A paciência é frutífera

Lukas
gigante-da-baviera
Published in
5 min readMay 12, 2020

Em novembro de 2018, aqui, neste mesmo blog, escrevi sobre a chegada de Alphonso Davies na Baviera. O título exibia as seguintes palavras “Paciência é a palavra-chave” (você pode lê-lo clicando aqui).

Com o trocadilho, procurei destacar do ponto de vista que, apesar de suas grandes atuações na Major League Soccer (a MLS, dos Estados Unidos), precisaríamos, embora existisse certa expectativa, manter os pés no chão. A mudança de continente, e consequente contato com uma nova cultura — o que inclui o difícil idioma alemão — , um novo estilo de jogo, um novo ambiente, ou seja, todo esse processo de adaptação precisaria ser superado para podermos de fato fazer uma avaliação mais segura do talento adquirido pelo clube bávaro, principalmente por se tratar de um jogador muito jovem e sem passagem anterior pelo futebol europeu. Isto é, o tempo é que nos daria a resposta. Hoje, 1 ano e meio depois, os 10 milhões de euros pagos ao Vancouver Whitecaps podem ser considerados barganha.

No último dia 20 de abril, uma renovação até 2025 foi assinada.

Foto: Reprodução/Twitter @ FCBayernUS

Alphonso Davies é um jogador que já alcançou um alto nível de desempenho desde a tenra idade e, ao mesmo tempo, ainda possui um grande potencial de desenvolvimento. Qualquer um que consiga jogar de forma consistente no mais alto nível do FC Bayern em uma idade tão jovem pode ter uma grande carreira pela frente. Ele acrescenta muito para nós e temos certeza de que ainda teremos muita alegria com ele”.

A fala acima é de Oliver Kahn (link), membro do Conselho Executivo e ex-goleiro do clube, e reflete precisamente o sentimento presente na maior parte dos fãs, acredito eu. Sua evolução nas atuações são notáveis!

Phonzie chegou ao gigante alemão como um reforço para a posição de winger. Sob o comando de Niko Kovač, desde o meio da temporada 2018/19, jogou apenas 14 jogos, dos quais atuou como substituto em 11 deles, onde acumulou alguns bons momentos, porém de maneira mais isolada, até pelo fato de atuar apenas em 496 minutos, que correspondem a pouco mais de 35 minutos por partida. Entretanto, foi atuando como lateral-esquerdo que alcançou o seu melhor nível até o presente momento.

Embora já houvesse atuado na posição em certas ocasiões anteriores a sua chegada ao Bayern, ainda não havia recebido uma grande sequência para desempenhá-la. Sua primeira atuação na posição foi ainda sob a tutela de Niko, na goleada sobre o Mainz em março de 2019. Voltou a atuar na posição em outros jogos, mas também sem sequências importantes.

Foi durante a presente era, a era Flick, onde encontrou o espaço do qual precisava. Titular nas 21 partidas com Hansi no comando, Alphonso tornou-se peça-chave no esquema do treinador alemão e foi substituído em apenas duas ocasiões. Seu crescimento em campo foi responsável por solidificá-lo no XI inicial.

Uma das grandes preocupações ao transformar um jogador de ataque pelos lados em um lateral é a necessidade de corresponder ao aumento da responsabilidade defensiva. Alguns demoram grande tempo para adaptação, outros nem alcançam o nível ideal, o que não foi o caso de Davies. Embora já tenha cometido erros na marcação e cobrindo espaços quando atuou na lateral-esquerda, seja sob Niko ou Hansi, o garoto rapidamente adaptou-se, principalmente quando recebeu sequências maiores. Sua velocidade é uma de suas principais armas para cumprir as responsabilidades sem a bola.

Ele é capaz de aumentar bastante a velocidade em curtos espaços de tempo, o que o ajuda em recuperações, mesmo quando precisar ultrapassar o atacante adversário. Fator crucial para interromper contra-ataques e reagir pós-dribles.

VELOCIDADE E DESARME PRECISOS!
POR OUTRO ÂNGULO!
NOVO LANCE!

Sua noção de posicionamento também evoluiu; hoje, Alphonso é capaz de realizar os ajustes às linhas de defesa com mais facilidade.

A mobilidade é um dos seus grandes pontos fortes no aspecto defensivo. Permite com que ele consiga cobrir mais espaços rapidamente e realizar pressões — aspectos tão importantes no estilo de jogo implementado por Flick.

Seguem abaixo alguns de seus números defensivos na temporada em comparação com os demais jogadores do Bayern:

  • Jogadores desarmados: 77#1
  • Desarmes realizados: 51 #2 — apenas Thiago tem mais.
  • Desarmes no 1º terço: 33 #1
  • Desarmes no 2º terço: 34 #2 — apenas Thiago tem mais.
  • Desarmes no 3º terço: 10 #2 — empatado com Müller e Lewandowski; Kimmich, Thiago, Gnabry e Coutinho tem 11 cada. Alphonso está no top-3 de desarmes em cada uma das zonas de campo.
  • Dribles interrompidos: 29 #1 — taxa de sucesso de 56.9%.
  • Pressões realizadas no possuidor da bola: 387 #4 — das quais 165 foram bem sucedidas, 42.6%, a melhor taxa de sucesso.
  • Bloqueios: 43 #2 — apenas Kimmich tem mais.

Os números acima citados apenas comprovam sua crescente evolução para corresponder às demandas sem a bola, e foram essenciais para consolidá-lo como peça extremamente importante para os próximos anos do clube, principalmente pelo fato de Alaba estar atuando em grande nível como zagueiro e o mesmo ainda não ter renovado o contrato — válido até 2021.

Desde os tempos da MLS, Davies já destacava-se no campo ofensivo, com sua capacidade de arrancar com a bola, driblar os adversários e alimentar o time a partir de jogadas laterais. Com Flick, ele consegue ter grande liberdade para produzir. O time costuma se impor bastante no campo de ataque enquanto tem a bola e as jogadas laterais costumam ser bem exploradas.

Foto: Captura de Tela/WhoScored | Reparem em como o Bayern possui um estilo ofensivo, passando bem menos tempo no terço mais recuado do seu lado do campo, e usa bastante as laterias (até de maneira equilibrada entre ambas) para atacar. Phonzie é peça-chave para a eficácia do estilo!

Não por acaso, dentro do elenco bávaro, Phonzie é o jogador que mais percorreu o campo enquanto conduzia a bola e está no top-5 de atletas que mais tocaram na bola na zona de meio-campo e no terço final, além de liderar em dribles tentados e realizados, e acumula um total de 7 assistências na temporada.

De fato, Alphonso alcançou um novo estágio de sua evolução como jogador e, apesar de muito jovem, tem passado bastante segurança na lateral-esquerda do Bayern e não por acaso teve o contrato renovado até 2025. O gigante alemão tem uma joia em mãos e precisar saber moldá-la para colher os frutos no futuro, o que tem feito bem até aqui. Enxergo em Flick um bom nome para cumprir tal missão e ajudar o garoto a aprimorar seu jogo e corrigir erros. Portanto, sequência e paciência ainda são necessárias.

Nota: informações de transferências e registros de jogos foram colhidos do site Tranfermarkt; as estatísticas foram colhidas do FBREF (Football Reference) e WhoScored.

Obrigado à todos que chegaram até aqui! Sigam o @ bayerntatico no Twitter e até a próxima :)

--

--