Livro remonta a história dos 35 anos da Comissão de Fábrica na Ford

“Uma classe trabalhadora dotada de valores humanos tão elevados e de uma combatividade tão exemplar como a des­crita neste livro, saberá encontrar o cami­nho para barrar a ofensiva conservadora que pretende anular os avanços sociais dos últimos anos. Que ninguém duvide dessa capacidade”.

A frase acima, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está no prefácio do livro “A História de Luta dos Trabalhado­res na Ford. São Bernardo do Campo 1981 a 2016”, que relata a memória dos 35 anos da formação da 1ª Comissão de Fábrica na montadora.

Em 1981, em resposta às 450 demis­sões realizadas na fábrica da Ford em São Bernardo, cerca de nove mil trabalhadores cruzaram os braços lutando pela reinte­gração dos companheiros. Lula sugeriu que dentro da pauta de reivindicações da greve se incluísse a exigência da criação de uma Comissão de Fábrica.

O movimento, que durou cinco dias, conquistou o reconhecimento da Comis­são de Fábrica Provisória com a garantia da implantação da comissão definitiva. O resultado foi a criação da 1° Comissão de Fábrica do ABC, que atualmente é o Sistema Único de Representação, o SUR.

Para contar a história sobre a luta tra­vada nesses anos, os dois companheiros da formação da Comissão, Alberto Eulálio, o Betão e João Ferreira Passos, o Bagaço, organizaram o livro.

Com depoimentos de 27 trabalhadores que fizeram parte do passado e do presente na Ford, o livro resgata essa trajetória antes da criação da Comissão até os dias atuais.

Momentos históricos importantes como a Greve Vaca Brava e a Greve dos Golas Vermelhas ganham capítulos ilustrados com fotografias da época.

A 1° edição do livro tem tiragem de mil cópias. A publicação tem 201 páginas. O lançamento será feito no 3° andar da Sede, amanhã, às 18h. A publicação ficará disponível para baixar no site da Fundação Perseu Abramo.

Texto produzido em novembro de 2016 para o jornal Tribuna Metalúrgica:

(http://www.smabc.org.br/smabc/materia.asp?id_CON=39465&id_SEC=12&busca=livro)

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Girrana Rodrigues Teixeira’s story.