5 minutos com Joana Mortágua

Redação Geringonça Pt-Br
Geringonça Pt-Br
Published in
2 min readJun 26, 2018

Deputada do Bloco de Esquerda fala da união das esquerdas em Portugal e no Brasil

Joana Mortágua se apresenta como alentejana, marxista, fadisteira e deputada do Bloco de Esquerda (BE), na mídia social que aprecia informalmente, o instagram. Ela recebeu o Coletivo Geringonça Pt Br na sede do seu partido, em Lisboa, e falou sobre a geringonça portuguesa — a aliança entre as esquerdas — sua origem, seus limites. Formada em Relações Internacionais, com especialização em América Latina, conversou também sobre o Brasil. Em Portugal, Joana é uma das parlamentares mais atuantes nos movimentos contra o golpe em nosso país.

Com apenas 32 anos, a deputada do Bloco de Esquerda tem como companheira de Assembléia da República, Mariana Mortágua, sua irmã gêmea e também deputada do BE. Na sua casa, a política veio do berço: é filha de Camilo Mortágua, histórico ativista e revolucionário de esquerda de Portugal. Joana começou cedo na militância, em defesa dos direitos humanos e das mulheres. Aos 18 anos, filiou-se ao BE, participando na organização do Movimento Jovens pelo SIM, na campanha pela despenalização do aborto.

No parlamento, Joana Mortágua tem como temas de destaque a educação, o trabalho e a seguridade social. Em 2015, foi membro da comissão de negociações que veio a firmar a posição conjunta entre o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista, aliança que possibilitou garantir maioria para o governo socialista e a derrubada dos partidos de direita.

Por Catarina de Sousa e Celia Regina de Souza

--

--