Liga da Cultura: Ações geram resultados!

Gean Alex Pereira
Gean Pereira [GP]
Published in
7 min readOct 23, 2020

--

Compartilho com vocês a experiência fantástica que tivemos e estamos tendo aqui na FESC Tecnologia, relacionada a cultura organizacional.

Comentarei um pouco da história de como iniciamos a nossa jornada da transformação cultural, uma iniciativa um pouco fora do comum, pois o movimento surgiu da área de desenvolvimento (TI), buscando apoio da área de Gestão de Pessoas. Demonstrando que todos nós somos responsáveis pela cultura e que podemos colaborar para o fortalecimento dela!

Não importa o quão longe a visão do líder alcance e nem quão brilhante seja a estratégia, nenhuma das duas será realizada se não tiver o suporte da cultura da organização. — Luther Johnson

Em 2018 assumi a coordenação de desenvolvimento da FESC Tecnologia, empresa do grupo econômico da Unimed SC. Com esse desafio veio também a vontade e a energia de fazer algo maior, de ajudar a empresa na sua jornada da transformação ágil e cultural. Nosso desafio era grande, pois nascemos de uma área interna da Unimed e nos transformamos numa empresa de TI, com soluções comercializadas em todo o Brasil.

Sedento por conhecimento, comecei a participar dos Meetups em Joinville, é incrível como esses eventos nos trazem boas energias e muito conhecimento, além de muito networking! Neste ponto tenho um agradecimento especial ao Meetup de Gestão de Pessoas, do qual nos proporcionou muita troca de conhecimentos e experiências, obrigado Sirlaine da Mercos e ao Adriano Carli da HunterCo.

Meetup — Gestão de Pessoas — 2018

Conforme fui participando dos eventos notei um padrão, tinha um mesmo grupo de pessoas da FESC participando, ao nos aproximarmos notamos algo em comum, uma vontade de ajudar a empresa na sua transformação cultural. Eis que nasce a Liga da Cultura!

Para quem me conhece de perto sabe que sou movido por propósito, gosto de estar com as pessoas e sou cheio das ideias malucas, mas muitas delas criativas... rs

Diante deste cenário fiz um convite especial para o Luan Oliveira, Camilla Costa, Ismael Costa e Gabriel Michaski de formarmos a Liga da Cultura! Vendi uma ideia ainda embrionária, mas cheia de motivação e vontade!

Durante a ideação nos reunimos durante o almoço, montamos ações e fizemos a coisa acontecer, após tudo estruturado apresentamos para a gerência (Santore), que em seguida validou a ideia com o RH e demais gerentes do grupo econômico, que a FESC pertence. Depois de tudo aprovado e combinado seguimos com a nossa jornada!

Acordamos e deixamos claro o nosso objetivo…

Nosso objetivo é colaborar com os Gestores e RH, impulsionando ações e ideias que fortaleçam a cultura organizacional.

Pensamos também no nosso manifesto interno…

Atuar de maneira voluntária na jornada da cultura organizacional da empresa. Inserindo no cotidiano dos colaboradores, valores e ações que colaborem para o crescimento sustentável da organização como um todo, respeitando as regras e determinações da empresa.

Apresentamos para toda a empresa o nosso time e objetivos…

Organizamos com a gerência um evento para apresentar a liga da cultura e demais ações estratégicas da empresa, com todos os colaboradores, na época tínhamos um pouco mais de 100 funcionários.

Ações realizadas pela Liga da Cultura (2018 e 2019)

Nossa identidade:

Nosso primeiro desejo foi o de criar a nossa identidade, dar um nome a esse time fantástico que temos, algo que nos representasse e que pudéssemos levar e divulgar, onde quer que fossemos. Para isso iniciamos uma ação de cocriação.

O Processo foi totalmente colaborativo e participativo, fizemos em 3 etapas:

  • A primeira rodada, de brainstorming, foi para capturar sugestões, surgiram 98 ideias.
  • A segunda rodada foi para escolher os 3 nomes finalistas.
  • E a última rodada para escolher a nossa identidade oficial. Hoje somos os FESCKERs, identidade escolhida com 71% das votações. Parabéns ao Gabriel Matias pela indicação do nome.

Camiseta dos Fesckers:

Após conquistar a nossa identidade o nosso próximo objetivo foi buscar um modelo de camiseta que nos representasse, para isso iniciamos um trabalho interno também de design, escolha da cor, validações. Tudo feito com muito carinho e também de forma voluntária entre os fesckers, tivemos a sorte de contarmos com pessoas com a habilidades de design, obrigado Gabriel Michaski.

FESC Talks:

O objetivo aqui é trazer assuntos atuais de mercado, provocações para pensarmos fora da caixa, algo que alguém tenha curiosidade de aprender. Elaboramos um quadro para votação e acompanhamento, dando oportunidade para quem queira subir no palco e apresentar o assunto escolhido. A prioridade é para o protagonismo dos Fesckers, não conseguindo ninguém para falar do assunto, buscamos alguém de fora que possa compartilhar os novos conhecimentos e experiências. Temos uma boa aderência, sempre com um bom público participante. Obrigado em especial ao Luan Oliveira, que montou o nosso quadro de votação com todo carinho e deu aquela força inicial!

Exemplos das Fesc Talks

Dinâmicas:

  • KudoCard: realizamos rodadas desta ferramenta do Management 3.0, tivemos boa aderência e resultados incríveis, durante a pandemia fizemos rodadas online mantendo a boa aderência. Momento importante para dar aquele Feedback, agradecimento especial pela força de sempre, para quem não conhece, vale a dica! Tenho outra publicação aqui falando um pouco mais da primeira vez que aplicamos.
  • Fizemos outras dinâmicas internas para engajamentos dos fesckers, entre elas a de adivinhações da quantidade doces dentro do pote, que ficou a amostra do pessoal por um tempo, gerando muita curiosidade e descontração.
Dinâmicas Management 3.0

Confraternizações:

Outro objetivo nosso foi de aproximar as pessoas por meio de eventos e confraternizações após o expediente ou em finais de semana com uma mistura de esporte e lazer. Permitindo um momento para troca de ideias, conversas e de se aproximar de pessoas que temos o contato diário, mas que em muitos casos não temos a oportunidade criar uma conexão ideal por conta da correria diária. Nossa última confraternização chegou numa aderência de 80%, um bom número para ser algo informal e voluntário. Estruturamos os eventos de modo colaborativo e com votações para termos maior engajamento. Tudo feito com muito carinho e dedicação também!

Confraternização do FESCKERS

Estruturamos o Onbording:

  • Criamos o manual do Fescker, trazendo uma série de informações importantes para quem inicia na empresa.
  • Criamos o conceito de padrinho/madrinha, responsável por acompanhar a pessoa nos seus primeiros dias.
  • Criamos a carta de boas vindas, com uma mensagem positiva, informando também o padrinho e geralmente assinada por todos da equipe do qual a pessoa entrou.

Apoiamos no fortalecimento da marca:

  • Patrocinando alguns eventos locais, Meetups do Agile Joinville e da Jornada colaborativa, expondo a nossa marca.
  • Apresentei no Meetup do Agile Joinville a nossa estrutura de times e modo de trabalho.
  • Criamos a página oficial do LinkedIn, Facebook e Instagram.
  • Estruturamos e passamos a acompanhar e repassar para o RH do grupo econômico as informações do Glassdoor.

Uffa! Acho que foi “só isso” que fizemos rsrs

Agradeço ao apoio de todos os envolvidos em especial a gerência (Santore) e ao RH da Unimed SC que nos deram abertura e nos ajudaram em vários pontos de entendimento e direcionamentos. Em especial aos fundadores da liga da cultura Camilla, Ismael, Luan e Gabriel que embarcaram comigo nesse sonho de fazer da empresa um local melhor para se trabalhar!

O verdadeiro poder não está na capacidade de controlar, e sim na capacidade de confiar. — Richard Barret

Em 2020 nasce uma nova liga da cultura!

O ano 2020 chegou cheio de desafios e novidades para a FESC Tecnologia, temos uma estrutura toda nova, com muito investimento, evoluções, e mudanças estratégicas e de Mindset. Fortalecendo e consolidando a FESC como uma empresa de tecnologias focada em soluções em gestão de saúde e operadoras. Temos um novo CEO, CTO e RH próprio que trouxeram uma pegada nova e muita coisa boa, que já surgiu e está por vir!

Fortalecemos ainda mais a liga da cultura com o envolvimento direto do RH! Nesse ponto a Marilia chegou cheia de energia e tem feito um belo trabalho! Seguimos fortes e juntos no mesmo propósito, de fortalecer a cultura da FESC Tecnologia!

Temos uma nova formação da liga, conforme interesse dos Fesckers. Cada membro possui um “poder” especial para juntos lutarmos pelo mesmo propósito::

  • Bernardo— Poder: Motivação— Heroi: Homem de Ferro
  • Gean — Poder: Colaboração — Heroi: Batman
  • Mariane — Poder: Escutar sem julgar — Heroi: Mulher Invisível
  • Marilia — Poder: Dedicação— Heroi: Mulher maravilha
  • Milena — Poder: Positividade — Heroi: Tempestade
  • Mirela — Poder: Companheirismo— Heroi: Mulher Gato
  • Pedro — Poder: Conectar Pessoas — Heroi: Thor
  • Suellen — Poder: Empatia— Heroi: Link (Zelda)
Liga da Cultura — 2020

Um pouco das nossas ações:

FESC Meeting — Encontros mensais com todos os Fesckers — Julho: Tema Filmes
FESC Meeting — Encontros mensais com todos os Fesckers — Agosto: Tema Filmes
FESC Meeting — Encontros mensais com todos os Fesckers — Setembro: Tema Heróis

Uma cultura surge quando a empresa incentiva determinados comportamentos, práticas e atitudes para que se tornem um padrão. EUAX

Aprendi muita coisa até aqui, tive muita troca de experiência, frustrações, emoções e resultados positivos.

Experiência como essas nos proporcionam algo único que levamos para a vida toda.

Acredite no seu sonho e acredite principalmente no potencial das pessoas, um time engajado e motivado pode realizar coisas incríveis! – Gean Pereira

Até a próxima pessoal!
Abraços,
Gean Pereira

--

--