Minecraft Dungeons: Os Problemas do Seu Multiplayer

Johnnie Brian
GeekExpresso
Published in
4 min readJul 27, 2020

Minecraft Dungeons não é um jogo ruim. A sua ambientação, gráficos e histórias deixam o jogo realmente polido e “redondinho”. Por ser baseado em uma franquia que domina o mercado de games há mais de 10 anos, ele é uma grande oportunidade para as pessoas que desconhecem o gênero dungeon-crawler.

Contudo, hoje não estou aqui para falar tão bem do jogo. Há problemas que acabam ficando mais perceptíveis, pelo contexto no qual o jogo foi lançado e justamente por se tratarem do multijogador, que está prejudicando a possível relação que os jogadores poderiam ter entre si neste momento tão delicado que é o de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus.

Imagem: Divugação

Eu nunca fui jogador de um dungeon-crawler. Talvez seja porque eu nunca soube que existia um gênero dedicado a esse tipo de jogo que geralmente é classificado como “RPG de Ação”. Foi só recentemente com Children of Morta que tomei noção de que estava jogando, além de um rpg, um dungeon-crawler. Sei que esses jogos por si só são desenvolvidos para um jogador, mas alguns também são pensados no multijogador, seja ele local (usando o mesmo PC ou console para jogar) ou online. Eu devo dizer que a minha pequena experiência consciente com dungeon-crawlers me provou que jogar com alguém, mesmo que essa pessoa esteja longe, online, deixa tudo mais divertido; ainda considero, particularmente, que é outro nível quando você pode jogar com alguém ao seu lado.

É nesse sentido que Minecraft Dungeons deixa as coisas um pouco complicadas…

1. CROSSPLAY/MULTI PLATAFORMA

O FAQ do game deixa claro que, no futuro, haverá a possibilidade dele ser jogado entre plataformas, ou seja, uma pessoa que joga no Nintendo Switch, poderá jogar com quem tem um PC, PS4 e Xbox, e vice-versa. Mas é realmente frustrante que tenhamos no mercado jogos que foram lançados já com a multiplataforma, e que precisam carregar um mapa grande, como é o caso de Call of Duty: Warzone, e que um game relativamente mais leve, como Minecraft Dungeons, não venha com esse recurso durante seu lançamento.

2. MULTIPLAYER LOCAL NO PC? SÓ COM 2 CONTROLES!

É isso mesmo que você leu: no PC, o jogo não pode ser jogado por duas pessoas caso você não tenha dois controles. A Monjang Studios ainda não deu nenhuma esperança quanto a isso, então o que se espera é que continue assim. Para mim, isso é um ponto extremamente negativo. A jogabilidade no teclado e mouse não é ruim, é um game realmente otimizado para esse tipo de “controle”. O que me deixa triste é o fato de que muitos gamers de PC possuem apenas um controle, já que alguns jogos são melhores nos joysticks/gamepads e caso você queira jogar Minecraft Dungeons com alguém, vai de fato precisar de dois controles, o que não faz o menor sentido. É uma lástima, visto que jogos como Overcooked já trazem um multiplayer usando o mesmo teclado, podendo ser jogado por 4 pessoas usando dois teclados ou até mesmo 2 pessoas com 1 controle. Não possibilitar que o game seja jogado de forma local com teclado+mouse e controle, certamente deve ter impossibilitado que muitas pessoas jogassem juntas, em casa.

Imagem: Divulgação

3. LOCAL OU ONLINE, NÃO OS DOIS.

Assim como o crossplay, esse é um tipo de problema que tem uma solução prometida. Mas também não deixa de ser frustrante, já que é um game que permite até 4 jogadores. No momento do seu lançamento, poderia ajudar a conectar mais pessoas. Porém, há uma pequena solução para quem joga no PC, mas devo salientar que só funciona se todos os jogadores usarem controles:

Parsec: é mais ou menos um serviço de “streaming de multiplayer local de jogos”. É meio complicado, mas tentarei explicar: basicamente, uma pessoa transmite a sua tela de desktop para outra, que, dependendo da conexão de internet das duas, consegue ver a tela e tudo mais em tempo real. O Parsec conecta o controle da pessoa que está recebendo o “sinal” da tela no computador da pessoa que está transmitindo, assim, possibilitando que ela jogue como se estivesse jogando o game de forma local.

Esse método também funciona caso alguém não possua acesso ao jogo ou até mesmo caso o seu computador não atenda os requisitos mínimos. Basta ter um controle.

4. NÃO-COMPARTILHAMENTO DE ITENS

Esse não é bem um problema que impossibilita que as pessoas se conectem, mas é um que acho que, para o fator de gameplay, não precisava existir. No multiplayer do jogo, os itens são dropados dos baús como “espólios reservados”, o que significa que cada item é destinado a um jogador. Isso é realmente estranho, já que seria interessante que num jogo cooperativo, os recursos fossem administrados pelo grupo, e não impostos pela programação do jogo. Em Children of Morta, apesar do jogo não ser focado no multiplayer, isso funciona muito bem. Porém, devo dizer que a presença de classes de rpg em Children of Morta é bem mais explícita do que em Minecraft Dungeons, então, talvez, o não-compartilhamento de itens esteja atrelado à uma mecânica de classes menos incisiva, já que usar tipos de equipamentos diferentes faz parte do game.

E você? Já jogou ou está jogando Minecraft Dungeons? Não se esqueça de compartilhar sua opinião e interagir nos comentários :)

--

--

Johnnie Brian
GeekExpresso

Meu nome é Johnnie. Escrevo sobre cultura pop. “Geek” não me define, mas é o termo mais próximo. hehe