Reinício de atividades do GEPES/UPF em 2018

GEPES/UPF
GEPES / UPF
Published in
3 min readMar 16, 2018

Aos dezesseis dias de março, o GEPES/UPF retomou suas atividades acadêmicas na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo.

O primeiro encontro do ano iniciou com uma avaliação dos estudos e da produção científica do ano de 2017. Em seguida, os coordenadores Altair Favero e Carina Tonieto apresentam a produção coletiva Interdisciplinariedade e formação docente que foi publicada recentemente pela Editora CRV. A obra é proveniente dos estudos do segundo semestre de 2016 e do primeiro semestre de 2017, aonde o grupo de pesquisadores se debruçou em pesquisas sobre interdisciplinariedade. Há na coletânea, além dos estudos do grupo, uma série de participações com professores do México e da Argentina e de outras faculdades como a UNICAMP e a FURG. O livro pode ser adquirido diretamente com os participantes do grupo ou online neste endereço, também disponibilizamos mais informações sobre ele em outra postagem deste site.

Dando sequência, Evandro Consalter listou eventos importantes que o grupo poderia vir a participar, destacamos os seguintes:

- ANPAE 02/01 a 05/02 11 a 13 de abril UPF/Passo Fundo
- ANPED SUL 26/02 a 15/04 23 a 26 de julho UFRGS
- Seminário Internacional de Políticas — UFSM 04 a 08 de junho
- VI Colóquio Internacional de Educação 26/03 a 16/07
- Jornadas de matemática Até 15 de janeiro 02 a 04 de abril UPF/Passo Fundo
- SENID 2018 30/07/2017 a 30/11/2017 07/05 a 09/05 UPF/Passo Fundo
- Seminário Internacional de Educação — URI Frederico 01/05 a 20/06
- 8ª Conferência Clacso — Argenina 12/10/2017 a 12/04/2018
- VIII Congresso Iberoamenricano de Pegadogia — UNTREF

A tarde estendeu-se com a apresentação das estruturas de artigos sobre Bauman e a Educação, assunto estudado no semestre anterior.

Coordenadora Carina Tonieto no quadro “recheado” de possibilidades de produção

Seguindo um cronograma estipulado antecipadamente, Evandro Consalter e Altair Favero abriram os trabalhos da casa com o artigo de título provisório Peregrino ou turista: análise de dois modelos de formação docente a partir da metáfora de Bauman. Este artigo, como indica o título, trata de uma análise comparativa de dois modelos de formação a partir das ideias de Zygmunt Bauman. O primeiro compreende a formação como possibilidade de construção de uma profissão crítica, reflexiva e socialmente responsável. O segundo insere-se em uma sociedade de consumo, que compreende a formação como um produto de mercado, como algo que pode ser adquirido sem muito esforço e sofrimento e que é responsável por proporcionar algum tipo de realização pessoal. O objetivo do texto é responder a seguinte pergunta: Como e quando os processos de formação inicial e continuada de professores podem ser pautados pela ótica do peregrino ou pela ótica do turista?

O cronograma de encontros do grupo segue este até o presente momento:

27/4 apresentação de trabalhos por Carina Copatti e Debora; Rogério e Marcio G. Trevisol
11/5 apresentação de trabalhos por Lidiane Limana Puiati Pagliarin e Altair; Carmem e Munir
25/5 apresentação de trabalhos por Jones Soares; Ana K.
8/6 apresentação de trabalhos por Altair, Alcemira e Carina Tonieto.
22/6 apresentação de trabalhos por Lidinara e Altair; Marcos Antonio
28/6 apresentação de trabalho por Altair e Francieli Nunes da Rosa; Junior Centenaro e Altair.

Por último, um adendo aos pesquisadores que leem este post. Caso tenham interesse em participar do estudos e pesquisas colaborativas junto ao GEPES podem fazer contato através do e-mail gepes.upf@gmail.com. Será um prazer atende-los.

--

--

GEPES/UPF
GEPES / UPF

Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior