Geração CX
Published in

Geração CX

10 motivadores emocionais para se conectar com seus clientes

Nós sabemos a força que nossas emoções têm em comandar as nossas ações, não é mesmo? E não é diferente quando a gente entra em contato com uma marca, produto ou serviço. Sabemos bem como nos sentimos quando algum atendimento nos tira do sério ou quando somos surpreendidos. Por isso, quero compartilhar com vocês algumas dicas para levar em consideração na hora de criar uma estratégia para o seu negócio.

Segundo uma pesquisa da Harvard Business, realizada em 2015 com centenas de empresas que focaram estrategicamente nos sentimentos, foram identificados mais de 300 motivadores emocionais. Esses motivadores são gatilhos emocionais que fazem com que o seu cliente se identifique e se conecte com a sua marca. Esse estudo concluiu que, dentre todos os segmentos de empresa, existem 10 principais motivadores que afetam diretamente os clientes.

Mas lembre-se, isso não quer dizer que são os 10 únicos! É muito importante que você descubra os motivadores específicos do seu público e da sua marca. Ou seja, que você conheça os sentimentos e como os seus clientes se sentem, caso esses 10 não sejam suficientes.

  1. Ser diferente da maioria: projetar uma identidade social única, ser visto como especial, ser um destaque na multidão.
  2. Confiar no futuro: projetar o futuro como melhor que o passado, ter uma atitude mental positiva do que está por vir.
  3. Sensação de bem estar: sentir que a vida preenche as expectativas e que o equilíbrio foi atingido. Procurar uma condição livre de estresse, sem conflitos ou ameaças.
  4. Sensação de liberdade: agir independentemente sem obrigações ou restrições.
  5. Sensação de prazer: vivenciar o prazer e a empolgação de forma irresistível e visceral. Participar de eventos divertidos e empolgantes.
  6. Sensação de aceitação: Se unir a pessoas com os mesmo interesses ou que aspirem às mesmas coisas. Sentir-se parte de um grupo.
  7. Proteger o meio ambiente: Manter a convicção de que o meio ambiente é sagrado. Agir de modo a melhorar seu entorno.
  8. Ser a pessoa que quero ser: satisfazer o desejo de auto aperfeiçoamento contínuo. Corresponder às expectativas de sua autoimagem ideal.
  9. Sentir-me seguro: Acreditar que o que você tem hoje estará lá amanhã. Perseguir metas e sonhos sem preocupação.
  10. Ter sucesso na vida: Sentir que leva uma vida significativa. Descobrir valores além de posição financeira ou socioeconômica.

É importante que você como empresa comece a considerar as emoções na hora de criar uma estratégia. Por isso é fundamental mapear a jornada do cliente, entender os motivadores da marca e assim, traçar ações efetivas. Além de levar a sua empresa a um patamar mais alto, acaba sendo uma vantagem competitiva, e vai fazer com sua equipe entenda ainda mais o seu público.

E veja bem, nem sempre esses motivadores são percebidos pelos clientes, mas muitas vezes trabalhados no subconsciente.

Mas e aí, como descobrir os motivadores emocionais da minha marca? Como levantar os motivadores emocionais da minha empresa?

  1. Observe os dados de clientes que você já tem;
  2. Pesquise. Levante dados do setor, de mercado, de seus clientes, e tente levantar as emoções motivadoras da tomada de decisão do seu público, entenda bem essas emoções. Não assuma que você sabe tudo sobre o seu cliente apenas por conhecê-los. Lembre-se, é necessário identificar e testar esses motivadores, dessa forma é possível identificá-los;
  3. Analise os melhores clientes, eles vão te dar insights de como se sentem;
  4. Mapeie a jornada do cliente e identifique as emoções em cada etapa;
  5. Faça toda a empresa conhecer os motivadores emocionais da sua empresa.

As conexões emocionais estão altamente ligadas à jornada do seu cliente, e é a jornada que vai te dizer “onde” e “como” aplicar a sua estratégia de experiência e de marketing. As conexões emocionais mudam de acordo com cada etapa da jornada, por isso é uma mudança que afeta todas as áreas da empresa e exige uma mudança na forma de pensar. Um cliente que compra um produto se sente de uma forma diferente de quando ele vai usar este mesmo produto por exemplo, só aí já temos participação da equipe de vendas e de pós venda.

Concluímos que as pessoas gostam de se conectar com a marca, e por isso as emoções são um fator importante para impulsionar essa conexão.

E você, já fez um trabalho de mapeamento de jornada? Já pensou nos emoções dos seus clientes em cada etapa? Me conta, vamos conversar :D

--

--

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store