Entendendo o Papel do Product Owner

William Oliveira
Gerente de Produto ou Product Manager
4 min readJun 23, 2014

--

Em minha busca por mais conhecimentos e habilidades para um bom gerente de produto ou product manager. Busquei ler também alguns livros, para adquirir mais conhecimento. Eu sempre fui muito empolgado e entusiasta das metodologias ágeis. Em uma lista do Quora, que indicava bons livros para gestão de produtos, encontrei a sugestão do livro "Agile Product Management with Scrum", de Roman Pichler. Procurei mais referencias e as mesmas foram muito positivas, por isso comecei a leitura. Como estou gostando muito da leitura, irei escrever alguns artigos, com base no que aprendi com o livro.

Nesse primeiro artigo quero esclarecer o papel do Product Owner no desenvolvimento de produtos ágeis.

O Papel

Segundo Ken Schwaber:

Product Owner é aquela única pessoa responsável por gerenciar o Product Backlog e garantir o valor do trabalho que a equipe realiza. Essa pessoa mantém o Product Backlog e garante que ele seja visível a todos.

É de responsabilidade do PO liderar o esforço para criação de um produto que atinja as expectativas desejadas e planejadas. Isso junta-se á:

  • Criação e a visão do produto;
  • Gestão do backlog do produto;
  • Planejamento da release;
  • Iteração de clientes, usuários e outros stackholders;
  • Gestão de orçamento;
  • Gestão de lançamento do produto;
  • Assistência e colaboração com time Scrum de desenvolvimento;

As características de um PO

Visionário e realizador — segundo o escritor Jonathan Swift: "Visão é a arte de ver as coisas invisíveis". O PO deve visualizar o produto final e comunicar essa visão com clareza.

Líder a participante da equipe — segundo Jack Welch, "Bons líderes de negócios criam uma visão, articulam-na, assumem-na apaixonadamente e dirigem-na incessantemente até o final".

Comunicador e negociador — O PO deve comunicar e negociar com clareza e eficácia. Ele deve ser a voz do cliente, deve entender as suas necessidades e requisitos, e transmitir para equipe de desenvolvimento. Isso muitas vezes irá incluir negociação do backlog e dizer não para as necessidades e requisitos que estejam fora da visão do produto.

Capacitado e comprometido — Deve ter autoridade suficiente e o nível certo de patrocínio da gerencia para liderar os esforços de desenvolvimento, alinhamento com os stackholders e tomadas de decisão. PO bem-sucedido é confiante, empolgado, vigoroso e confiável.

Disponível e qualificado — É importante para o PO ter tempo adequado para realizar suas atividades com qualidade e eficiência. Se ele estiver sobrecarregado o projeto atrasará e o produto final ficará abaixo do ideal. Ele também deverá conhecer os seus clientes, mercado, UX, boa escrita, gestão de orçamento e de pessoas. Sabendo lidar com equipes multidisciplinares.

Trabalho em equipe

O PO faz parte da equipe Scrum, conta com a colaboração do ScrumMaster e de seu time. O time é auto-organizado, multidisciplinar e pequeno. Nele deve conter todos os papéis necessários para que o produto ganhe vida. A parceria deve ser total e harmoniosa.

O PO sempre deve estar disponível para dar suporte ao time, deve estar presente. Um PO distante do time gerá lacunas no entendimento e distorção dos fatos.

O ScrumMaster e o PO devem ser complementares. O PO é responsável pelo "que" — a criação do produto — e o ScrumMaster é responsável pelo "como" — a construção do produto.

Trabalhando com clientes

Para criar um produto de sucesso é necessário o envolvimento do cliente, desde o início e iterativamente no processo de desenvolvimento. O feedback dos clientes desde a fase de prototipação é a maneira mais eficaz para o aprendizado continuo das necessidades do cliente e a consequência é um grande produto.

As pessoas não querem uma broca de um quarto, elas querem um furo de um quarto — Theodore Levitt

Trabalhando com grandes produtos

Quando se está trabalhando em grandes produtos, com vários módulos ou subsistemas, é ideal que tenhamos mais de um PO.

Nesse caso devemos uma estrutura simples. Um Chief Product Owner, e abaixo dele os POs. O ideal para termos um bom desempenho, qualidade e foco no produto, que cada PO cuide de no máximo dois módulos ou subsistemas do produto.

Concluindo

Roman Pichler, sugere que efetuarmos as seguintes perguntas para aplicar com sucesso o papel do PO:

  • Quem representa os clientes e usuários em sua empresa?
  • Quem identifica e descreve as necessidades do cliente e a funcionalidade do produto?
  • Quem lidera as atividades da visão e quem lidera as atividades que fazem a visão ganhar vida?
  • Que papéis são desempenhados pelo trabalho em equipe e pela decisão colaborativa?
  • O que seria necessário para implementar o papel do PO?

Deixem seus comentários, quero aprender mais…Grande abraço!!!

--

--

William Oliveira
Gerente de Produto ou Product Manager

Head of Product Management na Genial Investimentos. Apaixonado por digital business, tech, cinema e comida italiana. E sou pai do Pedro!