerenciais e de tomada de decisão.

Esta área possui temas que cruzam com a Tecnologia da Automação (TA), que tem maior foco em hardwares e softwares de medição, controle, operação e conectividade via rede dos equipamentos das plantas industriais.

Dificilmente o profissional de TI Industrial sairá com esta formação e direcionamento da Universidade, sendo normalmente forjado já no mercado de trabalho. Se este profissional tiver uma formação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Análise de Sistemas, provavelmente ele caiu de paraquedas neste mundo da indústria sem muito conhecimento prévio… mas com certeza irá se apaixonar.

Mas por que entrar na área?

Porque você vai entrar em contato com tecnologias que estão na vanguarda da inovação tecnológica industrial, participando desde o início da cadeia produtiva, expansão fabril e logística, entregando valor para o consumidor na raiz do produto.

Trabalhar com TI Industrial é poder aplicar conceitos gerais de tecnologia, como IOT, data analytics, blockchain e inspeções autônomas num campo diferente do comum, trabalhando em conjunto com áreas de Engenharia, Qualidade, Operação e Manutenção na melhoria contínua de processos, que resulta em redução de custos e entregas com maior assertividade para o consumidor.

Me formei em TI, como trabalhar para a indústria?

Photo by Lagos Techie on Unsplash

Desenvolvedor de Software

Este profissional tem bastante espaço na TI Industrial, desde o desenvolvimento de sistemas customizados até sistemas de prateleira em empresas voltadas para a indústria.

Além disso, numa fábrica é comum encontrarmos sistemas de diferentes fornecedores que não se conversam nativamente, demandando construção de integrações que possibilitem a troca de informações, utilizando protocolos conhecidos da indústria, como MQTT e OPC.

Outra possibilidade de atuação destes profissionais é o desenvolvimento de baixo nível, buscando criação de drivers de comunicação ou embarcar código em dispositivos inteligentes.

Administrador de Banco de Dados

Basicamente, uma indústria não funciona sem dados, sejam eles nos sistemas supervisórios, em bancos de dados relacionais, bancos históricos como o PIMS, ou em datalakes corporativos.

Pensando nisso, podemos dizer que conhecimentos em banco de dados são essenciais para a TI Industrial, pois será esse profissional que irá projetar, gerenciar, definir requisitos de segurança e garantir a integridade destes dados, trabalhando ativamente com os engenheiros e cientistas de dados, que falaremos a seguir.

Photo by Markus Spiske on Unsplash

Engenheiros e Cientistas de Dados

Estes são os profissionais mais em ascensão dentro da TI Industrial, seguindo a onda da TI como um todo.

Cada vez mais a indústria vem operando baseada numa cultura data-driven, buscando assertividade e agilidade na tomada de decisão, o que resulta em maior produtividade e redução de custos, tornando a empresa cada vez mais competitiva.

Além destes pontos, basear a operação industrial em dados tem impacto direto em segurança de processos e pessoas, removendo colaboradores de zonas inseguras para coleta de dados, cruzando diferentes bases e resultando em insights que predizem situações de perigo e vazamento de produtos, por exemplo.

Analista de Sistemas / Analista de Requisitos

O profissional “transversal” no meio industrial. É a principal ponte entre a área técnica e a área de negócio, ou seja, é capaz de traduzir dores, necessidades e solicitações dos engenheiros, operadores e analistas de qualidade, por exemplo, para o time focado no desenvolvimento de soluções e implantação de sistemas.

Esta posição comumente possui dois vieses: Líder Técnico e Gerente de Projetos. Ambas as posições demandam skills de liderança, desenvolvimento de pessoas, condução de projetos e boas habilidades de comunicação. Em ambos os casos será necessário estar em contato com todos os envolvidos e afetados pelos projetos, apesar de terem focos diferentes.

É bem comum neste papel as pessoas se dedicarem a certificações de Scrum Master e/ou Product Owner, que tendem a suportar o desenvolvimento das atividades dentro da cultura ágil, cada vez mais aplicada na indústria.

Designer / UX

O tema de experiência do usuário nunca teve muito destaque no meio industrial, devido aos recursos limitados dos primeiros sistemas digitalizados nas fábricas. O foco dos sistemas sempre foi ser funcional e direto, ainda que com uma interface não muito amigável e poluída.

Atualmente, com o avanço tecnológico dos sistemas utilizados na indústria, este profissional vem ganhando cada vez mais notoriedade, trabalhando em conjunto com desenvolvedores e analistas na busca de soluções que não sobrecarreguem operadores e engenheiros que passam grande parte do dia observando as telas de acompanhamento de processos.

Existem normas industriais, como a ISA-101, que versa sobre boas práticas para as interfaces homem-máquina, visando melhorias de contraste e disposição de elementos de forma harmônica nas telas.

O trabalho do designer/UX nos possibilita construir sistemas seguindo a identidade visual da empresa e atentando para acessibilidade, sem perder requisitos fortes demandados pela indústria, como objetividade das informações e rápida recuperação dos dados.

Photo by FLY:D on Unsplash

Segurança da Informação

A segurança da informação é crucial para operação da indústria, e a ausência dela tem potencial de grande perda de receita para a empresa, uma vez que os dados de produção representam inteligência de negócio e não podem ser vazados para o mercado.

O profissional de SI deve estar sempre estar envolvido em todas as fases de um projeto de TI Industrial, e tem bastante espaço para se especializar em arquiteturas e serviços específicos da cadeia industrial.

As oportunidades para o profissional de segurança da informação na indústria vão desde arquitetura de sistemas a redes industrias, passando por atividades de validação/auditoria de sistemas e cibersegurança.

Suporte Técnico

Uma das atividades mais críticas no ambiente industrial é a sustentação dos sistemas, uma vez que a parada de algum deles muitas vezes acarreta interrupção da produção na fábrica ou falta de visibilidade dos processos, dificultando a tomada de decisão e potencializando erros e perdas.

Desta forma, o perfil do profissional de suporte demanda agilidade na resolução de problemas, visão holística e entendimento da criticidade dos processos, buscando aplicar rapidamente soluções de contorno para retorno do funcionamento do sistema e tendo resiliência para encontrar o motivo da falha e evitar que ocorra novamente.

Photo by Carl Heyerdahl on Unsplash

--

--

Jessica Tavares
gb.tech
Writer for

Passionate for industrial IT, people, processes and technology