Bruno Scrok Brunoro
Jun 3, 2016 · 5 min read

Mais um Google I/O chegou com muitas novidades como o Google Home, o Allo e Duo. Mas, e para o robozinho verde?

Fonte: Reprodução/Google

Muitas novidades para o Android N foram anunciadas, como o site onde todos poderão sugerir o nome para o novo Android, link para o site.

Mas o foco aqui são os desenvolvedores, então quais são as novidades para os desenvolvedores?

Android Studio 2.2 preview

Umas das grandes novidades é o novo editor de layout do Android Studio 2.2 preview, facilitando muito o desenvolvimento de layouts. O legal é que esse novo editor de layout gera códigos novos no xml, porem já está disponível na biblioteca de suporte a partir da versão 2.3 do Android até a mais atual, o N.

Fonte: Reprodução/Google

Multi-Window

Outra novidade anunciada no Android N era o Multi-Window (por Split Screen ou side-by-side), porém foi exibido como aplicar isso no seu código para funcionar da maneira correta. No AndroidManifest você deve adicionar a tag:

android:resizeableActivity="true"

Para dizer que essa Activity pode ser reajustada para funcionar no Multi-Winfow, junto com as tags:

<layout android:defaultHeight=”500dp”
android:defaultWidth=”600dp”
android:minimalHeight=”200dp”
android:minimalWidth=”200dp”
android:gravity=”top|end”/>

Tudo isso dentro da tag Activity no AndroidManifest, já na sua classe da Activity, você deve inserir as seguintes linhas para detectar o Multi-Window:

Android.isInMultiWindowMode()
Android.onMultiWindowModeChanged()

Caso você queria sinalizar para o Android abrir outra tela ou fazer alguma ação quando entrar no modo Multi-Window, temos uma nova flag:

Intent.FLAG_ACTIVITY_LAUNCH_ADJACENT

Fonte: Reprodução/Google

Drag and Drop

Uma novidade muito boa relacionada ao Multi-Window é a possibilidade de fazer um Drag and Drop. O Drag and Drop, é uma forma de passar as informações de uma aplicação para a outra.

Essa funcionalidade, está disponível desde a versão 2.3, mas nunca foi preciso utilizá-la. Agora, com o Multi-Window, essa feature já está disponível para os desenvolvedores implementarem nas aplicações, e deve ser feito da seguinte maneira:

android.view.DragAndDropPermissions

No seu AndroidManifest ou na sua Activity que necessitar da permissão com o código.

Android.requestDragAndDropPermissions

E, dentro da sua classe da sua Activity, colocando os seguintes código para para aceitar o Drag and Drop:

View.startDragAndDrop();
View.cancelDragAndDrop();
View.updateDragShadow();

Fonte: Reprodução/Google

Notificações

Notificações, era uma das novidades do Android N que já tinham sido vistas nas versões de preview, mas no I/O foi apresentada mais a fundo as novidades.

A primeira novidade é que o layout das notificações foram aprimorado, além da possibilidade de criar notificações em “Bundled”, que já estavam disponíveis no Android Wear e agora estão disponíveis no Android N.

Outra novidade é que em notificações de mensagem, é possível responder nelas mesmas, sem ter a necessidade de abrir o aplicativo:

Fonte: Reprodução/Google

Uma novidade que, para mim, é muito útil, é o Display Size.

O Display Size é a possibilidade de alterar, através das opções de desenvolvedor, a densidade da tela (ou o DPI — Densidade por pixels), aumentando o espaço entre os textos e imagens no seu aparelho.

Fonte: Reprodução/Google

Junto nos pacotes de novas funcionalidades de sistema do Android N temos o Multi-Locale, onde o usuário pode configurar vários idiomas no mesmo dispositivo.

Gerenciamento de Bateria

Uma funcionalidade do Android que já está disponivel desde o Marshmallow é o Doze, que basicamente é o gerenciador de bateria do Android. A grande diferença comparado a versão Doze do Marshmallow, é que a bateria não permanece no modo “estacionária”, onde fica restrito o uso de rede, de serviços, alarmes e etcs no N, tem um pouco menos dessas restrições e a bateria não fica no modo estacionaria.

Também no Android N, foram removidas algumas broadcasts do Android que foi detectado muito consumo da bateria, que são:

ConnectivityManager.CONNECTIVITY_ACTION
Camera.ACTION_NEW_VIDEO
Camera.ACTION_NEW_PICTURE

Mas não se preocupe, para cobrir essas antigas flags, foi criado o JobScheduler, que ajuda a gerenciar esse consumo de bateria.


No Data Saver, foi adicionado a possibilidade de monitorar o consumo do Wi-Fi também, sabendo o quanto cada app consumiu, podendo até bloquear o app para não ocorrer consumo de dados.

Direct Boot, que possibilita o seu app ter acesso à algumas informações mesmo no caso do usuário não ter aberto o seu app. Através dessa funcionalidade, o usuário poderá definir um PIN, assim liberando o seu app para esse acesso.

Outra funcionalidade nova que é extremamente útil para os desenvolvedores é a permissão para acesso a diretórios específicos como Imagens, Videos, Musicas e etc.

Fonte: Reprodução/Google

Outras novidades para os desenvolvedores no Android N é a atualização do ART (Android Runtime), onde compilador ficou muito mais rápido comparado ao do Lollipop.

Uma das novidades mais aclamadas foi o suporte nativo ao Java 8, junto com todos os seus benefícios. Também tivemos outras atualizações importantes: foram adicionadas novas bibliotecas como ICU4J, java.util.Function e java.util.Stream; foi atualizado a biblioteca do Java Audio, com o intuito de diminuir a latência na execução dos áudios; atualização do OpenGL+ para a versão 3.2 e várias outras!

Para os desenvolvedores de jogos, uma ótima notícia foi a incorporação do projeto Vulkan. Uma API de baixo nível onde você tem um controle mais eficiente da GPU.

A Android Support Library teve muitas novidades que merece outro post só comentando sobre isso porém, se você quiser ver suas novidades, pode acessar a palestra Google I/O 16' : What's new in the Support Library.

E para finalizar umas das melhores novidades é o Android Instant Apps que é outro app pode abrir o seu sem que o seu app esteja instalado, é uma funcionalidade da Google Play e vai rodar em versões mais antigas do Android,isso para mim foi uma das melhores novidades.

Mais novidades estão todas disponíveis pelo canal do YouTube Android Developers através do link.

GDG Curitiba

Blog do GDG Curitiba

Thanks to David Tiago Conceição

Bruno Scrok Brunoro

Written by

Desenvolvedor, palestrante, musico, jipeiro e um Gordo Raiz — http://brunosbrunoro.com.br

GDG Curitiba

Blog do GDG Curitiba

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade