Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa

Seleção de três recursos que podem auxiliar na construção e condução de experiências de aprendizagem

--

Compartilho aqui três tecnologias que podem auxiliar em processos de planejamento, gerenciamento e desenvolvimento de aprendizagem ativa.

Photo by Marvin Meyer on Unsplash

Planejando experiências com Miro

Adoro recursos visuais e acredito que é sempre um ótimo reforço para aprendizagem. Faço uso o tempo todo para estudar, planejar aulas, organizar ideias e gerenciar a minha vida. Só que nem sempre a gente consegue andar com post-its e caderninhos para todo lado, então o Miro ajuda a digitalizar esse processo ;)

O que é o Miro?

O Miro é um whiteboard super flexível onde pode-se trabalhar de forma colaborativa em tempo real. É uma jeito de substituir post-its e paredes em uma dinâmica bem legal e online.

Fonte: https://miro.com/online-whiteboard/

Características gerais

A versão gratuita permite o acesso por quantidade ilimitadas de membros em um time, até 3 áreas de trabalho, acesso a diversos templates prontos e integração com outros recursos como Trello, Slack, Dropbox e etc.

As versões pagas oferecem recursos como maior quantidade de áreas de trabalho, criação de projetos, exportação em alta resolução, integração com editores externos, personalização, entre outros recursos mais avançados.

Aplicações

Professores podem usar no planejamento de suas aulas, criar cronogramas visuais, estruturar conteúdos de uma forma mais agradável, além de criar recursos para apoiar suas aulas.

Em qualquer nível de ensino, alunos podem usar a ferramenta para fazer brainstorm de ideias para um projeto, criar fluxos e diagramas explicativos, planejar atividades e construir processos analíticos que possam apoiar o desenvolvimento de conhecimentos e competências.

Desafios

O maior desafio parece ser a apropriação do uso da ferramenta. Embora a interface não seja complexa, requer um tempo de interação para conhecer todos os recursos e entender seu funcionamento e suas potencialidades.

Organizando e gerenciando com o Trello

Sabe aquelas coisas que quando você descobre que existe não consegue mais viver sem? Foi isso que aconteceu quando eu conheci o Trello em 2013 e ele faz parte do meu dia-a-dia e me ajuda na organização de tudo desde então ❤

Sobre o Trello

Foi lançado em 2010 e tem se tornando muito popular em diversas áreas. É uma ferramenta de gerenciamento que pode ser usada na organização dos mais diversos tipos de projetos. Ele funciona em uma estrutura de quadros, listas e cartões. Os quadros são as áreas onde se pode criar as listas que por sua vez vão receber os cartões com atividades/tarefas.

Fonte: https://trello.com/guide/create-a-board

Características gerais

Não existe um limite de listas, o que abre a possibilidade dos quadros serem completamente personalizados. Os quadros podem ser usados individualmente ou compartilhados entre vários membros. Por isso, o Trello é ideal para o gerenciamento de trabalhos em equipe, o que se ajusta complemente com metodologias como Aprendizagem Baseada em Projetos e esse é mais um dos motivos pelos quais eu adoro esse sistema.

Nos cartões, além de uma descrição, é possível associar etiquetas coloridas para categorizá-los. Essas etiquetas também são personalizáveis e muito úteis, inclusive na organização visual do seu quadro. Além disso, cada cartão pode ser associado a uma ou mais pessoas que fazem parte daquele quadro e ainda abre espaço para inserção de comentários para ampliar os debates decorrentes da realização daquela tarefa. Ainda permite adicionar anexos que podem ser inseridos a partir de seu computador ou associados ao Google Drive e outros recursos de armazenamento na nuvem. Pode-se estabelecer um prazo para a finalização daquele cartão no sentido de organizar cronologicamente as tarefas. Possui uma interface super prática e muito funcional com o efeito de arrastar e soltar os cartões em qualquer uma das listas e ainda reordená-los conforme a necessidade.

Para fazer o cadastro, pode-se optar pela autenticação utilizando uma conta Google, o que facilita muito o processo. Na versão web ainda é possível instalar extensões no Chrome que permitem a integração dos seus e-mails do Gmail com os cartões do Trello. Assim, você pode transformar facilmente e-mails importantes em cartões de tarefas no seu quadro. Além da interface web, o Trello está disponível em versão mobile.

Aplicações

O Trello pode ser usado para diversos processos. Desde a ideação até o gerenciamento de tarefas, pode-se aplicar a interface de quadro visual para uma melhor condução de projetos, sobretudo colaborativos. Na educação ele pode ser usado em atividades em grupo para mapeamento e divisão de tarefas, bem como em processos de aprendizagem baseada em projetos.

Desafios

Talvez o maior desafio seja a continuidade do uso da plataforma durante todo o processo de colaboração. Muitas vezes as equipes de trabalho deixam seu quadro pronto para uso, com toda customização necessária, mas no dia-a-dia de projeto acabam por esquecer de usa-lo corretamente. Por isso, faz sentido haver uma pessoa que fique responsável pelo acompanhamento.

Desenvolvendo com o Thunkable

Conheci o Thunkable através do meu amigo Guilherme Bertoni Machado e adorei! É uma ótima maneira de desenvolver conhecimentos em lógica de programação e fazer protótipos de ideias de aplicativos muito rapidamente :)

O que é o Thunkable?

Este é um ambiente virtual para programação em blocos, muito semelhante ao App Invetor criado pelo MIT. Este ambiente permite que qualquer pessoal possa desenvolver conhecimentos relacionados a programação de uma maneira facilitada usando conjunto de blocos capazes de prototipar aplicativos para as plataformas Android e iOS.

Características gerais

A sua versão gratuita permite a criação de ilimitados projetos, desde que sejam públicos e usem até 200 MB de espaço. Existe a modalidade de assinatura mensal ou anual que possibilidade a publicação de mobile web app, a criação de projetos privados e até 1GB de espaço disponível.

A plataforma é totalmente online e fazendo uso apenas do navegador web, sem qualquer necessidade de instalação de outros recursos. Pode-se usar um dispositivo móvel para fazer os testes de execução do aplicativo. A interface é simples e de fácil entendimento, existem dezenas de tutoriais e a documentação apresentada é muito boa.

Aplicações

Pode ser usado em diversos níveis de ensino de acordo com o objetivo pedagógico. Por exemplo, nas séries iniciais ou finais do ensino fundamental, pode-se usar no sentido de desenvolver processos de estímulo ao pensamento computacional explorando cada um dos pilares: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos.

No Ensino Médio já se pode voltar o seu uso para a construção de produtos derivados de aprendizagem baseada em projetos, de forma que os alunos possam prototipar suas soluções.

No Ensino Superior pode ser usado para introduzir conceitos de programação para público que não é da área de tecnologia.

Desafios

Enquanto professor se faz necessário ter noções de programação e explorar com antecedência a plataforma. Um questão a ser superada é que ainda não há tradução para o Português.

Mas, o principal desafio neste caso parece residir na possível resistência no desenvolvimento de raciocínio lógico para uso da programação em blocos. É importante que o professor entenda a potencialidade dos recursos presentes na ferramenta e possa construir experiências de aprendizagem de acordo com as necessidades dos alunos e objetivos pedagógicos.

Essas foram as minhas dicas de tecnologias digitais para aprendizagem ativa. Quais são as suas? ;)

--

--

Aline de Campos
getsdone .: Experiências de Aprendizagem

consultora educacional; professora; doutoranda em informática na educação; mestre em comunicação e informação; bacharel em ciência da computação;