Livro e Cerveja — Livros para cervejeiros iniciantes

Para muitos é difícil ligar a cerveja a um estudo dedicado, mais tradicional, com leituras e autores de renome. Isto é interessante porque a cerveja realmente cumpre o seu papel de ser uma bebida de celebração e para todos, mas neste universo festivo existe sim sua formalidade e muito estudo.

Neste artigo, trago 3 livros que considero essenciais para conhecer melhor a cerveja, todos são com publicações nacionais e em português para facilitar o acesso. Não são livros propriamente técnicos, são livros que qualquer entusiasta e aspirante a cervejeiro terá prazer de ler, e assim aprimorar seus conhecimentos sobre a cultura cervejeira.

Guia Ilustrado Zahar — Cerveja — Michael Jackson

Michael Jackson

Michael Jackson (AUU!!! Não, não é esse Michael Jackson) ou como é conhecido por nós cervejeiros, o “beer hunter”, foi um jornalista britânico, autor de diversos livros dedicados ao tema da cerveja e whiskey. Infelizmente, em 2007, ele nos deixou e foi tomar cerveja em outro plano.

“Hello, my name is Michael Jackson. No, not that Michael Jackson, but I’m on a world tour. My tour is in pursuit of exceptional beer” — Michael Jackson — The Beer Hunter — Episódio 1 — Os Borgonhas da Bélgica

Michael Jackson começa seu legado cervejeiro com a publicação de seu livro “The World Guide To Beer” em 1977. No livro ele avalia e descreve detalhadamente e culturalmente um total de 500 marcas clássicas de cervejas. As cervejas listadas no livro são organizadas em diferentes estilos e categorizadas com base na cultura e tradição das regiões onde elas eram originalmente produzidas. Até até então, não existia nenhuma publicação que organizava as cervejas desta forma ao redor do mundo, criando o aspecto de cultura cervejeira. Michael Jackson foi um dos responsáveis por despertar interesse das pessoas em experimentar diferentes cervejas feitas ao redor mundo, conhecer outros estilos e outras culturas cervejeiras. 

O livro foi traduzido para mais de dez idiomas e é considerado até hoje uma das obras mais fundamentais a tratar do universo das cervejas e de seus estilos. Foi ele que introduziu, nesta publicação, o termo “fermentação alta” como uma das principais características das cervejas de tipo ale e de “fermentação baixa” para as cervejas de tipo lager, nós vamos nos aprofundar nesses termos em artigos futuros.

Em 1989, foi exibido pelo Discovery Channel uma série de documentários “The Beer Hunter” protagonizada pelo próprio Michael, nos 9 episódios da serie ele visita diversos países, cervejarias, vai a jantares harmonizados com cerveja e faz tudo isso com o tipico humor britânico e muita atenção aos detalhes. É fácil encontrar os episódios legendados no Youtube, vou deixar aqui o primeiro episódio, onde no restaurante Brueghel, o chef Pierre Fonteyne prepara um menu especial à base de cerveja, que é usada tanto no preparo de TODOS os pratos, quanto para acompanhá-los.

Existe também um filme, que retrata viagens feitas por Michael Jackson entre 2004 e 2006 na Europa e Estados Unidos. Vou deixar o link para vocês assistirem também.

Michael Jackson “Beer Hunter” — The Movie
Link: https://vimeo.com/100416594

A Mesa do Mestre-Cervejeiro — Garrett Oliver

Garrett Oliver

Garrett Oliver é Mestre-Cervejeiro da Brooklyn Brewery, editor-chefe da “The Oxford Companion to Beer”, enciclopédia que reúne informações fundamentais sobre produção de cerveja, é juiz de concursos como o Great American Beer Festival, autor do livro “A Mesa do Mestre-Cervejeiro” e um baita cara gente boa.

Garrett é minha maior influência no mundo cervejeiro, me lembro que logo no início, quando ainda não estava estudando formalmente cerveja, vi o livro “A Mesa do Mestre-Cervejeiro” e pela curiosidade resolvi ler, afinal era um livro de cerveja. O assunto na época não era tão difundido e me chamou muita atenção, foi a primeira vez que vi uma literatura sobre cerveja na livraria. A forma como Garrett me apresentou a cerveja, com todo o detalhamento histórico, influências, métodos e realmente como é a cultura cervejeira sob o seu ponto de vista, tudo isso me deixou completamente ansioso para aprender mais e mais sobre cervejas.

O livro, para minha surpresa, tem como linha principal a harmonização de cerveja com comida. Garrett conduz toda a escrita com as suas experiências em viagens e experimentações em jantares que promoveu durante os anos de produção do livro. A leitura é bem fácil e prazerosa, é nítido o ar de requinte que é empregado, além do assunto ser levado com muita seriedade e paixão.

Em Outubro de 2015, Garret Oliver veio para o Brasil fazer uma série de eventos em São Paulo, um deles foi uma degustação para jornalistas, sommeliers, blogueiros e parceiros da Brooklyn Brewery, onde fui convidado 
para fazer o serviço de copos a ele e aos convidados. Foi a realização de um sonho! Me lembro de chegar cedo da treinar e preparar tudo, mãos tremendo e suando, medo de derrubar as garrafas, não servir direito, não estar na temperatura correta, enfim todos os medos possíveis! Chegando no salão fui abrir a porta e quem estava atrás dela e tomou uma portada? Pois é amigos… heheh já comecei bem!

Felizmente deu tudo certo e os medos eram apenas preocupações, pude bater um papo mais informal com o mestre antes do evento, aprender bastante, tirar foto e ganhar um autógrafo “For Gui” que levo como o grande troféu deste dia inesquecível.

Larousse da Cerveja — Ronaldo Morado

Ronaldo Morado

Ronaldo Morado é, como ele se intitula, *cervejólogo que aproveitando sua vivência internacional como executivo empresarial, principalmente em viagens à Europa e aos Estados Unidos, nos anos 90, conheceu a cultura cervejeira e experimentou o crescimento do movimento cervejeiro. Com a falta de títulos sobre cerveja aqui no Brasil, lançou o livro “Larousse da Cerveja”, no qual resume vários anos de pesquisa sobre a cerveja e sua experiência visitando diversos locais cervejeiros. Além disso, atuou como presidente (CEO) da Cervejaria Colorado por 2 anos.

Cervejeiro = Técnico 
*Cervejólogo = Interessado por cerveja / Hobby Sério 
Marcus Dapper — Mestre-Cervejeiro e Professor do Instituto da Cerveja

O Larousse é um livro extremamente completo, que tem a proposta de ser uma enciclopédia da cerveja desta forma, como a maioria das enciclopédias que eu já vi, ele vai direto ao ponto sobre todos os aspectos da cerveja. 
Eu o considero um livro muito bom para consulta rápida sobre um termo especifico, vira e mexe estou o consultando.

Espero que tenham gostado deste artigo, existe muita informação na internet, como este blog, mas se a intensão é realmente se aprofundar, os livros acima são fontes maravilhosas de conhecimento.

Até a próxima e boa leitura! 🍻


Show your support

Clapping shows how much you appreciated Guilherme Garcia’s story.