Meeting FLUTTER + RSI 2020

Bruno Koga
Knowledge archiver
Published in
3 min readMar 6, 2020

Hoje, foi o dia do meetup da RSI sobre FLUTTER, que foi apresentado no WeeWork da Av. Rebolsas.

Sobre o evento:

A WeWork tem uma ótima estrutura e recebeu a todos com cerveja sucos e salgados e amendoins.

A apresentações com os temas:

1 — Bluetooth EL com Flutter.

2 — Flavors.

3 — Por que escolhi o Flutter?

As apresentações foram feitas por membros da comunidade do Flutter do Brasil.

1 — A primeira foi do Diego Garcia, nos mostrando a API e protocolos Bluetooth utilizados para conectar um celular através de um aplicativo feito em FLUTTER, em um Arduino com sensor bluetooth, que por sua vez escreve em um display de led a string que foi enviada.

Explorando ainda a necessidade de validar se o estado da conexão (conectada e desconectada) toda vez que o app for aberto, reiniciado e ou colocado em segundo plano. Pois caso você espere o valor da conexão do dispositivo e a mesma não tiver valor, seu aplicativo irá fechar.

Outra coisa muito legal desta palestra, foi como ele ainda mostrou que devemos desligar o bluetooth quando o app é fechado ou enviado para segundo plano e quando o app voltar para primeiro plano ou for aberto, ligar o bluetooth. Isso porque se deixar o seu app em segundo plano tentando conectar, irá desperdiçar um tempo de processamento e muita bateria.

2 — Na segunda palestra, Felipe Franco e Fabio Akira, falaram sobre o Flavor, uma biblioteca que te ajuda a orquestrar, assests, configurações e funcionalidades. Para quando precisamos replicar um aplicativo muito parecido com o outro, que vale a pena pegar todo o fonte e só mudar alguns serviços e dar um tapa no layout.

Palestra sensacional, com direito a live code, muita coragem da dupla que apresentou, e muita sorte da gente que estava la para assistir.

Por fim eles geraram o app para IOS e Android, ao mesmo tempo com o mesmo fonte, apenas alterando alguns arquivos de configuração, com alguns detalhes mais peculiares para o IOS junto ao Xcode. E os apps tinham o layout completamente diferente. Foi bem impressionante.

3 — Por fim, depois de muito suco e amendoim, o Rully Alves começou a palestra com o tema que me fez querer conhecer o FLUTTER por "baixo do capo", na palestra 'Por que escolhi o FLUTTER" nosso palestrante, explicou os testes que fez para escolher e os resultados que o fizeram escolher o FLUTTER.

Xamarin — Ao testar o xamarin ele disse que o tempo para abrir app era de 3 a 4 segundos. Possui uma camada de compilação que onera o processamento.

Reactive Native — Não conseguiu gerenciar uma lista infinita com eficiência. Também não consegue acessar as APIs dos aparelhos diretamente.

Dentre outros muito bem pontuados…

Assim ele escolheu o FLUTTER que consegue acessar com muita eficiência as APIS dos nativos, utilizando ainda seu código nativo e vice versa.

Muito obrigado a todos que colaboraram com este Evento;

Muito obrigado aos palestrantes:

Felipe Franco e Fabio Akira;

Rully Alves;

Diego Garcia.

A RSI e Wework pelo evento e infraestrutura!

Abraços!

--

--