Pesquisadora do GEPES/UPF qualifica Tese de Doutorado

Evandro Consaltér
GEPES / UPF
Published in
2 min readNov 30, 2021

(Texto e fotos: Antônio Pereira dos Santos)

Na tarde dessa terça-feira (30/11), a doutoranda Flávia Stefanello qualificou sua Tese de Doutorado com o título “Vivências e teorizações que mobilizam os processos educativos desenvolvidos no Instituto Educar em Pontão/RS”.

Sob a orientação do professor Dr. Altair Alberto Fávero, a integrante do GEPES, Flávia desenvolveu sua pesquisa vinculada a linha de Políticas Educacionais, com o objetivo de identificar os principais conceitos da Educação do Campo que fundamentam a experiência educativa e a luta constante do MST.

A banca de qualificação foi composta pelos seguintes professores:

Prof. Dra. Lidiane Limana Puiati Pagliarin — (Universidade Federal da Fronteira Sul — UFFS)

Prof.ª Dr. Josimar de Aparecido Vieira — (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul — IFRS)

Prof. Dr. Eldon Henrique Muhl (Universidade de Passo Fundo -UPF)

Prof.ª Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (Universidade de Passo Fundo — UPF)

A tese apresentou a importância de se discutir e conhecer como uma escola, surgida dentro de um campo de disputas e lutas sociais se mantém atuante nos dias de hoje. A escola do campo neste movimento possui formas particulares de ensinar, que ao longo de todo o processo de luta, vem se consolidando e se tornando referência dentro dos movimentos sociais. Defende-se o Instituto Educar como um espaço onde a prática pedagógica é baseada na inter-relação entre teoria e prática e na produção coletiva e crítica do conhecimento. Por último, a banca fez as recomendações, apontando caminhos de qualificação da tese e também a importância da temática nos dias atuais.

--

--

Evandro Consaltér
GEPES / UPF

Doutorando em Educação (UPF), membro do GEPES/UPF