Aprendi a utilizar canais de aquisição com a Truckpad, a “Uber dos caminhões”.

Canais de Aquisição: Quantos você utiliza em seu negócio?

Carlos Alberto Mira, Fundador e CEO do TruckPad.

Um canal de aquisição é definido sempre com base em suas personas e um exemplo de sucesso que nunca esqueço é o TruckPad que conheci em 2016 no evento da ACE, o Accelerator Day

Você conhece o app TruckPad? Vou resumir aqui:

Antes do aplicativo o motorista levava a carga de A até B e voltava com o caminhão vazio de B até A.

Quando começou o projeto ouviu muito dizer que “caminhoneiro não é dedo grosso” e “caminhoneiro é mão de graxa, não usa smartphone.”

Depois do aplicativo o motorista começou a encontrar cargas nas redondezas de B e voltar carregado para A, aumentando os ganhos e consequentemente cobrindo os custos da volta.

Muito interessante falando nesse aplicativo hoje depois de já fazer sucesso mas a história de Carlos Alberto Mira teve vários problemas com a TruckPad.

A princípio eu pensaria a mesma coisa e é aqui que entra a AULA sobre CANAIS DE AQUISIÇÃO que você precisa analisar em seu negócio.”

Onde está seu público alvo? Como você vai fazer chegar a informação até ele? A sua persona é bem trabalhada?

Essas foram as perguntas que fizeram para ele quando estava na validação.

Ele contou com detalhes no evento Accelerator Day 06/2016como conseguiu a tração necessária para um público tão difícil de encontrar online.

O que ele fez?

Foi até os postos de gasolina, armou um estande do aplicativo e chamou atenção com uma pessoa chave/referência para seu público alvo, SULA MIRANDA — A musa dos caminhoneiros

Parece simples, certo? ERRADO!

Imagina, um aplicativo para Smartphone para conectar com as empresas, quem pensaria em uma ação offline tão grande para divulgação?

Olhando depois de feito realmente parece algo fácil.

Não só chamou a Sula Miranda para trabalhar nessas divulgações como a chamou para ser a madrinha do TruckPad.

Sula Miranda ao lado de Carlos Mira recebendo prêmio de Inovação 2015.

Para chegar em um ponto chave: Existem vários canais de aquisição e é preciso estudar aquele que sua Buyer Persona está. Se ainda não tem criado pelo menos uma Persona de seu negócio, faça o quanto antes! Esse guia da Rock Content vai te ajudar. Resumindo o que o Carlos Mira fez: CLIQUE AQUI

E a ação foi tão bem elaborada que ele não só chamou a Sula Miranda para trabalhar nessas divulgações como a chamou para ser a madrinha do TruckPad.

Um Marketing fantástico!!!

  1. Foi no canal de aquisição onde seu público alvo estava(posto de gasolina)
  2. Levou uma pessoa chave/referência do público alvo para atraí-los(Sula Miranda)
  3. Fez um Pitch de Vendas claro, direto e que supria as necessidades daquela Demanda Reprimida.

São três passos simples que você pode trabalhar na sua campanha.

Seja profissional de marketing ou dono do negócio, a persona PRECISA estar definida o quanto antes, pois só assim você começa a se posicionar melhor sobre ideias de um novo canal de aquisição.

✔ PAI ✔ GROWTH HACKER ✔ COACH DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
 A mistura de análise de dados com o norte definido aliado à Inteligência Emocional é o resultado de alta performance que eu ofereço ao seu negócio.
🎯 Networking
🎯 Execução
🎯 Liderança
🎯 Pensamento crítico e sistêmico