APRENDIZADO

Ou “as três da tarde a gente se fala, Giovana”

Giovana Silvestri
Giovana Silvestri
3 min readJun 9, 2020

--

Teve um dia que eu confundi o AM e PM para fazer uma publicação junto com um amigo meu e ficaram os dois se martirizando com medo de levar bronca e com razão até porque onde já se viu ter mais de vinte anos nas costas e não saber a diferença entre AM e PM. Olha, vou explicar para as crianças de 20 anos: AM antes do meio dia. PM depois do meio dia. Puts agora tudo faz sentido. Isso me lembrou de quando eu confundia esquerda e direita. VOCÊ CONFUNDIA ESQUERDA E DIREITA? Olha aos 19 anos descobri que tenho um pouco de déficit de atenção mas toda criança millennium hiperativa é um pouco assim mesmo afinal telas de computador e tal. Enfim. Eu aprendi de fato a diferenciar esquerda de direita com as mãos. As mãos? Se você levantar as mãos e tentar fazer um E deitando elas, usando apenas os três dedos do centro… a mão que sair com o E não invertido é a esquerda. Doido né eu só aprendo as coisas de primeira quando algo me impacta muito se não preciso anotar e escutar várias vezes. Tipo nunca esqueci de Milton Santos porque fiquei caralho globalização que treco doido, eu tinha o que uns 13 anos? Mas isso nunca me aconteceu com a fórmula de matemática tipo e daí esse X aí. Aí cai no vestibular. Bom argumento. E isso também explica porque eu só aprendi teorias em física. Tipo oh toda ação tem uma reação que lógica ótima faz sentido, se aparece uma conta eu travo tipo que que isso tem haver. Tava tudo lindo fazendo sentido agora querem que eu calcule a FORÇA? Que treco é esse de vetor meu pai amado. A palavra vetor me lembrava Victor, o menininho que eu gostava da escola. Sofremos pra passar em exatas no vestibular. Principalmente quando a FUVEST virava e falava: calcula a massa do Sol em comparação à distância que te dei aqui de um menininho andando na rua e um ônibus que passou as 12 AM (sabia nem se era meia noite ou meio dia, irmão, e porque eles deram essa informação? faz diferença?). Eu sei que não são assim as questões mas na minha cabeça são. Enfim, quando começou a quarentena me perdi nisso de novo. Não no vestibular mas no horário mesmo. Você tá dormindo. Olha depende estou mas de uma forma diferente. Saudades de ter o sono regulado, né minha filha? Na verdade só sinto falta de fato de conseguir dormir plenamente. Sabe aquele sono gostoso que você tira depois de um dia inteiro corrido de uma rotina repleta de coisas boas pra fazer e lugares diferentes sem se preocupar em ser infectado? Sardade brava da minha rotina corrida que eu tanto reclamava, o mundo tava normal e a gente ainda achava ruim, agora a gente acha péssimo. Então se cuida viu e não esquece. O que? a diferença entre AM e PM. Aí pode deixar para coisas sérias eu pesquiso e vejo o que é. Mas eu não acabei de ensinar. Sim, sim mas eu gosto de verificar tudo antes pra vê se tá certo porque no fundo eu tenho insegurança como todo mundo e faço isso. Eu verifico a informação e gosto de chamar isso também de checar os fatos porque jornalista usa os jargão sempre que dá. Só fica bem, te vejo as 3? Aí você me complicou: AM ou PM? Teve uma vez que eu confundi AM e PM para fazer uma publicação e até hoje eu paro e penso em levantar as mãos quando falam: vira a esquerda. Eu demoro pra aprender mas se for humanas eu pego mais rápido, juro. PM. O que a PM fez dessa vez? Aí meu deus, as três da tarde a gente se fala, Giovana. Ah tá, agora você tá falando a minha língua.

--

--