Rafaela Ferreira conquista vitória inédita na F4 Brasil e se torna a primeira mulher a vencer na categoria

A piloto catarinense de 19 anos fez história ao conquistar a vitória no Autódromo Velocitta, em São Paulo.

Giovanna Oriani (Gio)
Giovanna Oriani
2 min readJul 1, 2024

--

Nesse domingo, dia 30, a piloto catarinense Rafaela Ferreira, de apenas 19 anos, fez história ao se tornar a primeira mulher a vencer uma corrida na categoria de base, Formula 4 Brasil. A vitória ocorreu no Autódromo Velocitta, em São Paulo, onde Rafaela, após largar na pole position na corrida 2, liderou o percurso de ponta a ponta.

Foto: Instagram/ @rafaelaferreira.18

Em entrevista após a corrida, Rafaela compartilhou suas emoções e estratégias durante a prova: “Nas primeiras voltas eu tive que defender a minha posição. Mas ao mesmo tempo, era uma briga que eu já estava esperando, então eu tive que segurar e consegui defender bem certinho a posição, para que depois, ao longo da corrida, fosse só manter. Mas aconteceu o safety car, e outros imprevistos, mesmo assim fomos pra cima, abrindo espaço e ganhando vantagem.”

Rafaela destacou a importância dessa vitória para sua carreira e para o incentivo de outras mulheres no esporte: “É uma sensação de dever cumprido ver que todo o trabalho duro está valendo a pena e dando frutos. É um feito muito importante ser a primeira mulher a vencer. Cria uma imagem de inspiração para outras meninas, mostrando a elas que, com dedicação, podemos disputar de igual para igual com os meninos.”

Foto: Instagram/ @rafaelaferreira.18

Essa vitória não é a primeira vez que Rafaela quebra barreiras no automobilismo. Anteriormente, em 2023, ela já havia feito história ao se tornar a primeira mulher a conquistar um pódio na F4 Brasil. Agora, com mais essa conquista, a piloto representa um marco significativo no automobilismo brasileiro, evidenciando o crescimento e a inclusão das mulheres no esporte, além de abrir caminho para que mais mulheres sigam seus passos e se destaquem em categorias de alto nível como a F4 Brasil.

--

--