Image for post
Image for post
Photo by Stefan Steinbauer on Unsplash

Esse texto foi publicado muito antes na PM Letter. A Newsletter feita para PMs e pessoas que trabalham com produtos digitais. Assine e entre para um grupo de mais de 1550 pessoas. Eu adoro anotar coisas: reuniões, palestras e ideias. É um jeito de me conectar com o assunto e iniciar conexões com outros assuntos que conheço. Esse texto é uma dessas anotações. Você vai perceber que ele não está muito bem estruturado. Por isso, releve problemas com continuidade, typos, parágrafos com possíveis finalizações bruscas. Saiu direto do meu Bear, para a PM Letter.

Geralmente falamos muito sobre as empresas estruturarem vantagens competitivas para chegarem à uma posição estratégica e confortável no seu mercado, setor e indústria. Essas vantagens, pelo menos para mim, sempre se apresentam como “ataques” ou “ações pró-ativas” de empresas para chegarem mais rápido enquanto, de alguma forma, dificultam a jornada dos seus adversários. Contudo, pouco é falado sobre o que deve ser feito quando as empresas já chegaram num lugar privilegiado no mercado, tendo vantagens perante seus adversários. Como ela pode se manter naquela posição? Como ela pode criar dificultar a possibilidade de novos entrantes ou até mesmo neutralizar ações da concorrência a fim de defender sua posição atual? …


Image for post
Image for post

Engajamento e retenção são dois dos fundamentos mais importantes na construção e manutenção de produtos e serviços digitais. É muito fácil confundir o significado dos dois e principalmente definir quais usuários são engajados e quais são retidos.

Neste texto quero me focar em Engajamento e em um momento posterior, podemos falar melhor sobre Retenção.

Artigo publicado muito antes na PM Letter. A Newsletter feita para PMs e pessoas que trabalham com produtos digitais. Assine e entre para um grupo de mais de 1650 pessoas.

Antes de falar de engajamento, precisamos falar um pouco sobre entrega de valor

Engajamento e retenção são importantes pois é como você consegue construir um nível de lealdade e geração de hábito dos usuários em relação ao seu serviço/produto. …


Image for post
Image for post
Photo by NEW DATA SERVICES on Unsplash

As vezes algumas coisas precisam estar escritas para terem mais valor ou simplesmente para gerar alinhamento entre as pessoas. O achismo é um argumento comum no mercado de Produtos e isso está presente em todos os níveis da empresa, desde os C- Levels até a última ponta. Todos acham que sabem o que é melhor para o produto e principalmente para o negócio. Algumas pessoas estão certas, outras erradas, o problema é descobrir isso muito tarde.

Uma das causas desses problemas é a falta de clareza e alinhamento sobre os fundamentos que formam a base da empresa, que consequentemente irão determinar o futuro do Produto. …


Image for post
Image for post
Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

Esse é uma anotação que fiz na palestra da Mari Pezarini — COO da PrograMaria, feita em 08/09/2020, no Bootcamp de Startups da Liga Ventures e Tudux.

Assuntos abordados:

  • 3 Mitos sobre o problema da desigualdade de genero na tecnologia;
  • Por que isso importa ter mais mulheres?
  • Algumas boas práticas para startups e empresas aplicarem agora;


Esse texto foi publicado muito antes na PM Letter. A Newsletter feita para PMs e pessoas que trabalham com produtos digitais. Assine e entre para um grupo de mais de 1300 pessoas.

Semana passada rolou o maravilhoso Digital Product Week 2020. Um evento gratuito incrível sobre Produtos Digitais e Tecnologia produzido pelo pessoal da Tera.

Esse ano eles chamaram novamente o Marty Cagan, que fechou a primeira noite do evento com uma palestra chamada Product Management: the Good, The Bad and the Ugly.

Eu anotei partes dessa palestra. Quem já acompanhou eventos comigo, sabe que eu anoto palestras compulsivamente. Consigo absorver muito conteúdo assim e depois ainda serve para compartilhar, como estou fazendo agora. Por isso, por favor, não liguem se houver typos na escrita, além de algumas partes que podem ficar com sentido estranho, porque fui fazendo uma tradução simultanea de ingles para portugues enquanto o Cagan falava. …


Image for post
Image for post
Photo by Paweł Czerwiński on Unsplash

Esse texto foi publicado muito antes na PM Letter. A Newsletter feita para PMs e pessoas que trabalham com produtos digitais. Assine e entre para um grupo de mais de 1410 pessoas.

Transformação Digital. Essa buzzword ficou no mainstream durante muito tempo. Empresas procurando se reinventar com o intuito de virarem “empresas de tecnologia”. Obviamente, chega o momento que a vida real sacode o acampamento hippie e algumas das empresas têm a sensação de que não é só aplicar Agile para que a transformação digital acontecesse. Aliás, só as que sobreviveram à “transformação digital” fake é que podem perceber isso. …


Image for post
Image for post
Photo by Sean Pollock on Unsplash

Esse texto foi publicado muito antes na PM Letter. A Newsletter feita para PMs e pessoas que trabalham com produtos digitais. Assine e entre para um grupo de mais de 1300 pessoas.

Eu não sei de onde tiraram essa história de que Product Managers decidem direções de negócio. E sim, essa é uma afirmação polêmica e apenas retrata minha opinião (que pode mudar a qualquer momento, mesmo achando isso difícil).

Gestoras de Produto decidem a direção do produto, mas não do negócio. Product Managers são responsáveis por garantir a viabilidade do produto e a entrega de valor. Sobre o negócio, PMs no máximo ajudam com dados e argumentos que ajudarão os verdadeiros responsáveis pela decisão analisarem as opções e gerações de cenários para então bater o martelo. …


Image for post
Image for post
Photo by Moritz Mentges on Unsplash

Esse texto foi publicado muito antes na PM Letter. A Newsletter feita para PMs e pessoas que trabalham com produtos digitais. Assine e entre para um grupo de mais de 1300 pessoas.

O significado original da palavra disrupção foi dado pelo Clayton M. Christensen no artigo Disruptive Technologies: Catching the Wave. O significado é relacionada a como uma empresa pode usar a tecnologia para mudar um produto ou um serviço já existente, superando as empresas que anteriormente já estavam nesse mercado e que poderiam ser líderes no setor.

No artigo, o Christensen fala muito sobre como as empresas que inicialmente mudaram mercados, perderam o momento de disrupção, por estarem focados nos clientes e produtos atuais, não dedicando atenção necessária para criar novos produtos. …


Image for post
Image for post

Esse texto foi publicado muito antes na minha newsletter. Assine e entre para um grupo de mais de 315 pessoas.

O texto a seguir é uma anotação. Crua. Sem pretensão alguma de virar um artigo ou um capítulo de livro. É uma anotação feita para guardar uma ideia. Então, achei que seria legal compartilhar para você o que tenho ruminado nos últimos meses.

Quando falamos sobre Produtos, diretamente pensamos em algo físico, palpável, que você consegue usar e manipular com as suas mãos. Num mundo digital, isso complica um pouco, porque um Produto não necessariamente existe no mundo físico, ele é digital. Você pode até usar algo físico (celular) para usar algo digital (software). A partir daí temos o termo Produtos Digitais para tentar tangibilizar algo que tecnicamente não existe no mundo físico. Então, o termo Produtos Digitais serve mais como uma analogia para algo do mundo real… como acontece com quase tudo no mundo da tecnologia. …


Image for post
Image for post

Esse texto foi publicado muito antes na minha newsletter. Assine e entre para um grupo engajado de mais de 300 pessoas.

Um homem, de negócios, sério e muito inteligente entra em uma das salas do seu escritório em Nova York. A sala é da sua Coach pessoal (!). Ele começa dizendo: “- Quando eu cheguei a marca de 10 Bilhões, eu tive uma faísca de empolgação. Como se achasse uma nota de 20 dólares da calçada. E depois, nada. […] Tive um momento que vi a coisa toda, de cima, de dentro e de uma dimensão completamente diferente. Mas mesmo dessa perspectiva privilegiada, o que vi foi só feiúra. Talvez eu ainda não o tenha perdido, mas não houve nenhum sentimento de que tivesse vencido.

About

productoversee

Canal de dedicado à artigos sobre gestão de produtos web.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store