Como me apaixonei por aprendizagem baseada em projetos

O que aprendi durante sete anos usando Aprendizagem Baseada em projetos (Project-Based Learning) em experiências de aprendizagem voltadas ao desenvolvimento de competências técnicas, humanas e gerenciais.

--

Created by vectorpocket

Em final de 2012 eu tinha apenas dois anos de experiência docente em ensino superior, mas uma vontade enorme de fazer coisas diferentes. Então, o Guilherme Bertoni Machado que era coordenador do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Porto Alegre (na qual eu era docente naquela época), me passou o desafio de assumir uma disciplina que havia sido introduzida na reformulação curricular do curso.

Pela primeira vez desde o início da minha carreira docente eu poderia ter maior autonomia na construção de uma unidade curricular. Ela foi chamada de Projeto de Desenvolvimento e tinha como principal objetivo oferecer uma experiência de participação na concepção e desenvolvimento de projeto digital. Percebi nessa oportunidade a possibilidade de estudar mais a fundo metodologias ativas, especialmente Aprendizagem baseada em Projetos (Project-Based Learning), e aplicar o que estava aprendendo na prática.

Assim, em 2013/02 iniciei com as primeiras turmas e foram 7 anos à frente dessa unidade curricular. Foram 14 semestres, sendo 1 de planejamento e 13 de aplicação, desenvolvimento, aperfeiçoamento, validação, tentativas e aprendizados. Quase 30 turmas. Não tenho o número exato de alunos, mas fazendo uma projeção, mais de 500, certamente.

E por que estou contando isso?

Porque acho que essa vivência foi muito interessante, me trouxe muitos aprendizados, algumas conquistas e virou uma paixão. Embora já tenha compartilhado sobre isso em artigos acadêmicos, vídeos, palestras, workshops, acredito que pode ser bem legal deixar registrado aqui um aprofundamento do processo de estudo sobre metodologias ativas, da construção da unidade curricular, dos problemas enfrentados ao longo dos anos, das surpresas, do retorno positivo e de tudo o que foi produzido.

Começando por um resumo

Em final de 2018, essa prática conquistou o 1º lugar no Programa de Destaque Docente Senac RS na categoria Boas Práticas sendo selecionado entre mais de 300 práticas encaminhadas por docentes das unidades do Senac de todo o estado do Rio Grande do Sul. O vídeo a seguir tem 5 minutos e explica de maneira geral o desenvolvimento da prática.

Tendo em vista os preceitos da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos planejei a disciplina com alguns conceitos em mente:
a) desenvolvimento de competências não só técnicas e gerenciais, mas também humanas;
b) uso de dinâmicas de métodos ágeis da área de desenvolvimento;
c) me desafiar a ser uma orientadora do processo, dar autonomia aos alunos e encarar minha própria vulnerabilidade diante disso.

Então, por enquanto, é isso :)

Nas próximas semanas vou publicar uma série de postagens por aqui relatando diversos aspectos dessa experiência, indicando algumas referências e esperando poder aprender muito mais e trocar muitas ideias e experiências!

Soundtrack: Daft Punk — Harder, Better, Faster, Stronger 🎶

“Work it harder, make it better, do it faster, makes us stronger
more than ever, hour after, our work is never over”.

--

--

Aline de Campos
getsdone .: Experiências de Aprendizagem

consultora educacional; professora; doutoranda em informática na educação; mestre em comunicação e informação; bacharel em ciência da computação;