Manifesto de aplicativo web

Requisitos para aplicações web instaláveis

Leandro Parazito
GDG Pato Branco
3 min readMar 18, 2016

--

Hoje em dia, os smartphones estão cada vez mais presentes em nossas vidas , equipados com muitas coisas que nem imaginamos. Nós, como desenvolvedores, devemos nos preocupar como criar uma experiência de sucesso.

Para o usuário final, nossa aplicação precisa trabalhar como um aplicativo nativo, independente de sua implementação. Muitos de nós que trabalham na web, estão concentrando esforços para reduzir a brutal diferença entre esses dois mundos, aplicações nativas e aplicações web.

Nesse post, que faz parte de uma série sobre Progressive Web Apps, vamos ter uma visão geral sobre como aplicações web instaláveis funcionam no Chrome para o Android.

O Chrome tem uma opção chamada “Adicionar à tela inicial”, onde você pode configurar seu aplicativo web para ter um ícone de atalho do aplicativo adicionado à tela inicial de qualquer dispositivo. Assim, criando experiências comparadas a aplicações nativas.

Como o manifesto funciona?

O manifesto de aplicação web é um arquivo em JSON que contém os metadados associados a sua aplicação web. Com os metadados, você pode definir um título, página de destino, a orientação padrão da tela e ícones diferentes, dependendo do tamanho e densidade da tela.

Criando o arquivo manifesto

Este arquivo de manifesto é referente ao webapp pokedex.org. Arquivo manifesto:

Ele não mostra tudo o que pode estar em um manifesto. Para isso você pode conferir a referência no MDN.

Depois de ter o manifesto criado e hospedado em seu site, você precisa declarar o arquivo em seu HTML, usando o elemento link:

Ao acessarmos o webapp pokedex.org. Temos:

Agora, vá até o “Menu de mais opções” ou Meatballs Menu. E clique na opção “Adicionar à tela inicial”, conforme imagem abaixo:

Logo após, uma tela de confirmação. Basta clicar em adicionar:

E em seguida você vai notar que um ícone foi criado na “Área de trabalho” ou “Home screen” do seu dispositivo. Assim:

Quando clicar no ícone do webapp, vai notar uma aparência diferente:

Num futuro próximo, o arquivo de manifesto vai lhe dar muito mais controle sobre a sua aplicação, mas vimos té agora como o seu aplicativo pode ser “instalado nativamente”.

Em caso de dificuldade ao criar o arquivo, para isso existe um gerador de manifesto que facilita na criação do seu próprio manifesto.

Sinta-se a vontade para criar suas próprias experimentações no navegador.

Referências

--

--