Integrante do Gepes defende Tese de Doutorado em Educação

Junior Centenaro
GEPES / UPF
Published in
3 min readAug 3, 2021

Defesa do Professor Evandro Consaltér foi realizada na tarde do dia 03 de agosto em ambiente virtual.

O professor Evandro Consaltér, na tarde do dia 03 de agosto, realizou a defesa da Tese de Doutorado em Educação na linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. A pesquisa de Evandro versa sobre “a indefinição das fronteiras entre o público e o privado na educação básica: da liquefação progressiva da ideia de escola republicana e do conhecimento como um bem comum à necessidade de instituição dos comuns da educação.

Evandro sustenta em seu escrito a tese da ocorrência de um processo lento e gradual que vem provocando a indefinição das fronteiras entre o público e o privado na educação básica e como consequência a liquefação progressiva da ideia de escola republicana e do conhecimento como um bem comum. Esse processo materializa-se, sobretudo, por distintas políticas educacionais e diferentes formas de privatização da educação básica, impulsionadas pelo neoliberalismo educacional e pelo desejo de conceber a educação enquanto um grande mercado. Diante desse cenário, a compreensão sócio histórica de escola pautada por um ideal de caráter republicando, com uma concepção de educação para todas as crianças intrinsicamente de valor igual, abre espaço para uma concepção que prioriza a performance individual das escolas e dos alunos,para processos de diferenciação e hierarquias, de canalização, seleção e exclusão.

Como resultados da pesquisa, o pesquisador aponta que o discurso capitalista consome tanto os recursos naturais como as formas institucionais simbólicas, como a escola. Dessa forma, frente a esse processo de “dessimbolização da escola”, a perpetração do setor privado na educação pública, em seu passo seguinte, contribui para promover a liquefação da instituição escolar, não para fazê-la desaparecer, mas para dominá-la. Diante deste contexto, indica a Educação para a Cidadania Global e a descolonização do currículo como possíveis caminhos para a instituição dos comuns da educação e a defesa de uma escola enquanto direito público, igual para todos, indiferentemente de classe social, de cor, de espectro político e religioso.

A orientação da pesquisa foi realizada pelo Prof. Dr. Altair Alberto Fávero e a banca avaliadora foi composta pelos professores/as: Dr. Abdeljalil Akkari (Université de Genève- Unige); Dra. Daniela de Oiveira Pires (UFPR); Dra. Lidiane Limana Puiati Pagliarin (UFFS); Dr. Angelo Vitório Cenci (UPF); Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (UPF). Em razão dos cuidados relativos a Covid-19, a banca ocorreu em ambiente virtual e foi acompanhada por colegas, familiares e amigos do doutorando.

Após o exame do texto e da apresentação, a banca aprovou a tese, parabenizando o qualificado trabalho desenvolvido pelo pesquisador, salientando que se constitui como uma produção original e de grande contribuição para o campo da pesquisa em educação e para os debates sobre a educação como bem público.

O Gepes se alegra em compartilhar esse momento com Evandro que é um dos coordenadores do grupo de pesquisa e deseja muita inspiração ao novo doutor em educação!

--

--

Junior Centenaro
GEPES / UPF

Doutorando em Educação PPGEdu/UPF — Pesquisador GEPES -UPF