Como usar a roda das emoções de Plutchik no mapeamento de jornadas?

Alline Cabral
Geração CX
Published in
Nov 4, 2020

Já sabemos que as emoções comandam nossas ações, eu repito isso sempre, e por isso precisamos entender como essas emoções afetam a nossa tomada de decisão.

Ao mapear uma jornada de cliente, uma das etapas mais importante é ouvir as pessoas e através dessas entrevistas tentar transpor essas ações e sentimentos na jornada. Dessa forma conseguimos gerar oportunidades nos momentos corretos.

Por isso a roda das emoções pode ser uma aliada para identificar essas emoções de modo a compreender a complexidade de cada uma delas, e também, entender como elas podem ser influenciadas de acordo com a cultura e sociedade em que as pessoas vivem.

Quem foi Robert Plutchik

Em 1980, Robert Plutchik, um psicólogo americano, desenvolveu um modelo baseado na teoria da psicologia evolutiva das emoções. Segundo Plutchik, as emoções mudam e evoluem ao longo do tempo para que o ser humano se adapte ao contexto em que vive.

Entendendo a roda

Na roda encontramos oito emoções básicas, com maior e menor intensidade. A combinação de duas forma uma emoção composta ou secundária que na roda, gera 24 emoções. Plutchik classificou essas 24 em 3 díades diferentes, onde a terceira representa emoções menos frequentes.

As cores representam a intensidade, ou seja, as emoções se intensificam a medida que se movem para o centro da roda.

Como a roda pode nos ajudar?

  • Classificar e identificar as emoções de forma mais clara
  • Gerar empatia no entendimento das emoções
  • Entender que um sentimento pode desencadear outros
  • Identificar expressões emocionais

Você já conhecia a roda das emoções? O que achou dessa abordagem?

--

--