TANTO MAR em Lisboa

Redação Geringonça Pt-Br
Geringonça Pt-Br
Published in
2 min readJul 8, 2018
Cartaz da exposição criado a partir de original de Fernando Lemos, artista gráfico que se define como português do país que o fez, brasileiro do país que ajuda a fazer.

A rede do design Portugal Brasil em exposição, até 15 de julho

Da calçada portuguesa transformada em símbolo da bossa nova brasileira, às redes e rendas tão populares nos dois países, a exposição Tanto Mar, Fluxos Transatlânticos do Design traz uma malha de afinidades e influências entre Portugal e Brasil.

Na calçada símbolo de Brasil, a arte portuguesa. Praia de Copacabana no projeto anos 70 de Burle Marx. Foto de Bruno Veiga (2015).

Estão lá a “nossa” Carmem Miranda, a portuguesa brasileira com sua estética exagerada e a exuberância da Gabriela de Jorge Amado, na pele de Sonia Braga, primeira novela brasileira a passar em Portugal, 41 anos atrás.

A leveza e modernidade dos móveis brasileiros na arte do português, radicado no Brasil, Joaquim Tenreiro, a arte popular em cestaria e couro e a criação de designers de moda, com uma leitura contemporânea, também fazem parte desta exposição organizada pelo Museu do Design e da Moda de Portugal (MUDE), sob a curadoria de Barbara Coutinho (Portugal) e Adélia Borges (Brasil).

A exposição fica no Palácio dos Condes da Calheta, Rua General João de Almeida, 15. O palácio fica dentro do Jardim Botânico Tropical, uma atração especial a ser visitada também, pertinho do Mosteiro dos Jerônimos e dos famosos Pastéis de Belém.

Celia Regina de Souza

--

--