Como começar a ler livros usando o Smartphone da maneira que eu acho certa

Johnnie Brian
GeekExpresso
Published in
7 min readJan 23, 2020

Primeira pergunta: O seu celular tem uma tela relativamente grande? Mais ou menos 5 polegadas? Se a resposta for “Sim”, saiba que leitores digitais como o Kindle têm cerca de 6 polegadas de tela. Quanto mais próximo disso, melhor. Quanto mais quadrada for sua tela, melhor também. Se a resposta for “Não” a todas estas perguntas, considere com carinho a sua resposta para a próxima pergunta.

Segunda pergunta: Você tem alguma dificuldade para ler textos no seu celular? Seja artigos de jornais, textos no Facebook, este texto ou até mesmo longas conversas no Whatsapp? Se a resposta for sim, então você pode ter dificuldade para ler livros no celular e este texto não vai fazer muita diferença, mas sinta-se a vontade para ler e experimentar as minhas dicas. Se a resposta for não e você já se acostumou a ler coisas no celular, vai fundo no texto :)

CONTRAS DOS LIVROS FÍSICOS

Usar livros físicos tem seus prós e seus contras. Para que o texto não fique muito longo, eu vou ser objetivo e falar dos contras, que é o me faz dar preferência, na maioria das vezes, para os apps de leitura.

Peso: mesmo comparados ao peso de um livro de bolso, a maioria dos celulares costumam ser mais leves. Andar com um livro pode ser um peso a mais na sua bolsa, enquanto o celular você provavelmente leva pra todo canto. Não importa se o livro tem 10 ou 2000 páginas, o peso do celular vai ser o mesmo.

Iluminação: se você estiver em um ambiente com pouca luz, como um quarto, terá que acender algum tipo de iluminação para conseguir ler. Se não for uma luz muito bem direcionada, sombras poderão atrapalhar a leitura, obrigando você a mudar de posição para conseguir ler. No celular esse problema não existe, pois os smartphones contam com um display de led. O único problema é que se você for ler no sol, poderá sofrer com reflexos.

Aquisição: no geral, os livros físicos são adquiridos por compras ou empréstimos. O acesso não é imediato. Talvez você se interesse por alguma obra e esta demore alguns dias para estar em suas mãos. E isso, claro, vai exigir tempo e dinheiro. Apesar de livros digitais serem vendidos, você pode ter acesso a diversos títulos de forma gratuita, seja pela pirataria ou adquirindo os que estão em domínio público. Eu gosto bastante de comprar livros físicos, mas nem sempre tenho dinheiro.

Confesso que dos 3 contras o que mais me incomodava era o fator da iluminação. Eu costumo ler durante a noite e tinha que ficar com a luz ligada para poder ler, além de ter que encontrar a melhor posição para a minha própria sombra não atrapalhar a leitura.

FORMATOS DE ARQUIVO

Muitas pessoas ao se interessarem por ler livros no celular (ou computador), costumam usar o formato de arquivo .PDF. Este formato não é recomendado para a leitura em dispositivos digitais. Se você já tentou ler algo neste formato no seu smartphone, provavelmente percebeu que não foi uma experiência muito agradável. Isso se deve ao fato dele não ter sido criado para leitura em dispositivos digitais, e sim para ser impresso. Os textos do meu blog, por exemplo, são feitos exclusivamente para serem lidos digitalmente, pois os textos se ajustam a diversos formatos de tela, seja de computador ou de smartphone. Por isso que você consegue ler notícias e textos nas redes sociais. O principal formato para livros digitais é o .EPUB, pois ele se ajusta a tela do dispositivo que você está usando. Há também o .MOBI, que é usado nos leitores Kindle (e isso inclui o app).

LEITORES

Há vários leitores de e-books, eu só posso falar dos que são para Android pois só tenho acesso a esta plataforma. Após pesquisas, eu posso recomendar dois: Kindle e o eReader Prestígio: Leitor. Eles são bem parecidos, mas são diferentes em muitos aspectos. Se você pretende comprar títulos, o Kindle é a melhor opção. O Prestígio é mais um leitor de arquivos, pois não possui uma loja integrada. O Kindle também possui a opção de ler arquivos, mas ele deve estar no formato .MOBI e deve ser enviado para a nuvem da sua conta. Você pode converter .EPUB para .MOBI online. Nos dois há a possibilidade de ler os livros na nuvem, ou seja, você envia o arquivo e ele fica armazenado online e se você apagar o arquivo do celular, ele estará seguro. O Kindle usa sua conta da Amazon para armazenar os arquivos. Já o Prestígio, usa sua conta do Google Drive. O Kindle se destaca por ter um dicionário embutido, então, caso tenha dificuldade para entender uma palavra, basta pressioná-la que aparecerá uma pequena janela com o significado dela. Pra quem estuda inglês, há um tradutor que funciona da mesma forma. Nos dois apps há marcadores de textos disponíveis. A principal desvantagem do Prestígio é que se você estiver conectado a internet, ele exibe propagandas, mas só na biblioteca e quando você sai da tela de leitura, nunca durante.

Bibliotecas dos apps, com os temas padrões. Kindle e Prestígio, respectivamente.

TUTORIAL

Passo 1 — Escolher o livro: procure o arquivo do livro que você quiser ler. Um bom site é o LeLivros, mas é melhor pesquisar no Google pelo nome do livro seguido do arquivo. Por exemplo: Frankenstein .EPUB (ou .MOBI). Caso não ache em .MOBI, tente converter de .EPUB para .MOBI

Passo 2 — Colocando o livro no app: no caso do eReader Prestígio, ele faz uma análise nos seus arquivos procurando os que são compatíveis ou os que você selecionar.

O Kindle é um pouco diferente. Depois de ter criado uma conta, você precisa procurar o arquivo do livro em algum gerenciador de arquivos e pressioná-lo, clicar em compartilhar e depois procurar a opção “Enviar para Kindle”. Pode não estar exatamente como está na tela do meu celular, mas é tudo bem semelhante. O arquivo será enviado para a sua conta, o que significa que se você quiser apagá-lo do seu celular, você pode.

Passo 3 — Configure o texto: explore as configurações e vá deixando o texto do jeito que você quer ler. Eu costumo deixar do jeito que está na imagem, só aumento um pouco as letras. Caso você sinta um desconforto, o que eu aconselho é aumentar o espaçamento entre as linhas e aumentar as letras.

Configurações de leitura do Kindle
As configurações no eReader Prestígio são bem semelhantes às do Kindle, mas o Prestígio traz opções mais avançadas.

Passo 4 — Modo Noite: se você pretende ler no escuro, aconselho que você deixe o brilho do celular no mínimo e use o modo de cor preto. Além disso, baixe o app Filtro de Luz Azul — Modo Noturno, Dormir Bem. Ajuste a opção de escurecimento de tela de acordo com a sua preferência.

A luz no seu rosto enquanto você estiver lendo será bem menor.

Caso você esteja com dificuldades de enxergar, diminua o escurecimento da tela.

COMPRANDO NA LOJA DA AMAZON

Para comprar um livro, basta procurar por ele, clicar em comprar e preencher os dados de pagamento e pronto! O download será iniciado.

Há também a possibilidade de encontrar obras em e-book que ficam temporariamente gratuitas, basta explorar o site da Amazon ou o app.

Recomendação: caso queira explorar a loja do Kindle, recomendo o livro Invasão Silenciosa, de Caio Rennery. Ele custa R$ 8,00 e é um ótimo livro pra quem gosta de ficção científica com uma pegada apocalíptica. Eu particularmente nunca fui fã de coisas pós-apocalípticas, mas eu adorei esse livro que por acaso foi escrito por um grande amigo meu.

Então é isso gente! Eu já li 3 livros no celular usando estas dicas e pretendo ler mais. Se vocês têm alguma dúvida que eu não esclareci no texto, não esqueçam de deixar um comentário para que eu possa tentar ajudá-los. Se eu ajudei de alguma forma, compartilhe sua experiência comigo! :)

--

--

Johnnie Brian
GeekExpresso

Meu nome é Johnnie. Escrevo sobre cultura pop. “Geek” não me define, mas é o termo mais próximo. hehe