Protagonismo na sua jornada profissional

Randerson Melville
Geekie Educação
Published in
4 min readDec 11, 2023

Hoje, uma das características fundamentais para alcançar o sucesso na carreira é assumir o papel de protagonista. Mas o que significa, de fato, ser protagonista?

Ser protagonista é ter o controle da própria carreira, tornando-se o condutor ativo do seu desenvolvimento e realização profissional. Envolve não apenas tomar decisões, mas implementá-las efetivamente.

Num determinado período da minha trajetória profissional, eu acreditava que a responsabilidade pelo meu avanço estava nas mãos da empresa e dos líderes que me orientavam. Contudo, ao longo do tempo, comecei a perceber alguns indícios preocupantes:

  • Sensação de estagnação;
  • Dificuldade em progredir profissionalmente, seja em termos de promoção ou reconhecimento;
  • Aumento da Síndrome do Impostor.

Assim que comecei a perceber esses sentimentos, comecei a buscar mais sobre evolução profissional e foi quando comecei a entender que a pessoa que deveria ser responsável pela minha evolução pessoal e profissional era eu mesmo.

Até hoje uma frase me impacta bastante:

Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Lewis Carrol — Alice no País das Maravilhas

Muitos cursos e artigos acabam utilizando essa frase, que foi escrita por Lewis Carrol no filme Alice no País das Maravilhas. Ela destaca a importância de ter clarez em relação aos objetivos e direção na vida, incluindo a carreira.

Ser protagonista na carreira implica em ter um propósito, definir metas claras e trabalhar ativamente para alcançar esses objetivos. Sem um plano bem definido, você pode acabar aceitando oportunidades que não contribuem para seu crescimento ou que não estão alinhadas com suas metas profissionais.

Assim, comecei a fazer alguns questionamentos:

Para onde eu quero ir?

Quais são meus objetivos de vida e profissionais?

Estou me sentindo feliz onde eu estou?

Após começar a entender esses questionamentos, vi a importância de você ter muito claro a direção para onde você quer ir.

Qual o papel da liderança nesse processo?

Lembre-se que a carreira é sua, então você é o principal responsável por cuidar dela. Dessa forma, a pessoa líder vai atuar como um orientador para te apoiar e empoderar, fornecendo feedbacks construtivos, removendo obstáculos e contribuindo para sua evolução.

Ao me tornar líder, observei que muitas pessoas enfrentavam dificuldades em cuidar de suas carreiras. Como resposta, comecei a sugerir práticas simples para proporcionar clareza sobre o caminho profissional.

Prática 1 — Auto-Conhecimento

Antes de tudo, é necessário você se conhecer. Para isso, basta fazer aqueles exercícios simples mas que geram bastante valor:

Quem sou eu? De onde eu vim e para aonde quero ir?

Quais meus pontos fortes? Cite pelo menos 3.

Quais meus pontos de melhoria? Cite pelo menos 3.

Respondendo a essas perguntas, você começa a ter mais clareza em pontos importantes sobre você.

Uma idéia é criar um mapa mental para facilitar:

Exemplo de um mapa mental

Caso tenha interesse, pode utilizar o link abaixo como referência para a construção do seu mapa mental:

https://www.mindmeister.com/2874410527/6-fases-de-um-pdi

Prática 2 — Planejamento

Após ter feito um exercício de auto-conhecimento, vem a etapa de planejamento.

O que pode ajudar nesse momento é realizar um planejamento de 6 meses que responda as seguintes perguntas:

"Onde quero estar daqui a 6 meses?"

“Quais são as metas específicas que posso estabelecer para alcançar esse objetivo em seis meses?”

“Quais passos práticos posso dar para progredir em direção a essas metas?”

“Como posso superar eventuais desafios que possam surgir durante esse período?”.

Utilize o mapa mental que você fez na etapa anterior como guia para a criação do planejamento.

Prática 3 — Acompanhamento

Feito o planejamento, agora vem a parte de acompanhar. Esse planejamento é vivo então pode ser modificado a qualquer momento, o importante é garantir que você esteja de fato conseguindo evoluir. Por isso a importância de você criar ações de planejamento que sejam curtas.

A prática de acompanhar o planejamento na carreira é de suma, importância para garantir a eficácia e o progresso contínuo em direção aos objetivos estabelecidos.

Acompanhar o plano proporciona uma visão clara do que foi conquistado, identifique desafios potenciais e realize ajustes conforme necessário.

Esse processo de monitoramento não apenas ajuda a manter o foco, mas também permite a avaliação realista do desenvolvimento, fornecendo a oportunidade de celebrar conquistas, aprender com desafios e adaptar estratégias conforme as mudanças no ambiente profissional.

Prática 4 — Feedback

Compartilhar seu plano de crescimento de carreira com o seu ou sua líder é crucial para demonstrar protagonismo na trajetória profissional.

Essa prática não apenas alinha expectativas e fortalece relacionamentos, mas também proporciona feedback construtivo, facilita a identificação de oportunidades alinhadas com metas individuais e contribui para o desenvolvimento de uma cultura organizacional que valoriza o crescimento profissional.

Ao comunicar abertamente seus objetivos, você não apenas recebe suporte mais direcionado, mas também constrói uma relação de confiança, essencial para o sucesso contínuo na carreira e na colaboração eficaz dentro da equipe e da organização.

Iniciando com essas 4 práticas, você começa a se tornar protagonista da sua carreira, pois dessa forma você consegue deixar claro onde você está, onde quer chegar e como está indo o seu plano.

Lembre-se que o processo de ser protagonista da sua carreira é contínuo, então mantenha a constância.

--

--