A participação de Mulheres no GDG Aracaju

Durante o mês de Julho, o GDG Aracaju deu destaque às mulheres e por isso os eventos foram focados na iniciativa Women Techmakers. Foram realizados dois eventos: um hangout e um workshop de temas bem diferentes, ambos ministrados por mulheres. Com certeza foi uma oportunidade de destacar o papel da mulher e incentivar sua participação além de ouvinte, mas como disseminadora da informação.

O primeiro evento ocorreu dia 15 de Julho às 8h da manhã na Universidade Federal de Sergipe — UFS e teve como tema uma introdução ao Processamento de Imagens com o uso de Matlab ministrado por Géssica Aragão, mestre em Ciência da Computação pela UFS. Neste evento foram explicados vários conceitos pertinentes ao processamento de imagens como sistema de visão computacional, histogramas, operações aritméticas em imagens com tons de cinza e binarização. Todo o minicurso foi estruturado em explicações e aplicações práticas com o Matlab.

Imagens do evento e participantes

No dia do evento contamos com a Jusley (foto da direita), uma aluna do curso de Ciência da Computação da UFS, que deu todo o suporte para que o workshop acontecesse. Agradecemos a outras pessoas que apoiaram este evento mas no dia não puderam comparecer, mas sempre estão nos bastidores trabalhando.


Já no dia 26 de Julho às 19h realizamos um hangout com Ana Paula Batista, Google Expert em UX. O hangout foi todo voltado para UX em Mobile e destacou diversos pontos de usabilidade em Mobile. Além disso foi discutido o porquê que em dispositivos Mobile os conteúdos são mais diretos e a importância de não transportar tudo que tenho em Desktop para Mobile. Ana Paula também destacou a importância de métricas e uso de dados qualitativos e quantitativos para tomar decisões. Observar e conversar com o usuário é sempre uma fonte dados válida.

O hangout foi moderado por Raphael Pantaleão e Jéssica da Silva Costa (eu rsrs) juntamente com Ana Paula. O mais interessante foi que Ana Paula ministrou de um dispositivo móvel durante uma viagem de Uber e conseguiu fazer um paralelo com o tema proposto. Várias pessoas perguntaram e tiraram suas dúvidas ao vivo. O vídeo está logo abaixo:

https://youtube.com/gdgaracaju

Agradecemos a Ana Paula por nos ajudar neste hangout e nos passar diversas informações, além de ter nos ajudado independente dos reveses. Com certeza faremos outros eventos. Ainda não disponibilizamos todos os materiais deste eventos, mas criaremos um link para compartilhamento de arquivos dos eventos do GDG Aracaju.

Fiquem atentos as redes sociais, Telegram e Meetup (principalmente ele). Aqui disponibilizamos o link do meetup: https://www.meetup.com/pt-BR/gdgaracaju/, que é onde marcamos todos os eventos futuros. Julho está quase terminando e Agosto teremos mais.

Aguardem, um abraço.