O Partido Socialista de Portugal

Redação Geringonça Pt-Br
Geringonça Pt-Br
Published in
2 min readMay 10, 2018

O Partido Socialista é a principal organização de esquerda de Portugal e surgiu a partir da luta contra o regime de António de Oliveira Salazar, fundador e líder de um regime autoritário que vigorou entre 1933 e 1974, quando foi derrubado pela Revolução dos Cravos.

A origem na luta contra o salazarismo está marcada na fundação do PS. O partido foi oficialmente formado na cidade alemã de Bad Münstereifel, em 1973, por militantes exilados da Ação Socialista Portuguesa (ASP), uma organização criada em 1964 com o objetivo de organizar o movimento socialista português.

Uma figura central na história do Partido Socialista é Mário Soares, um dos fundadores da ASP e que serviu como o primeiro secretário-geral do PS.

A sigla tinha duas pastas importantes nos três primeiros governos provisórios formados no período pós-revolucionário pela Junta de Salvação Nacional, que assumiu o país após a derrubada de Salazar. Francisco Salgado Zenha era o ministro da Justiça e Soares ocupou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Neste período, Soares cuidou do processo de descolonização e ficou conhecido por defender a independência do que eram então províncias ultramarinas portuguesas na África — Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

O PS integrou também o quarto governo provisório de Portugal, mas acabou migrando para a oposição, condição em que se manteve nos dois últimos governos de transição.

A essa altura, o Partido Socialista era uma força política significativa e havia demonstrado no período pós-revolucionário um grande poder de mobilização.

Mário Soares foi o primeiro premiê de Portugal na chamada era dos Governos Constitucionais, inaugurada em 1976 e que dura até hoje. Em geral, o partido conta com cerca de um terço dos votos dos portugueses, tendo verificado suas maiores votações em 1995, 1999 e 2005 (quando teve entre 43% e 45%), e sua pior em 1985, quando ficou com pouco menos de 20% dos votos.

O Partido Socialista comandou o governo de Portugal entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985 com Mário Soares; entre 1995 e 2002 com Antonio Guterres; entre 2005 e 2011 com José Sócrates; e desde 26 de novembro de 2015 lidera o governo com Antonio Costa como premiê.

--

--