Android Study Jams 2016

Desenvolvendo aplicativos para Android com a comunidade

Erick Mendonça
GDG Aracaju

--

“Nenhum projeto é viável se não começa a construir-se desde já: o futuro será o que começamos a fazer dele no presente.” Içami Tiba

Developers Study Jams são grupos de estudo que funcionam numa série de eventos gratuitos, organizados pela comunidade e incentivados pelo Google, para explorar determinados temas. Pelo segundo ano, o GDG Aracaju participou dessa iniciativa e ofereceu o curso Android for Beginners, em parceria com a Udacity.

Nesse curso, além do conteúdo online disponibilizado pela Udacity, os alunos tiveram todo o apoio do Italo Santana, nosso facilitador convidado, além dos organizadores do GDG Aracaju, a citar: Erick Mendonça, Fernando Mendonça de Almeida, Raphael Pantaleão e Roberto Brandini. Assim, trabalhamos passo-a-passo para construir um app Android, aprendendo as melhores práticas de desenvolvimento mobile em geral e particularmente para a plataforma do robozinho.

Parte dos alunos do Android Jam 2!

Em 2015, nós tivemos uma bela edição do Android Jam — nós escolhemos um nome menor para nossa edição local — com mais de 80 participantes no primeiro dia. Foram 12 palestras (duas via Hangouts on Air), que ocorriam junto aos sete dias que acompanhamos os alunos no curso Developing Android Apps, também do Udacity.

Foram dias fantásticos. Mas esbarramos em um problema: nós queríamos que a nossa comunidade desenvolvesse aplicativos. Mas acabamos tendo ótimas conferências sobre o tema, mas pouca adesão ao curso oferecido e poucos projetos finalizados. Dessa forma, pensamos em fazer o Android Jam 2016 diferente.

Android Jam: Curso

Cenas do curso Android for Beginners

Nós seguimos os alunos pelo curso pessoalmente, assistindo os vídeos juntos e com o veterano em Android Italo sempre pronto para comentar e tirar dúvidas. Para tornar esse acompanhamento mais próximo possível, nós tivemos de diminuir a quantidade de vagas no curso para 30 pessoas. Assim, nós conseguimos lotar um laboratório (gentilmente cedido pela Faculdade FANESE) e mantemos a colaboração saudável.

Ao diminuir a quantidade de vagas, nós tivemos uma demanda muito maior do que a oferta poderia cobrir. Isso nos deixou muito felizes, embora um pouco chateados por não conseguir atender a toda a comunidade. Então, nós sorteamos as vagas entre todos os interessados. Dentre os 30 sorteados, tivemos 6 mulheres participando dessa edição!

Durante o evento também distribuímos brindes aos presentes, alguns deles como parte de uma dinâmica de perguntas e respostas, outros foram entregues a todos. Estes brindes foram cedidos pelo Google. Também houve o sorteio de outros brindes fornecidos pela DP Sistemas. O melhor projeto final foi presenteado com um Roteador WiFi, cedido pela Getinfo.

Com todos os alunos engajados no curso, a nossa taxa de no-show ficou em média de 10% dos atendentes faltantes, o que é muito bom para um evento gratuito.

Perfil dos Alunos

Como os gráficos acima apontam, os alunos que participaram do curso, na sua grande maioria, não tinham experiência alguma com Android e pouca em Java. Exatamente nosso público-alvo!

Android Jam: Talks

Começamos a temporada no dia 12 de março, com um evento aberto a comunidade onde abrimos as inscrições para o curso. No dia 02 de abril também tivemos outro dia de palestras abertas, além de um ótimo Hangout on Air no dia 08 de abril. Estes eventos abertos nos permitiram também atender a toda comunidade veterana de desenvolvimento mobile, abordando temas mais avançados. No primeiro dia tivemos 99 inscritos, dentre eles 8 mulheres.

Confira como foi a nossa programação aberta:

12 de março

Internet das Coisas e os Smartphones, com Fernando Mendonça de Almeida
Folkes: Minerando dados do Instagram, com Breno Moura
Como a Popcode constrói seus apps — Erros e acertos, com Hugo Doria

02 de abril

Segurança no Android, com Euler Neto
Firebase e Android, com Ygor César
Como aumentar sua produtividade no Android Studio, com Italo Santana

08 de abril

O Caminho para uma Arquitetura Elegante, com Lucas Xavier

"Eventos são sempre importantes, sejam grandes ou pequenos, o objetivo é tirar a comunidade da zona de conforto." Roberto Brandini

“Para a comunidade Sergipana de Desenvolvedores é de suma importância ter eventos como foi o Study Jam. Eventos como esse faz que toda comunidade se engage. Para os novatos na área, o fato de entrar em contato com profissionais é algo estimulante, o aprendiz tem alguém para guiá-lo, tirando dúvidas, trocar ideias, entre outras coisas. Para nós do GDG Aracaju foi uma enorme lição, estamos agora mais maduros e melhorando a cada novo evento. Este ano tivemos dois dias de palestras e mais quatro dias de mini curso, o que diversificou o Study Jam; Palestras abertas a toda comunidade e minicursos forcados para novatos na área. Assim conseguimos atingir diversos públicos, de novatos a profissionais de longa data. Sinto muito grato em ter participado e fazer parte deste Study Jam!” Raphael Pantaleão

“Ter uma comunidade forte e ativa no desenvolvimento de aplicativos é o caminho para fortalecer o mercado de desenvolvimento de software sergipano. Iniciativas como o Study Jams são bastante empoderadoras e fico extremamente feliz de ter feito parte desse projeto!” Erick Mendonça

--

--