No início de 2017, a nossa equipe fez uma Confraternização na UNA Barreiro (valeu UNA!). O nosso objetivo era compartilhar o nosso planejamento de 2017 com a comunidade, ter feedback e, obviamente, fazer uma comemoração-zinha =D

Infelizmente o meetup foi pequeno (apesar de muito bom!) e ainda faltava compartilhar essas novidades com todo mundo, inclusive quem não pode ir. Então, se você tá interessado em saber mais sobre o que o GDG BH quer ser nesse ano, separa uns minutinhos e vem acompanhar essa trajetória ;)

Nossa confraternização: foi lindão ❤

O processo

Antes de falar o que planejamos, vamos passar pelo processo do planejamento, né?

Se você não tem interesse, é só seguir pra próxima seção: “O planejamento”. Mas vou tentar deixar ela bem curtinha, então lê também e entra na história com a gente, que tal? =p

Como surgiu a ideia?

Não decidimos planejar o próximo ano do nada, né. A verdade é que, por sermos um GDG, o próprio Google tem uma listinha com atividades que eles gostariam que a gente executasse durante o ano e as épocas certas delas. Tivemos algumas (várias) experiências de organizarmos o evento na correria e tentar fazer tudo dar certo em cima da hora — aliás, não recomendo. E não dá pra organizar um DevFest sem meses de planejamento também, correto?

Sabíamos (eu e o Yan) que teríamos uma equipe super massa esse ano com a gente — temos 7 organizadores agora! — e também queríamos aproveitar ao máximo essa força-tarefa pra evoluir a comunidade.

Nada mais lógico que planejar, dividir para conquistar e fazer nossas ações terem cada vez mais impacto, certo? Então lá fui eu pesquisar sobre como poderíamos planejar uma comunidade. ❤

Planejando o planejamento

A verdade é que eu sou meio metódica. Eu também queria guidelines bem definidas pelas quais a gente pudesse agir e uma divisão de tarefas bem clara. E eu queria que o input da galera fosse bem interessante e possibilitasse esse planejamento final que eu tanto queria.

O resultado? Passei algumas semanas (mais de um mês, fácil) lendo e estudando gerência de projetos, matriz SWOT, missão-visão-valores, alinhamento de intenções, metas de curto e longo prazo, *insira aqui outros métodos de planejamento estratégico*… Se você tem interesse em fazer isso também pra sua comunidade, a palavra-chave pra pesquisar é “planejamento estratégico”. Recomendo, aliás.

Fiz uma pequena listinha de passos para seguirmos na nossa reunião de planejamento, olha no comentário ;)

A reunião

Na verdade, fizemos duas reuniões.

A primeira reunião foi presencial, e, como sempre, foi difícil de marcar. Usamos o Doodle pra decidir uma data e tivemos gente chegando mais tarde e saindo mais cedo, mas funcionou! (Thiago, valeu pelo espaço! ❤) Fizemos um “piquenique indoors”, comemos bastante, conversamos coisas aleatórias, coisas da vida e coisas do GDG. E, claro, fizemos algumas dinâmicas. Usamos muito papel e fizemos muitos brainstorms em cima dos tópicos que propomos pra trabalhar.

Foi bem legal perceber que já estávamos mais alinhados do que esperávamos, e todo mundo tinha mais ou menos as mesmas aspirações pro GDG BH em 2017. Aparamos algumas arestas, decidimos alguns focos e saímos de lá com sensação de dever cumprido e uma intimidade bem maior entre o grupo, além, é claro, de bem alimentados e felizes. Recomendo essas reuniões também. GDG BH é muito amor! Tanto amor que nem lembramos de tirar foto — desculpa, galera :(

A segunda reunião foi via Hangouts e foi bem mais prática. Não tivemos tempo pra determinar com detalhes nossas ações do ano na primeira reunião — acabamos decidindo apenas o nosso direcionamento geral — então essa foi toda sobre isso. Foi bem mais intensa e cansativa, e também foi cheio de entradas e saídas. Foi também produtiva e delimitamos um calendário pros primeiros 6 meses do ano, pra guiar nossas ações. É sempre um pouco menos divertido quando não tem comida, então se você puder juntar seu grupo presencialmente pra contar histórias, interagir e comer, escolha isso no lugar do Hangout, tá?


O planejamento

Bem, eu contei bastante coisas de como foi o nosso processo de gerar o planejamento do ano pra vocês já. Agora vou contar o que decidimos nisso tudo!

Guidelines

Escrevemos primeiro nossas guidelines, onde estabelecemos no que devemos nos basear em todas as nossas ações do ano. Geramos uma lista cheia de itens que achamos importantes, e acabamos por perceber que eles podiam tranquilamente se juntar nos nossos 3 valores: comunidade, conhecimento e diversidade.

É com base nessa missão, visão e valores que realizaremos os nossos eventos de 2017 (e esperamos que 2018 também).

Missão

Levar conhecimento sobre tecnologia a todas as pessoas em nossa região, estimulando a diversidade, aumentando o networking e gerando oportunidades para que Belo Horizonte se torne um pólo de inovação e qualidade.

Visão

Se tornar o GDG mais ativo do país, produzindo eventos de qualidade para o ecossistema de Belo Horizonte e região metropolitana, de maneira que seja possível apresentar o case do GDG BH no Google Community Summit 2018.

Métrica: 60% de feedbacks positivos.

Valores

Comunidade, Conhecimento, Diversidade

Conteúdo

Lembra da pesquisa que fizemos no final de 2016? Foi super importante ler o feedback de vocês pra planejarmos nossas ações de 2017!

Aqui percebemos que a nossa comunidade é mais interessada em Android e Web, como já vinha acontecendo. Mas você esperava esse interesse em Machine Learning? A gente também não. Vimos também que precisamos trabalhar mais em APIs, por exemplo.

Na outra pergunta, vimos que Hangouts, na verdade, não são um formato tão interessante pra nossa comunidade quanto esperávamos. A maioria das pessoas prefere o meetup tradicional, mas também temos muitos interessados em realizar mais codelabs e hackathons — que são atividades mais práticas.

Interno

Fizemos algumas divisões internas também. Elas não são um compromisso direto com a comunidade, mas podem servir de sugestão para uma outra comunidade que esteja querendo se organizar.

Dividimos o GDG BH em 7 principais áreas (foi uma sorte que tínhamos 7 organizadores também, na verdade haha’). Cada organizador ficou responsável por gerenciar cada uma das áreas: gerenciar não é fazer tudo, nem ser o único a fazer, mas ser o responsável por movimentar ações nessa área se elas não surgirem organicamente e preocupar com melhorias. Distribuímos cores pra cada área, de maneira que fosse fácil identificar o que é de qual área em nossos vários canais de comunicação.

Também fizemos um pequeno documento que contém as diretrizes da nossa comunicação interna: o que é cada canal e para o que ele serve. Dessa maneira sabemos onde acompanhar cada movimentação e onde achar as informações que precisamos.

Tudo isso foi estabelecido como uma primeira ideia e provavelmente vai ser alterado com o tempo e de acordo com como agimos naturalmente: as diretrizes não são para ditar o nosso comportamento, mas apenas uma documentação de como agimos em grupo. Decidimos que é melhor fazer isso do que tentar nos adaptar a regras que são muito difíceis de serem executadas. Vocês devem saber bem como é isso, né? =P

Ações

Para determinar as ações que executaremos esse ano, fizemos uma lista loooooonga com todas nossas ideias. Dentre elas, escolhemos as que achamos mais relevantes e mantivemos todo o resto nessa lista como possibilidades para o futuro.

Algumas coisas que achamos importante de trabalhar foram as nossas políticas com relação ao no-show, trabalharmos finalmente com o inglês pra nossa comunidade, e realizarmos mais atividades práticas em forma de hackathons. Esperem ter mais notícias sobre isso em breve!

Estamos tentando ter uma maior presença online também, e expandir a nossa comunidade. Vamos aumentar nossas ações em faculdades e queremos atingir mais o público estudantil, considerando que já temos uma galera muito boa do mercado com a gente. E vamos trabalhar cada vez mais o Social Impact, interagindo com a nossa comunidade externa à tecnologia e que pode se beneficiar dos nossos trabalhos.


Uau, as nossas ambições pra 2017 são altas, né? Mas não poderíamos fazer nada disso sem o apoio dessa comunidade maravilhosa que são vocês ❤ Então, se você tiver interesse em contribuir de qualquer maneira com alguma dessas ações, fala com a gente!

Esperamos que vocês tenham se identificado com o nosso planejamento. Se não tiver, conta pra gente o que você não gostou ou o que sentiu falta? A comunidade é construída por todos nós, e a gente da organização quer muito fazer o que vocês tão precisando!

Se você também tem uma comunidade ou quer criar uma, manda uma mensagem e vamos nos fortalecer e crescer juntos! Podemos (e queremos) aprender muito com as experiências de vocês também ❤


Não esquece de acompanhar e ver nossas ações no nosso site, Facebook, Twitter, Meetup, Google+, Instagram, GitHub e aqui no Medium!

Go GDG BH! ❤

GDG BH

Google Developers Group BH

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade