Utilizando Moving Motivators para formação de grupos de alunos

Esse post é um cenário didático de uso dos moving motivators para formação de grupos de alunos.

Management 3.0

O Management 3.0 é um modelo idealizado por Jurgen Appelo que preconiza que o gestor (no caso o professor) busque o engajamento das pessoas, priorizando a sua motivação e felicidade.

Management 3.0 is not another framework, it’s a mindset, combined with an ever-changing collection of games, tools, and practices to help any worker manage the organization. It’s a way of looking at work systems.

Para saber um pouco mais sobre o modelo e suas 6 visões, este post é uma passo inicial bem interessante.

Moving Motivators

Uma das técnicas propostas no modelo são os Moving Motivators. Este conjunto de cartas aponta as 10 motivações intrínsecas que tem alto potencial de "energizar as pessoas" — uma das 6 visões do modelo — no contexto corporativo.

What is intrinsic motivation? According to Jurgen this is defined as people’s innate desires to do well and to have an eagerness for self-control and self-direction in accomplishing objectives. Successful intrinsic motivation is the result of the fulfillment of basic desires.

Com essas cartas uma série de dinâmicas foram propostas desde auto-reflexão, conhecer melhor uma outra pessoa, até uma tomada de decisão pessoal/estratégica.

De acordo com Agilebox as cartas tem o seguinte significado:

  • Curiosidade: “Tenho muitas coisas para investigar e pensar”.

Pessoas relacionadas a este motivador possuem grande aptidão para atividades de pesquisa, análise e investigação.

  • Honra: “Sinto orgulho de meus valores pessoais refletirem na forma como trabalho”.

Pessoas pertencentes a este motivador gostam de ser reconhecidas por suas condutas e virtudes. Estes elementos constituem fatores relevantes para automotivação.

  • Aceitação: “As pessoas ao redor aprovam o que eu faço e como eu sou”.

Ser aceito no ambiente onde está inserido é pré-requisito, sendo um forte fator motivacional.

  • Poder: “Há espaço suficiente para eu influenciar o que acontece ao meu redor”.

Neste motivador, as pessoas gostam de ser ouvidas ou que sua opinião seja respeitada, tenha relevância no ambiente de contexto. O valor de suas atitudes e opiniões é um fator motivacional fundamental.

  • Maestria: “Meu trabalho desafia minha competência, mas ainda está dentro de minhas habilidades”.

Os colaboradores sentem-se importantes através da valorização de suas competências, habilidades e aptidões. Sentem-se motivadas por desafios onde possam demonstrar estas capacidades.

  • Liberdade: “Sou independente dos outros com meu trabalho e minhas responsabilidades”.

O principal motivador é a liberdade que o ambiente e a equipe proporcionam para realização de atividades.

  • Relação: “Tenho bons contatos sociais com as pessoas no meu trabalho”.

Sociabilidade é a palavra que define o fator motivador. Também a aceitabilidade e bom relacionamento com os demais integrantes do ambiente onde estão inseridas são fundamentais para que essas pessoas sintam-se motivadas.

  • Meta: “Meu propósito na vida reflete no trabalho que faço”.

As pessoas são motivadas por atingimento metas alinhado ao propósito de vida. O atingimento destas metas traduz-se em orgulho pessoal e profissional.

  • Ordem: “Existem regras e políticas suficientes para um ambiente estável”.

Ambiente estável, regras e procedimentos definidos. Segurança, organização e estabilidade são as palavras chaves para este fator motivador.

  • Status: “Minha posição é boa e reconhecida pelas pessoas que trabalham comigo”.

A motivação é obtida através do reconhecimento da posição ocupada e prestígio alcançado.

Ainda de acordo com Agilebox:

Vale reforçar que cada pessoa pode pertencer a vários motivadores, podendo ser transitórios, mudar conforme o momento de cada indivíduo.

Também é importante não estabelecer rótulos, tarjas ou criar padrões específicos para cada motivador. Isto remove totalmente a capacidade motivacional que é justamente o objetivo desta ferramenta. Existem características e não classificações como sendo melhores ou piores.

Download das cartas disponível em:

Dinâmica

A dinâmica proposta de uso dos moving motivators para formação de grupos de alunos utiliza o site desenvolvido pela getsdone, consultoria em soluções educacionais, minha e da Aline de Campos.

O professor disponibiliza o link para os alunos, explicando que todos os motivadores são importantes no perfil pessoal/acadêmico de cada um. Pede para que os mesmos ordenem de acordo com o que eles entenderam o que significa cada carta e salvem essa ordem.

O segundo passo é os alunos enviarem essa ordenação para o professor, para que ele possa criar uma base de conhecimento (uma planilha pode ser o ponto inicial) do perfil de cada aluno.

Com essa base ele poderá gerenciar melhor a criação de grupos para as tarefas das aulas e trabalhos/projetos a serem entregues.

Cenários de Uso

Sabendo o que motiva os alunos na vida acadêmica/pessoal, uma série de cenários de uso podem ser aplicadas, aqui apresentamos dois exemplos.

Grupos com perfis complementares

Ex: grupo de 4 alunos, sem utilizar os moving motivators pode acabar juntando 4 perfis de poder, sendo que a tarefa tem características colaborativas. A probabilidade de haver engajamento dos alunos, gerando motivação e felicidade será baixa, portanto com a base de conhecimento é possível definir a composição dos grupos com perfis complementares.

Sub Projetos alinhados com perfis similares

Ex: grupo de 4 alunos, quebrar o projeto em tarefas que se ajustem aos perfis dos alunos, ou seja, o sub projeto que envolva pesquisa fica a cargo dos alunos com perfil de curiosidade, a parte de entrevistas para os alunos com perfil de relação e assim sucessivamente.

Ajustar um grupo que está em conflito

Ex: grupo em conflito pode usar a ferramenta para coletivamente criar o moving motivator do grupo, podendo alinhar o que melhor impacta na motivação de todos como um todo.

Reflexão sobre a prática

A utilização da técnica dos moving motivators ajuda o professor no seu planejamento de aulas e trabalhos/projetos seguindo uma visão de metodologias ativas de aprendizagem, ampliando o protagonismo do aluno neste processo, uma vez que ele vai ter um maior conhecimento sobre os seus motivadores intrínsecos.

Ficou interessado?

Preencha o formulário abaixo para se inscrever em um curso gratuito sobre esta prática que irá ocorrer no dia 13/8 (caso você tenha lido esse post depois da data do curso, preencha da mesma forma, que lhe avisamos quando sair uma nova edição).

Dúvidas e comentários são bem-vindos

:)

--

--