WTM Data Science Aracaju

Ontem, dia 02 de Dezembro de 2017, fizemos nosso evento de aniversário do Women Techmakers Aracaju na Universidade Tiradentes. O evento teve o objetivo de promover inclusão, igualdade e compartilhamento de informação, além de ser apoiado pelo Google. No início do evento fizemos uma retrospectiva dos eventos do GDG Aracaju e agradecemos a todos que estiveram conosco em 2017. O evento teve três temas apresentados através de palestras e bate-papo.

Na primeira parte do evento tivemos um bate-papo com quatro mulheres sobre o papel da mulher na construção da sociedade. Estiveram presentes: Elke Brandini, gerente de negócios da DP Sistemas; Gisele Gelschleiter, empreendedora na Sinapse Digital; Elza Ferreira, professora no Instituto Federal de Sergipe e Jusley Arley, estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe. Durante o evento foi discutido o porquê de mulheres serem em menor número na área de TI e até em outras áreas como política e engenharias. Além disso aconteceu uma discussão muito bacana sobre machismo e construção de família, de como é importante a participação de todos na desconstrução do machismo e na promoção da igualdade nas empresas.

Imagens das participantes do bate-papo

Depois do bate-papo, começamos as palestra direcionadas para a área de Análise de dados. A primeira palestra foi com Jéssica Costa, GDG Organizer e Líder do WTM Aracaju, sobre a presença do Big data e do Data Analytics na vida das pessoas e nos negócios como fator de competitividade. Logo depois tivemos a palestra de Edgar Delmiro, Analista de Suporte, sobre o Apache Spark. Nessa palestra, ele apresentou uma introdução sobre a área de ciência de dados e sobre o uso do Apache Spark. Paralelo ao evento tivemos um minicurso introdutório de Python com a professora Alexandra Rodrigues.

Palestrantes (acima) e Minicurso de Python (abaixo)

Tivemos a pausa para o almoço e logo depois demos prosseguimento ao evento com a palestra de Roberto Brandini, gerente de projetos na DP Sistemas, sobre Mapreduce e Big data com Python, onde foi mostrada uma aplicação prática do uso para os presentes. Logo após tivemos uma palestra inédita de segurança com Alex Santos, Analista de Sistemas. Na palestra chamada Zero-Day foi demonstrado de forma prática a nova falha de segurança no modelo de desenvolvimento do checkout transparente do Pagseguro SDK PHP.

Palestrantes

Durante o evento houve uma interação muito bacana entre os ministrantes e participantes. Alunos e profissionais interagiram com perguntas e comentários sobre os temas propostos. O mais bacana é que conseguimos mostrar a cara da comunidade e deixar ela mais aberta para receber pessoas com interesse em compartilhar conhecimento. Não poderia deixar de agradecer as nossas organizers do WTM, Ana Costa e Milene Vieira, que estiveram conosco durante este mais de um ano.

Parte dos participantes do evento

O GDG Aracaju encerra seu 2017 com um saldo positivo e com toda certeza de um 2018 cheio de novidades. Ahh, não poderíamos esquecer, promovemos um hangout no dia 28 de novembro com Igor Gonçalves sobre vida no Canadá e disponibilizamos no Youtube, segue o link:

Gostaríamos de agradecer aos nossos colaboradores: ao Google, pelo apoio financeiro na realização do evento, a UNIT Farolândia pelo espaço e estrutura cedidos e a Getinfo pelo brinde sorteado. Sem a ajuda de todos, nada poderia ser realizado. Até 2018, pessoal!