Pesquisadora do GEPES/UPF defende Tese de Doutorado

Bianca Possel
GEPES / UPF
Published in
2 min readJun 7, 2019

Na manhã desta sexta-feira (07), a doutoranda Roberta Cajaseiras de Carvalho defendeu sua Tese de Doutorado, intitulada “Teoria da complexidade como referencial espistemológico na pesquisa em política educacional no Brasil: análise sobre o estado atual e seu potencial interpretativo para os estudos do campo”.

A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores:

Prof. Dr. Altair Alberto Fávero (UPF) — orientador

Profa. Dr. Jefferson Mainardes (UEPG)

Prof. Dr. Leandro Carlos Ody (UFFS)

Prof. Dr. Telmo Marcon (UPF)

Profa. Dra. Carina Tonieto (UPF)

Prof. Dr. Angelo Vitório Cenci (UPF)

Integrante do GEPES/UPF, Roberta desenvolveu sua pesquisa vinculada à linha de Políticas Educacionais, com o objetivo de analisar a utilização da Teoria da Complexidade como referencial espistemológico e seu potencial interpretativo nas pesquisas em política educacional no Brasil.

A perspectiva epistemológica, ancorou-se na cosmovisão histórico–racionalista de Bachelard; a posição espistemológica na teoria da complexidade de Edgar Morin; o enfoque epistemetodológico baseou-se na metapesquisa, sustentado pelo método dedutivo-analítico e por análise de conteúdo.

A metapesquisa analisou 47 artigos publicados entre os anos de 2014 e 2018 em periódicos científicos da campo da política educacional no Brasil.

A tese reforçou a importância do pluralismo para a fundamentação teórica das pesquisas em política educacional, da mesma forma, apresenta a ideia de que a teoria da complexidade é adequada aos estudos do campo, na medida em que oferece uma alternativa analítica aos tradicionais referencias do campo.

Por fim, a doutoranda apresentou alguns desafios para o campo: um esforço para a construção de grupos de pesquisa mais plurais e que promovam a transdisciplinaridade; a necessidade de assumir que os modelos informatizados são ferramentas importantes para análise profunda e contínua de sistemas complexos; a realização de mais metapesquisas, para analisar a inserção da temática “políticas educacionais” em investigações conduzidas por outros campos do conhecimentos.

Após a análise do trabalho, a banca examinadora recomendou a aprovação da tese, destacando sua qualidade, a sua relevância social e a consistência teórica e epistemológica. Parabéns a nova Doutora em Educação!

Escrito por Junior Centenaro.

--

--

Bianca Possel
GEPES / UPF

Mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo, graduada em Filosofia e colaboradora do GEPES-UPF