Do tradicionalismo à inovação: minha história com a Genial Care

Gabriela Bandeira
Genial Care
Published in
8 min readMay 19, 2022

Por Gabriela Bandeira

Há alguns anos, o termo startup passou a ficar cada vez mais conhecido — dentro e fora do berço do Vale do Silício, o de algumas das maiores startups do mundo todo. E esse fenômeno de empresas iniciantes que um modelo de negócios repetível pode ser apresentado e escalável até aqui no Brasil, onde já temos empreendimentos como 99, Gympass, Nubank e Genial Care .

É desta última empresa que quero te contar nesse texto. Com um modelo de negócio que está chamando a atenção para o cenário do autismo do Brasil, a Genial, iniciou seus trabalhos em 2020 e hoje tem uma clínica que promove o atendimento diretamente à criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em casa, por meio da intervenção ABA, fonoaudiologia e terapia ocupacional e também o treinamento de pessoas cuidadoras online, usando um aplicativo para celular e ferramentas já conhecidas, como Zoom e WhatsApp.

Mas, muito além de uma iniciativa inspirada que parte do nosso fundador, Kenny Laplante, em querer mostrar a todas as famílias que convivem com o autismo no país que todas as crianças têm a capacidade de aprender e atingir seu potencial. Hoje a Genial é o sonho de mais de 40 pessoas — número que só cresce a cada semana — e eu sou uma delas. Essa também é a história de como eu saí de empresas tradicionais para trabalhar, pela primeira vez, em uma startup.

O jeito tradicional de trabalhar

Via de regra, sempre que a gente procura uma colocação profissional, entendemos que estamos fadados a um modelo de negócios tradicionais. Ou seja:

  • Hora marcada para entrar e sair (o famoso “bater o cartão”);
  • Trabalho 100% presencial — o que em cidades como São Paulo pode exigir mais de duas horas de deslocamento entre uma região e outra;
  • Hierarquia vertical (o chefe, você obedeceu e assim sucessivamente até que, talvez, você se torne o chefe. Mas a ideia é que sempre vai ter alguém acima de você);
  • Pouco crescimento (muitas vezes da empresa como um todo, mas na maioria delas, pouco crescimento profissional para você).

Para deixar claro, minha intenção não é crítica a forma como outras empresas funcionam. Existem razões para que elas atuem dessa maneira. E ao longo de nossa história, foram sendo definidos como modelos e propostas que visam garantir dos funcionários — ou colaboradores, termo que atualmente se usa muito para conferir um caráter mais humano no papel de cada um dentro da empresa e tratar mais construtiva a relação de trabalho.

Parte de toda essa estrutura que ganhou forma a cada ano da Consolidação das Leis de Criação de Trabalho (CLT), em 194.

  • Carteira de trabalho assinada;
  • Direito a férias;
  • Direito ao 13º salário;
  • Benefícios como vale transporte ou vale refeição;
  • etc.

É assim que muitas pessoas trabalham e muitas empresas funcionam, e tudo bem. Mas, como lá falei no início, o fenômeno das startups está cada vez mais comum aqui no Brasil e hoje é possível conhecer um modelo de trabalho diferente, que oferece mais flexibilidade e oportunidades de crescimento.

O estilo startup

Quando a gente fala em estilo startup, uma das primeiras referências que vêm à mente de todo mundo é Google . Pessoas descoladas que podem trabalhar dentro do escritório ou jardim, comida à vontade, horário, possibilidade de levar seu pet ao trabalho e muita — eu disse muita — tecnologia envolvida.

De fato, não estamos errados em pensar assim. Lá atrás, em 1998, a Google — pois aqui estou falando da empresa — poderia ser considerado uma startup. Ela apresentou um modelo de negócios repetível e escalável por meio da tecnologia. A ideia central dos criadores, Larry Page e Sergey Brin, foi otimizar os motores de buscas já existentes e apresentar resultados mais relevantes para os usuários.

Hoje, a Google é uma multinacional que em 2018 já tinha mais de 85 mil funcionários cujo buscador já virou até verbo e referência — “Vamos dar uma Googlada?” — e agora é apenas mais um entre os muitos produtos que a empresa oferece: gmail, planilhas, planilhas, mapas, calendário etc etc.

Esse crescimento rápido e ágil é uma das características comuns nas startups. De fato, como bem lembra nosso líder de tecnologia, Murilo Capanema, a principal diferença entre uma empresa tradicional e uma startup é o crescimento — ou crescimento — como a gente gosta de falar. Muitos dos termos a origem vêm do inglês, justamente porque as startups são norte-americanas.

Além disso, também falamos de mais liberdade de decisão para os funcionários e de uma hierarquia horizontal e que permite um sentimento de colaboração de todos em toda a equipe. Parece história pra boi dormir, né? Mas, se você tiver tempo e interesse, minha indicação é que leia “A regra é não ter regras”, escrito pelo CEO da Netflix, Reed Hastings, com comentários de Erin Meyer. Nele, você encontra muitas histórias assim.

Claro que quando cheguei na Genial Care, eu ainda não sabia de nada disso. Em março de 2020, eu estava embarcando em uma nova aventura que me despertaria para um totalmente novo de desempenhar meu trabalho. É sobre isso que quero te contar.

Quando a Genial Care aconteceu

A primeira vez que ouvi falar sobre Genial Care foi em março de 2019, quando eu completei sete anos ando e trabalhando com autismo. Depois de ler um artigo que escrevi sobre o autismo e o autismo para a Revista Autismo — o Kenny me enviou um e-mail explicando que era dos Estados Unidos e, depois de um trabalho na área de investimentos em Saúde focada no autismo empresas por lá, queria fundar a própria empresa no Brasil.

Logo na nossa primeira conversa por telefone, ele me falou sobre como o cenário de autismo aqui era o mesmo dos EUA atrás 10 anos. Aliás, consegui analisar o que disse depois que vi o gráfico que ele tinha criado para uma apresentação aos possíveis investidores Genial.

Conversa encerrada, não recebi mais notícias do Kenny até dezembro do mesmo ano. Nessa época, ele retomou o contato, me apresentou o site do Genial e me compartilhar para colaborar com artigos para o blog. Depois de alguns meses, em março, firmamos um novo compromisso: eu agora era Líder de Comunidade na Genial Care . Uma empresa que, contando comigo, tinha três funcionários (o CEO e o Líder de Produto) e receberia um aporte de R$ 5 milhões em uma rodada de liderança pela Canary — firma de Venture Capital para startups em estágio inicial.

Outro dia, me pediu que desistisse de que eu estava pensando quando as empresas em empresas tradicionais foram estruturadas para me arriscar e já bem desistiram de uma empresa com outras pessoas que eu acabaria de conhecer. Resposta: eu não tinha nada a perder. De maneira geral, eu me senti estagnada profissionalmente.

Agora, além de poder trabalhar com um assunto que gostava, eu começava uma nova realidade. Dia após dia, participava de reuniões que não tinha horário para acabar, escutava termos novos que eu nunca ouvi falar e aprendi uma forma de trabalhar, mais colaborativa e podia sentir o quanto as pessoas tinham o trabalho ao meu redor acreditavam em mim e no meu.

Esse tempo pequeno, aliás, não levou nada a decolar. De repente, somos seis, sete, 14, 20 e por aí vai… Eu diria que hoje somos 40, mas com certeza vai ser ainda maior. Tudo isso faz parte de uma das características que falei lá em cima sobre startups: o crescimento acelerado sobre startups .

No entanto, antes de chegarmos ao tamanho atual do nosso tempo, demos um passo para mais uma etapa importante que difere a empresa tradicional das startups: a criação da nossa cultura.

Uma cultura tão genial quanto o nome

“As boas equipes são aquelas está que cada sabe aonde indo e faria qualquer coisa para chegar lá”, escreveu um ex-líder de Talentos da Netflix, Patty McCord, em seu livro Powerful: como construir uma cultura corporativa de liberdade e responsabilidade . E mesmo no início da Genial, quando ainda éramos um tempo pequeno, essa era uma das nossas maiores preocupações. Poucos a pouco, recrutam talentos para criar um processo de recrutamento e contratação de pessoas para criar também o nosso primeiro produto — um serviço de treinamento parental focado nas famílias.

Era que cada pessoa sabia o que era indispensável, que esperávamos dela, recebesse feedbacks assertivos e se sentisse seguro para contribuir com todo o tempo. Internamente, já temos um modelo de trabalho que tomamos cuidado com cada um de nós a respeito e começam a começar. Mas como podemos colocar isso no papel e dar início à nossa cultura?

Assim, definimos os três pilares de uma cultura genial :

  • Falamos a verdade
  • Escutamos ativamente
  • Subimos a barra

Embora cada um seja autoexplicativo, acho legal trazer pontos que ajudam a entender melhor como eles funcionam no nosso dia a dia de trabalho:

Falamos a verdade

Ao contrário do que dizer em algumas empresas, não é verdade às pessoas de forma respeitosa e honesta. Falar a verdade é uma maneira única de garantir que a equipe confia em você e na interpretação. Por aqui, as pessoas aprendem isso cedo e construímos essa cultura em cima do Radical Candor — um framework que tem como objetivo desenvolver as relações entre as quais se trabalha, e os melhores resultados.

Escutamos ativamente

A escuta é uma ferramenta de aprendizado importante para todos nós nas nossas relações. De fato, “podemos dizer que a escuta envolve um contrato, cuja cláusula é o acolhimento”, como descrevem os autores Cláudio Thebas e Christian Dunker no livro O palhaço e o psicanalista: como os outros podem transformar vidas. Aliás, esse é um assunto tão importante que ler juntos esse livro, com alguns membros da Genial.

Mais que isso, a escuta ativa e verdadeira faz parte do nosso dia a dia. É assim que momentos que são importantes são importantes em seus outros, nos ajudam de bem-estar e auto para o nosso tempo e colocamos em ação a nossa prática de trazer seu eu para o trabalho (traga todo seu eu para o trabalho) .

Subimos a barra

Mais uma vez: o crescimento é importante para todas as startups. E aqui também falamos do pessoal e profissional de cada um. Quando subimos a barra em nosso aprendizado, e reforçamos o nosso tempo cada dia com os outros aprendizados e diários.

Obviamente, definir a cultura da empresa é apenas o primeiro passo. É preciso realmente integrá-la e garantir que cada membro do tempo entende e aplica no dia a dia. E aqui, temos todos os diários que precisam ser feitos. Com a chegada do time dos integrantes do time de People, isso ficou ainda mais fácil.

Por fim, trabalhar em uma startup, depois de passar por tantas empresas tradicionais é um enorme desafio. Mas me sentir plena, acolhida na vida pessoal e profissional e ter a oportunidade de aprender com pessoas incríveis enquanto mudamos o cenário do autismo no Brasil me inspira a ser 1% melhor a cada dia que passa . Só tenho a agradecer por cada passo na jornada que me trouxe até aqui. E agradecer a Genial Care e todos os seus membros (70% composto por mulheres — ea gente sabe o quanto isso também é difícil de encontrar) — inclusive os que ainda vão chegar — por toda essa construção.

--

--