Retrospectiva 2018 GDG ARACAJU / Women Techmakers…

Ana Costa
GDG Aracaju
Published in
6 min readDec 28, 2018

Damos início a cada janeiro com o sentido de renovação, conquistas e sucesso. E realmente veio bem a calhar no ano de 2018, esse ano foi bem agitado e de deu início a debates em todos os sentidos, foi tempo de explorar e trazer temas a serem discutidos. Tudo teve conexão com a comunidade GDG Aracaju que desde 27 de Agosto de 2016 promove em Aracaju a iniciativa Women Techmakers que incentiva a DIVERSIDADE na área de tecnologia, com a inserção de mulheres e capacitação das mesmas e não só isso mas com foco em RESPEITO e IGUALDADE, promovendo palestras e workshops de Python, por exemplo, para engajar todos os participantes do evento.

Segue as MULHERES que deram início a Women Techmakers / GDG Aracaju, Jéssica Costa (Jones), Ana Costa (eu + loira rs), as organizers resistentes até hoje no GDG / WTM, Milene Vieira (hoje em Florianópolis) e Dany Ismerim (hoje em Malta).

Como foi um ano movimentado, foram uma média de 11 eventos no ano da comunidade GDG Aracaju com vários outros em parcerias com universidades e outras comunidades. Alguns dos nossos integrantes foram representar a comunidade dentro e fora do estado tanto com palestras ou organização de outros eventos que tem o mesmo objetivo da nossa comunidade, impactar pessoas. Eu fui convidada a palestrar e até mesmo fazer eventos em outras comunidades ou eventos de universidades, em foco sempre em tecnologia e diversidade. Foram uma média de 5 palestras ministradas por mim, fora outras que não pude comparecer por serem fora, deixamos para quem sabe em 2019.

Nas palestras eu fui convidada a compartilhar com todos os presentes, sobre MULHERES NA TECNOLOGIA. Foquei e aproveitei todo o momento para falar sobre as mulheres que foram referência no passado e são até hoje relembradas, além de apresentar as que são referência hoje, afinal ainda há grandes mulheres na área de tecnologia e vamos ter muito mais com o tempo. E em última análise, fiz questão de citar quem são as mulheres referência na área tech em Sergipe, quem está fazendo acontecer e que pode ajudar mais mulheres a serem uma “DEVELOPER”, como Jéssica Costa, Sthefane Soares, Carla Almeida, Renata Morais, Alexandra dos Santos, Eloá Barbosa, Gisele Kessia e muitas outras mulheres que conheci através da comunidade, fiz networking, parcerias e também grandes amizades.

Até aqui foi bom? Sim! Mas não tanto quanto ter a oportunidade ímpar de viajar e conhecer, quase na data do meu aniversario, o evento SUMMIT WOMEN TECHMAKERS com sua primeira edição no país e sendo no escritório da Google em Belo Horizonte-MG, gente o que posso dizer desse dia? Insano, ou seja, eu fui uma Ana e voltei para casa outra, motivada e inspirada a dar o máximo de ajuda à comunidade e compartilhar com outras mulheres para que conheçam mais a tecnologia e façam esse mundo ser diverso. A continuação dessa jornada a qual tenho a oportunidade de fazer parte, conversar com várias outras desenvolvedoras e ser espelho para algumas outras garotas. Queria dizer obrigada a todas as meninas que chegam até a comunidade e falam sobre as dificuldade e pedem conselhos, eu falo estamos aqui sempre que precisarem, comunidade é isso. Valeu também pelo carinho e respeito de todos pela comunidade, são por vocês que estamos sempre atrás de novidades e mostrar que podemos estar conectados.

E sobre ter a sua imagem no diretório internacional do site oficial da Women Techmakers e ser reconhecida como uma lead de um projeto que impacta mulheres no mundo todo, eu fiquei feliz, empolgada e agradecida, ali foi tipo algo dizendo “VAI LÁ MULHER, VOCÊ FOI ESCOLHIDA". Obrigada pela oportunidade e pelas conquistas que me fizeram melhor do que sou e “COMPARTILHAR” o pouco que sei com os demais.

Comunidades de tecnologia é isso, unir pessoas pelo mesmo objetivo, aqui não tem status ou ego elevado, temos uma comunidade com foco em tecnologia, aprendizado, trocas de experiências, motivação, inspiração e networking. Não paramos e fomos para o DEVFEST MACEIÓ prestigiar e aproveitar para falar sobre as iniciativas para inserção de mulheres em Aracaju-SE com o GDG Aracaju e WTM, com espaço cedido pela nossa Organizer Jessica Costa que sempre nos incentiva, e cobra para caramba da gente rs! E lá vamos nós, Sthefane e eu, falar para uma galerinha super atenta sobre como funciona e qual é a logística de nossos eventos e sobre os mesmos serem sempre focados para todos sem excluir ninguém, foi incrível, me emocionei em ver a imagem de cada uma, e saber que as mesmas dificuldades dentro e fora da área são as mesmas enfrentadas por todas(os), e que aos poucos estamos conseguindo quebrar algumas barreiras.

E veio o Developer Summit Sergipe com iniciativa de Rafael Almeida, e com parceria do GDG Aracaju, FANESE (Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe) e colaboradores, Sthefane Soares, Jéssica Costa, Angelo Meneses, Ana Lessa e Vêronicka Nascimento, trabalhamos muito até o último momento e foi sucesso, sim claro! O evento contou com MVPs (Most Valuable Professionals) com palestras técnicas variadas, e sem falar da nossa organizer Sthefane Soares #queorgulho, que foi a única mulher palestrante no evento, e ainda nos cedeu um espaço para falar sobre as nossas iniciativas aqui no estado de Sergipe com o GDG Aracaju e Women Techmakers.

Rafael Spacca (coordenador de Ti) e Fábio Severo(professor), nosso muito obrigado por firmarem parceria entre o FANESE e o GDG Aracaju para movimentar a área tecnológica na região, em todos os eventos até aqui foram sucesso, esperamos que em 2019 os eventos organizados com essa parceria seja ainda mais promissores.

A Women Techmakers e GDG Aracaju foi incrível e fez a maior parte das minhas conquistas tanto na vida pessoal e profissional. Sobre networking eis que através da ajuda da amiga Sthefane Soares, voltei ao mercado de trabalho, quando me indicou a uma vaga para Gerente Comercial / Marketing da empresa Zannix Brasil, no inicio fiquei pensativa, mas encarei o desafio… Humm desafio! Essa palavra me encanta e me motiva rs. Hoje faço parte da empresa e exercendo uma função que todo dia tenho que dar o meu melhor, estou gostando de fazer parte da equipe que me surpreende diariamente com mais aprendizados. Tudo isso que aconteceu foi por conta da comunidade #GDGARACAJU #WTMARACAJU que até aqui tem me rodeado de pessoas maravilhosas, que me inspiram, motivam e me fazem crescer como pessoa, profissional e ter mais empatia do que já tinha antes, posso dizer “Ana Costa” tem sido uma mulher ainda mais empoderada. E que 2018 foi divinamente iniciado e estamos a poucos dias de conclui-lo com sucesso, feliz até aqui? Feliz não, mas sim maravilhada.

Conselho para quem ler o post: “Se envolver com comunidades com as mesmas metas e objetivos que o seu, fazer networking, manter uma rotina que desenvolva o seu profissional, focar nos seus objetivos e estar rodeado de pessoas que somam com você”. Que venha um novo ano, com um janeiro para reiniciar, planejar, inspirar, se preparar e conquistar aquilo que vai mesmo que com um pouco impactar de alguma forma e ajuda-las como pessoal e profissional como foi para mim.

Observação: Deve ter um erro ou outro de concordância, lembrado que é algo pessoal e não um texto literário rs.

--

--