Fado com samba

Redação Geringonça Pt-Br
Geringonça Pt-Br
Published in
2 min readJul 2, 2018
Adiana Calcanhoto. Foto: Leo Aversa para Jornal Expresso

Em Portugal, a música brasileira reina soberana nas rádios, nos restaurantes, nas lojas e até nas ruas.

Os brasileiros que vêm visitar, trabalhar ou morar no país da “Geringonça” se espantam ao perceber como os portugueses gostam da música popular brasileira. Tá ali, lado a lado com o fado. Na verdade, gostar não é o verbo exato para definir a admiração pela nossa música. Eles adoram! Graças aos céus, aqui nada de sertanejo — essa onda que tomou conta das rádios brasileiras. Sei que não é politicamente correto espinafrar o gosto musical alheio, mas pode-se lamentar.

Em Portugal quem reina soberana nas rádios, nos restaurantes, nas lojas e até nas ruas é a MPB: Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Bosco, Tim Maia, Jorge Benjor, João Gilberto, Bethânia, Gal Costa e, em menor escala, Ivete Sangalo e a popstar Anitta. Esta última foi sucesso no Rock’n Rio Lisboa há cerca de duas semanas.

Gilberto Gil foi o escolhido para fechar os festejos juninos de Lisboa, uma honra que não é para qualquer um, considerando a importância que os portugueses dão às suas festas do mês de junho. Chico Buarque fez apresentações no Porto e em Lisboa tudo “sold out”. Não esquecendo que a primeira versão buarqueana da belíssima canção Tanto mar é o segundo hino da Revolução dos Cravos de 1975; o primeiro é Grândola Vila Morena, da autoria do compositor português Zeca Afonso.

Impressiona como os jovens portugueses conhecem o nosso repertório de MPB. Conhecem as letras, a história de cada um e lamentam o estado de saúde de João Gilberto. As festas juninas são embaladas com músicas típicas portuguesas na mesma proporção que as canções brasileiras.

Para dar uma ideia da importância que tem nossa música popular no cenário português, a Universidade de Coimbra contratou Adriana Calcanhoto como professora visitante. E o jornal Expresso — um dos mais lidos daqui — veio com uma entrevista com a cantora e autora, onde ela fala de suas atividades, de poesia, da admiração dos brasileiros por Fernando Pessoa e do evento que participou na última sexta feira na tradicional (e badalada) Livraria Lello, na cidade do Porto.

Veja entrevista de Adriana Calcanhoto para o jornal Expresso.

É a MPB mostrando seu valor nas terras lusitanas.

Por Irene Nogueira de Rezende

--

--