5 Razões Porque Frank Underwood Seria Um Bom Gerente de Produto

Em antecipação ao lançamento da 3ª temporada de "House of Cards", toda a nossa equipe foi eliminada nosso calendário social para sábado. Também pensei que seria divertido para explorar as maneiras Frank Underwood faria um bom gerente de produto.

Usamos a publicação de Ben Horowitz Good Product Manager/Bad Product Manager para pegar algumas características que definem um bom gerente de produto.

1. Frank Underwood tem o seu dedo no pulso de Washington DC

"Bons gerentes de produto não dão orientações informalmente. Bons gerentes de produto reunem informações informalmente. "

Antes de qualquer importante voto ou iniciativa, Underwood e sua equipe, pesquisam as partes relevantes para obter uma leitura inicial sobre a situação. Ele usa as informações para decidir onde concentrar o tempo e a energia de sua equipe.

2. Underwood trabalha para trás como Amazon

"Bons gerentes de produto pensam sobre a história que eles querem escrito pela imprensa."

Esta característica particular é exemplificada na aliança estratégica do Underwood com o repórter Zoe Barnes. Ele simultaneamente trabalha com ela para publicar informações confidenciais ou vazar fatos incriminadores sobre seus adversários para o grande público. Resultado: Underwood conta a história do jeito que ele quer.

3. Underwood sabe quando matar um produto

"Bons gerentes de produto concentram-se em resolver efetivamente os problemas do usuário e não em criar uma lista impressionante de recursos."

O Frank Underwood não deixa que a saudade ou arrependimento fiquem no seu caminho quando livra-se de recursos de baixa performance, em sua organização. Mesmo depois de investir muito trabalho para construir algo, ele sabe quando um recurso perde sua utilidade.

4. Underwood sabe jogar e vencer o jogo

"Bons gerentes de produto conhecem o mercado, o produto, a linha de produtos e a concorrência extremamente bem, e atuam a partir de uma base sólida de conhecimento e confiança."

Underwood é incrivelmente bem informado sobre os assuntos que ele quer aprovados e caminhando. Ele cerca-se rapidamente de seus aliados, ganhando confiança e impulso com a força de seus aliados, mas ele também reconhece a concorrência. Underwood é bem versado sobre o cenário competitivo e os vários instrumentos que tem à sua disposição para conseguir o que quer.

5. Underwood entrega

“Bons gerentes de produto definem claramente seus objetivos, o “o quê” (em oposição ao “como”) e gerenciam as entregas do o ‘o quê’ ”.

Desde o início, Frank Underwood é excepcionalmente ambicioso. Ele começa na posição de carrasco com o objetivo final de um dia se tornar presidente dos Estados Unidos. Ele permanece focado neste objetivo e encontra podres do passado de muitos políticos, deslizes, traições, e contra-tempos. Underwood pacientemente manobra seu caminho para a presidência após a renúncia incumbente de Walker no episódio final da 2ª temporada.

Enquanto Frank Underwood exemplifica inúmeras características fundamentais de um bom gerente de produto, ele também possui tendências de um gerente de produto ruim. Desta forma, ele não é muito diferente de nós - todos nós temos bons e maus hábitos.

A meta para qualquer profissional de produtos de alto nível deve ser de manter a objetividade quando se avalia o desempenho do seu produto ou processo. Só então você vai subirá na categoria “bom gerente de produto”, descrita por Ben Horowitz.

Este post foi publicado originalmente no blog de Wizeline.

--

--

William Oliveira
Gerente de Produto ou Product Manager

Head of Product Management na Genial Investimentos. Apaixonado por digital business, tech, cinema e comida italiana. E sou pai do Pedro!