Um pouco de tudo que rolou no Google Community Summit Brasil 2018

Confira como foi o maior evento sobre comunidades do Brasil

Ramon Ribeiro Rabello
GDG Belém
7 min readFeb 16, 2018

--

Foto: Google

Nos dias 25 e 26 de Janeiro aconteceu mais um Google Community Summit Brasil. Diferente do ano passado que foi em Belo Horizonte, esse ano o evento voltou a ser realizado em São Paulo, no escritório da Google Brasil. E mais uma vez o GDG Belém estava presente no evento e irei relatar aqui de tudo um pouco de como foi o evento.

Chegando ao escritório da Google

Assim que chegávamos ao prédio onde fica o escritório da Google, o credenciamento era realizado e ganhávamos o kit do evento: mochila personalizada com a logo do evento e vários brindes dentro, camisa e crachá.

Fotos: Google

Ice Breaker de integração

Logo depois da abertura feita pelo Alê Borba (Program Manager da Google no Brasil), tivemos um ice breaker de integração bem divertido e inusitado, num formato de gincana! Os participantes que tivessem a mesma cor do círculo (que era fixado no crachá durante o credenciamento) formavam um time entre grupos que tinham a mesma cor do círculo que era fixado no crachá. Em seguida, o Ale pedia algo inusitado ou alguma característica em comum entre os membros do time (ex: uma meia engraçada, time com maior idade total, quem veio de mais longe, etc). Os membros que tivessem essa característica, corriam lá pra frente.

Foto: Google
Fotos: Google
Foto: Google

Abertura e participação de Jennifer Kohl

Terminada a "Gincana do Ale", tivemos a participação especial (e remota) da Jennifer Kohl (Global Program Manager do Google) direto dos EUA, na qual ela explicou um pouco mais sobre o processo de organizar e registrar os eventos na plataforma do Meetup e mostrou alguns sneek peaks de iniciativas de eventos que irão rolar futuramente dentro da Google Developers. Jennifer pôde responder as dúvidas da galera também.

Foto: Google

Palestras e Lightning Talks

Durante os 2 dias de evento, tivemos palestras de Googlers que falaram sobre AdMob, AdSense, o programa de Launchpad Accelerator para residência de startups; de GDG organizers falando um pouco mais sobre suas experiências dentro da comunidade e também de convidados especiais que falaram sobre assuntos como engajamento feminino dentro de comunidades e também uma palestra exclusiva sobre oratória.

Fotos: Google

GDGs Cases de 2017

No primeiro dia, os membros de vários GDGs apresentaram os seus cases de sucesso nas suas comunidades no ano passado. O GDG Belo Horizonte mostrou como conseguiu o engajamento de mais de 50% de mulheres em um DevFest BH. Já o GDG Maceió mostrou como conseguiram movimentar a comunidade e alcançar o recorde de 1.200 inscritos para o DevFest Maceió. O GDG Goiânia mostrou como conseguiram arrecadar grana extra para o DevFest Cerrado através da iniciativa da GDG Store. E o GDG Manaus mostrou como incentivaram as mulheres a se tornarem organizers do Women Techmakers da comunidade manauara.

Foto: Google

Comidas e bebidas para todos!

Durante os coffee breaks a cada intervalo e também no almoço dava para perceber como a Google se preocupa com todos, sem exceção! Tinha comida e bebida para todos as pessoas, incluindo vegetarianos e também veganos.

Foto: Google

Open Spaces

Na parte da tarde, o evento teve nos 2 dias 2h dedicadas a open spaces, onde os participantes (que seriam os facilitadores) poderiam sugerir assuntos interessantes para serem discutidos em cada grupo. Saíram temas super interessantes como inclusão social nas comunidades, ensino de programação para crianças e jovens, melhoria do engajamento e participação em comunidades por meio de pequenas ações (Small Acts Manifesto), mais diversidade dentro de comunidades e muitos outros assuntos excelentes foram discutidos.

Fotos: Google

Participação de outras comunidades

Assim como no ano passado, o segundo dia do evento tinha participação de membros que representavam outras comunidades do Brasil. A Google faz isso para cada vez integrar outras comunidades de desenvolvimento que, apesar de estarem focadas em uma única linguagem ou tecnologia, possuem um propósito em comum: fomentar o conhecimento em suas comunidades locais.

Foto: Google

GDG Band

Após o primeiro dia, tivemos o primeiro happy hour com a clássica GDG Band que não poderia faltar é claro! E o que não podia faltar: cerveja 🍻 A galera mandou clássicos do rock nacional, metal, até tema de aberturas de animes 😃.

Fotos: Google
Foto: Google
Foto: Google
Foto: Google

Tour ao escritório da Google

No primeiro dia pudemos fazer um tour pelas dependências do escritório do Google em São Paulo. Conforme você conhecia os locais, era possível encontrar referencias à terra da garoa como o Parque Ibirapuera, as tradicionais barracas de feiras, avenida paulista, restaurantes do Bixiga e vários outros locais famosos de São Paulo. Claro que não podiam faltar selfies com o Droid Guy, bike do Google e a parede de legos.

Fotos: Google

Happy Hour

E para fechar com chave, quer dizer…breja de ouro, o happy hour foi realizado no Ô de Casa Hostel que reservou o espaço exclusivamente para o evento, com muito chopps , lanches personalizados e música ao vivo.

Foto: Google
Foto: Google
Foto: Google

Valeu mais uma vez, Community Summit!

Que evento, meus amigos!!! Fica aqui nosso agradecimento à Carol Bisacchi e ao time de staff da F/Malta pela excelente organização. Parabéns à Google e a outras comunidades brasileiras influenciando cada vez mais a diversidade em eventos de TI. Também aos novos amigos que fizemos nesses 2 dias de evento. Aos outros GDGs e comunidades do Brasil pelo networking, ideias e insights que iremos aplicar ao GDG Belém. Aos velhos amigos de comunidade que sempre reencontramos.

Foto: Google
Foto: Google

E você participou desse Summit? Então deixe aqui seu comentário sobre suas impressões do evento. Aproveite para dar um clap 👏 nesse post (que deu um trabalhão para preparar 😃 ) para ajudar a divulgar! Todas as fotos do evento você pode conferir nesse link.

Siga este Medium clicando em Following na parte superior desta página para seguir-nos e ficar por dentro de todas as ações do GDG Belém. Também siga nossa Fan Page no Facebook e o Meetup da nossa comunidade, onde publicamos todos os eventos que organizamos.

Lembre-se sempre do Small Acts Manifesto: pequenas ações causam grandes revoluções!

Até a próxima! 😉

--

--